Quais as principais diferenças entre o conceito de educação em Durkheim e Marx?

Perguntado por: Kelly Pinho de Vieira  |  Última atualização: 28. März 2022
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Segundo ele a função social da educação é combater a alienação e a desumanização. ... Para Durkheim, a educação é vista como instituição integradora essencial a ordem social. Já Marx acredita que a educação é um espaço de reprodução ideológica dos interesses das classes dominante (burguesia).

Quais são as diferenças entre as ideias de Durkheim e Marx?

Enquanto Durkheim atem-se ao estudo do “fato social”, com a sociedade determinando as ações do indivíduo, Marx procura entender os movimentos da sociedade tendo como objeto as “relações sociais” e a “luta de classes” transformando os fenômenos sociais e para Durkheim a luta entre as classes expressa anormalidade no que ...

Qual o conceito de educação para Durkheim?

Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”.

Qual o conceito de educação para Marx?

Marx entendia que a Educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica. Essa concepção, chamada de onilateral (múltipla), difere da visão de Educação integral porque esta tem uma conotação moral e afetiva que, para Marx, não deveria ser trabalhada pela escola, mas por outros adultos.

Quais as diferenças entre as teorias sobre o trabalho de Durkheim Weber e Marx?

Para resumir o posicionamento dos autores clássicos, podemos dizer que Durkheim e Weber são conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema.

DURKHEIM, WEBER E MARX.

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Quais são as diferenças entre as ideias de Durkheim e Weber?

Max Weber. O foco da sociedade, para Weber, são os indivíduos. Como vimos, Durkheim defende que os indivíduos são moldados pelas leis sociais. Para Weber, ocorre o contrário: as estruturas da sociedade são moldadas pelas motivações dos indivíduos.

Quais as diferenças você consegue identificar entre a perspectiva de Emile Durkheim e a de Max Weber a respeito da relação entre indivíduo e sociedade?

Enquanto Emile Durkheim priorizou a sociedade na análise dos fenômenos sociais, considerando-a externa aos indivíduos e determinadora de suas ações, Max Weber entendia ser preponderante o papel dos atores sociais e as suas ações. Weber entendia a sociedade como o conjunto das interações sociais.

Qual o papel da educação para Karl Marx?

Segundo ele a função social da educação é combater a alienação e a desumanização. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. ... Marx propõe uma sociedade livre das condições de contradição, das classes sociais e da exploração do trabalho.

Qual modelo de educação foi defendido por Marx?

Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. ... Defendia a educação técnica e industrial, mas não um vocacionalismo estreito, essas idéias tiveram um impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à educação tecnológica.

Qual a visão de Max Weber sobre a educação?

Sobre o conceito de educação em Weber, pode-se elogiar o fato desse autor perceber o processo de burocratização e especialização desenfreados decorrentes do processo de racionalização do capitalismo. A educação nada mais é do que um sistema de treinamento que forma e introduz indivíduos no mercado de trabalho.

Por que para Durkheim a educação é considerada um fato social?

Relacionado à Educação, Durkheim a considera um fato social. Porque o indivíduo não nasce sabendo previamente as normas de conduta necessárias para a vida em sociedade. Essa deve educar os seus membros para aprenderem as regras necessárias à organização da vida social.

Por que a educação é definida por Durkheim como una e múltipla ao mesmo tempo?

Para Durkheim a educação tem duas características: una e múltipla. ... Gabarito: É uma porque a educação inculca nos indivíduos idéias que fazem parte do meio social em que ele vive e múltipla porque é a soma dos conhecimentos distintos que variam de classe par classe social e de profissão pra profissão.

Por que a educação é considerada fato social e qual sua função social para Émile Durkheim?

A educação é, por si só, um fato social e também é a maneira pela qual os indivíduos são moldados para agir de acordo com os padrões culturais de uma sociedade. A educação parte do princípio de que os indivíduos adultos são responsáveis por ensinar e educar as crianças de acordo com os valores e costumes da sociedade.

Qual é o papel da greve para Durkheim e para Marx como eles se diferenciam?

Para Durkheim a greve é uma questão social, pois envolve ideias e valores divergentes que precisam se atendidos. Para Marx, a greve questiona acima de tudo, melhores salários e melhores condições de trabalho. Para Durkheim, a greve representa os desejos dos trabalhadores que buscam fazer valer seus direitos.

Qual a ideia de pensamento sociológico para Marx Durkheim e Weber?

Dentre suas contribuições, Durkheim trouxe um caráter científico e de teoria globalizante, elevando a Sociologia à categoria de ciência; Weber inovou no campo da pesquisa sociológica diferenciando juízos de fatos e juízos de valores e dando mais objetividade às ciências sociais; e Marx, por meio do materialismo ...

Como distinguir as posições de Comte Durkheim e de Marx em relação à educação aponte a alternativa correta?

Aponte a alternativa correta. Resposta Selecionada: b. Ao contrário de Comte e Durkheim, para Marx, educação deveria ser um meio de emancipação, visando a romper com a alienação do trabalho e com a passividade frente à ideologia da classe dominante.

Quem educa o educador Marx?

Quem vai educá-los? A resposta de Marx é múltipla. Ele não concebe a educação como puramente instrucional. Os processos revolucionários são educadores, são destruidores da antiga ordem, mas também podem acabar abrindo espaço para a restauração, como foi o caso da Revolução Francesa.

O que é a teoria marxista?

O marxismo baseia-se em um entendimento materialista do desenvolvimento da sociedade, tendo como ponto de partida as atividades econômicas necessárias para satisfazer as necessidades materiais da sociedade humana. ... Assim, o sistema econômico e as relações sociais são chamadas de infraestrutura e superestrutura.

Quais conceitos de Marx são fundamentais para a compreensão do processo de educação de uma perspectiva teórica marxista?

Pergunta 9 0,3 em 0,3 pontos Quais conceitos de Marx são fundamentais para a compreensão do processo de educação de uma perspectiva teórica marxista? Resposta Selecionada: d. Relações entre classes sociais e ideologia. ... Ideologia e mais valia.

Qual o objetivo da educação na visão Althusseriana?

104, "Em uma perspectiva althusseriana, a educação em geral, e a escola em particular, são veículos de transmissão da ideologia dominante, cujo principal objetivo é o de garantir a manutenção do controle social nas mãos da classe burguesa".

Qual a diferença entre solidariedade mecânica e solidariedade orgânica?

Para ele, a solidariedade mecânica é fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral; características muito presentes em sociedades pré-capitalistas. ... Já a solidariedade orgânica é baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista.

Porque Durkheim e um positivista Quais as diferenças do seu pensamento para o de Augusto Comte?

Contudo, Comte e Durkheim são pensadores positivistas. Ambos acreditam que a sociedade possa ser analisada da mesma forma que os fenômenos da natureza. A sociologia tem, assim, como tarefa, o esclarecimento de acontecimentos sociais constantes e recorrentes.

Quais são as 3 características do fato social de Durkheim?

No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Por que a educação pode ser considerada um fato social?

A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.

O quê Durkheim define como fato social?

Função Social

É definida como a contribuição que um acontecimento ou fenômeno oferece ao sistema, no caso, a sociedade. Nos primeiros estudos sociológicos, Émile Durkheim comparou a função social a um organismo vivo. Cada órgão faz parte de um sistema que precisa se manter para garantir o funcionamento do corpo.

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