O que Deus fala sobre o batismo nas águas?

Perguntado por: Mário Isaac Teixeira  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (72 avaliações)

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

Qual o verdadeiro significado do batismo nas águas?

O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.

Quais são os versículos que fala sobre batismo nas águas?

49 Versículos sobre batismo: Explorando as Escrituras
  1. 49 Versículos sobre batismo. Nesta seção, vamos explorar diretamente os versículos que falam sobre batismo. ...
  2. Mateus 3:11. ...
  3. Marcos 16:16. ...
  4. Lucas 3:16. ...
  5. João 3:5. ...
  6. Atos 2:38. ...
  7. Romanos 6:3-4. ...
  8. 1 Coríntios 12:13.

Quais são os propósitos do batismo?

O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição. O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir o exemplo de Jesus.

É necessário se batizar nas águas?

O batismo nas águas é muito importante porque é o sinal que uma pessoa é salva e tem o compromisso de seguir Jesus pelo resto da vida. Jesus ordenou o batismo nas águas. O batismo não tem poder para salvar mas é um mandamento de Jesus. Jesus mandou que todo novo discípulo fosse batizado (Mateus 28:18-20).

O que é o batismo nas águas (estudo bíblico) | # 217

15 questões relacionadas encontradas

É pecado não se batizar?

A princípio, o batismo nunca deve ser negado, pois é um direito canônico”, explica. Isso vale mesmo para os casos em que os padrinhos não têm crisma, de acordo com ele.

Pode ser salvo sem ser batizado?

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, diz, em Marcos 16:16, que quem crer e for batizado será salvo, sugerindo duas etapas para a salvação: a fé e a ação. Contudo, trata-se de um assunto polêmico, pois no verso seguinte é dito que quem não crer será condenado, sem citar o batismo.

Quais são as cinco coisas importantes que o batismo faz em nós?

Cinco razões para batizar
  • Abrir a porta da fé à criança. O Batismo visa abrir os sentidos da criança para a vida, para Deus, para ouvir sua Palavra e professar a fé. ...
  • Alimentar essa vida espiritual confiada aos pais. ...
  • Caminhar com Jesus Cristo. ...
  • Para a criança saborear a vida. ...
  • Festejar o nascimento.

Porque é importante batizar?

O batismo é um mandamento

Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7).

O que me impede de ser batizado nas águas?

O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”.

Onde Jesus fala sobre o batismo?

Os evangelhos de Mt 3,13-17 e Mc 1,9-11 narram o batismo de Jesus por João Batista. Lc 3,21-22 evita dizer que Jesus foi batizado por João Batista e refere o acontecimento, quando João já está preso. O quarto evangelho relata que João batizava o povo (Jo 3,23), e também evita dizer que João batizou Jesus.

Por que o batismo só pode ser recebido uma única vez?

O Papa Francisco lembra que, através do Batismo, Cristo vive em nós e que nós passamos a viver unidos a Ele. Assim, podemos todos colaborar com a Igreja. Pelo Batismo, a pessoa recebe uma marca espiritual indelével, ou seja, uma marca permanente de Deus em sua alma. Por isso, só se pode ser batizado uma única vez.

O que acontece depois do batismo nas águas?

Você recebe o Espírito Santo após o batismo. Em uma ordenança chamada confirmação, um ou mais portadores do sacerdócio colocam as mãos sobre sua cabeça. Eles o confirmam membro da Igreja e o abençoam para receber o Espírito Santo. Essa ordenança normalmente acontece em uma reunião da Igreja, após o batismo.

Qual é o batismo que salva?

O batismo por imersão simboliza o sepultamento do pecador e o renascimento espiritual da pessoa para uma “novidade de vida” (Romanos 6:4).

Quem não é casado pode ser batizado nas águas?

Por isso os irmãos do lugar onde se congrega impedem que vocês sejam batizados e que participem da ceia. Escudo da fé: BATIZAR QUEM NÃO É CASADO, PODE ISSO? Daí algumas igrejas não permitem o batismo nas águas, pois o casal, em tal situação, não é considerado casado.

Pode se batizar 2 vezes na igreja evangélica?

FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.

Por que o batismo é importante Mateus 28 19?

Resposta. Então o Batismo é importante porque ele perdoa e te purifica dos pecados, e é um ato de obediência.

Qual a idade certa para se batizar de acordo com a Bíblia?

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que ele seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê.

O que é um batismo evangélico?

Refere-se a uma experiência de renovação espiritual, segundo a qual um crente, após um novo nascimento, decide ser batizado na água depois de uma profissão de fé. É um ponto central do cristianismo evangélico, e um dos seus principais sinais distintivos.

Como deve ser feito o batismo segundo a Bíblia?

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

O que acontece quando uma pessoa é batizada?

Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus. Muitos pensam que os sacramentos, em geral, são obras eclesiásticas, ou seja, “invenções” da Igreja. Isso não é verdade, pois os sacramentos são, sem sombra de dúvidas, criados por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.

Quais são os frutos do batismo?

O batismo nos faz partícipes em tudo na vida de Cristo, e nos abre a porta da eternidade. Em virtude do Espírito Santo, o batismo nos imerge na morte e ressurreição do Senhor, afogando na fonte batismal o homem velho, dominado do pecado que nos afasta de Deus, e nos fazendo nascer homem novo recreados em Jesus.

O que invalida o batismo?

Sacerdotes sem autoridade para dispor “à vontade” da fórmula utilizada no ritual. Só as palavras “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” conferem o batismo na Igreja Católica.

O que torna o batismo válido?

Em suma, a Igreja Católica, com sua solicitude materna, sempre em busca da unidade, considera como válido o Batismo de algumas denominações cristãs, desde que se tenham quatro elementos: a forma que é a fórmula trinitária, a matéria que é a água pura, o ministro e a intenção de fazer o que a Igreja faz.

Como são chamadas as pessoas que não são batizadas?

Quando uma pessoa não é batizada, ela é chamada de não batizada ou não cristã. O batismo é um sacramento importante nas religiões cristãs, como o catolicismo e o protestantismo, e é considerado um rito de iniciação na fé.

Artigo anterior
O que é irmão do PCC?
Artigo seguinte
Porque o ar fica mais seco no inverno?