Quais as principais complicações que podem aparecer em um paciente que recebe uma medicação por via intramuscular?

Perguntado por: Renato Ricardo de Borges  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)

Embora seja considerado um procedimento relativamente simples, vários estudos apontam que as injeções intramusculares podem apresentar complicações como a formação de abscessos, eritema, infiltrações no tecido subcutâneo, embolias e lesões nervosas.

Quais são as complicações da via intramuscular?

As injeções intramusculares têm desvantagens que devem ser consideradas quando da sua escolha, entre elas, a possível lesão de nervos, músculos e va- sos sangüíneos. Tais acidentes podem ser minimizados pela habilidade e conhecimento de quem administra a injeção intramuscular(3).

O que acontece se a injeção intramuscular for mal aplicada?

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

Quais as principais complicações relacionadas à administração de medicamentos?

Esses eventos adversos incluem: aumento do tempo de hospitalização, lesões temporárias ou permanentes e até mesmo o óbito. É fundamental que se pense na importância do gerenciamento de riscos voltado para a segurança do paciente.

O que acontece se aplicar injeção intramuscular na veia?

A injeção IM é um procedimento complexo e envolve riscos. Estudos relatam complicações possíveis relacionadas à aplicação de medicamentos por esta via, tais como abscesso, eritema, embolia, celulite, necrose tecidual, contratura muscular, fibrose e perda de amplitude de movimento articular, entre outras.

Principais Complicações na Administração de Medicação Intramuscular - enfermagem

31 questões relacionadas encontradas

Como saber se a injeção intramuscular foi aplicada errada?

A ocorrência de dor e caroço no local de injeção intramuscular é relativamente comum sendo considerada uma complicação deste procedimento. Essas complicações podem ocorrer tanto no braço, quanto nos glúteos, que são os locais em que mais comumente se aplica injeções.

O que pode ser aplicado na via intramuscular?

Via intramuscular: locais de aplicação
  • Músculo vasto lateral.
  • Músculo reto femoral.
  • Área ventroglútea.
  • Área dorsoglútea.
  • Músculo deltoide.

O que acontece se administrar medicação na via errada?

Os medicamentos administrados erroneamente podem afetar os pacientes, e suas conseqüências podem causar prejuízos/danos, reações adversas, lesões temporárias, permanentes e até a morte do paciente, dependendo da gravidade da ocorrência.

Quais as possíveis complicações de injeções subcutâneas?

Dentre as complicações identificadas, 9,4% foram edema e 9,1% hiperemia, sendo que 53,8% delas ocorreram na região deltoidea. A celulite ocorreu em apenas 3,5%.

Quais são os 5 erros de medicação?

  • Subpopulações especiais. Erros de prescrição são comuns, em especial para certas populações. ...
  • Prescrições pouco claras. ...
  • Uso inadequado dos fármacos. ...
  • Armazenamento inadequado dos fármacos. ...
  • Data de validade vencida. ...
  • Erro do paciente. ...
  • Comunicação inadequada entre os profissionais de saúde.

O que causa necrose por injeção?

Embolismo. Nesta hipótese, após a aplicação da injeção intra-arterial, ocorre a formação de um êmbolo que obstrui pequenos vasos levando à isquemia e necrose do tecido que estes vasos irrigam. Neste mecanismo, há ainda a possibilidade deste êmbolo obstruir pequenos vasos distantes da área de aplicação.

Como saber se a injeção atingiu um vaso?

Assim que a agulha for introduzida, o êmbolo deve ser puxado, como forma de verificar se a agulha encontra-se em algum vaso sangüíneo.

Quais as desvantagens da via intramuscular?

Apesar das vantagens, a injeção intramuscular também apresenta algumas desvantagens. Uma delas é o desconforto e a dor causados pela aplicação da agulha no músculo. Além disso, a injeção intramuscular pode causar hematomas e irritação no local da aplicação.

Que apresenta uma desvantagem da via intramuscular para a administração de medicamentos?

Dependendo do medicamento, a administração por via intramuscular pode causar dor no local de aplicação. Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo.

Quem pode aplicar injeção intramuscular?

Sempre que possível, a injeção intramuscular deve ser aplicada por um profissional de saúde, como um médico, enfermeiro ou farmacêutico, para garantir que a técnica é feita da forma mais correta.

Quais as principais complicações em aplicação de injetáveis?

Embora seja considerado um procedimento relativamente simples, vários estudos apontam que as injeções intramusculares podem apresentar complicações como a formação de abscessos, eritema, infiltrações no tecido subcutâneo, embolias e lesões nervosas.

Quais são as complicações da via intravenosa?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.

O que acontece se não tirar o ar da seringa?

Quando tapamos a saída da seringa limitamos uma quantidade de ar, ao deslocar o êmbulo a quantidade de ar dentro da seringa continua a mesma, o que muda é a pressão exercida sobre as moléculas. Essas moléculas ficarão mais próximas em razão da diminuição do volume no interior da seringa, e então passam a se colidir.

Quais são as consequências dos erros de medicação?

Os erros de medicamento podem deixar as pessoas doentes ou piorar as doenças. Nos Estados Unidos, estima-se que os erros de medicamento custem mais de 177 bilhões de dólares ao sistema de saúde (dependendo das definições) todo ano.

Quais as principais causas de erros na administração de medicamentos?

Os erros mais comuns na dispensação de medicamentos envolvem doses ou formas incorretas, que podem ocorrer devido a distrações ou problemas com o ambiente de trabalho(15), problemas que foram também encontrados nos hospitais em estudo.

Como deve ser a conduta do técnico de enfermagem diante a ocorrência de erros de medicação?

Os profissionais precisam, ainda, ser educados em relação às providências que devem ser tomadas e incentivados a ter uma atitude honesta frente a um erro, sem medo de punições, e envolvidos na busca de uma prática segura na medicação dos pacientes(4-5).

Quais 3 cuidados na administração de medicamentos intramuscular?

Nunca administre medicações por via intramuscular em locais que possuam inflamação ou esteja edemaciados ou apresentado irritação da pele. Locais que contenham lesões ou verrugas também não devem ser utilizados. São descartados os locais que tiverem sinais ou qualquer tipo de injúria tecidual.

Onde é aplicada a injeção intramuscular?

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Qual a diferença de injeção intramuscular e subcutânea?

Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Como saber se a injeção foi aplicada corretamente?

Como saber se a injeção anticoncepcional foi aplicada corretamente? O anticoncepcional injetável deve ser aplicada intramuscular profunda na região glútea. Quando bem aplicada não apresenta hematomas, eritema ou edema. Um pouco de dor no local e no momento da aplicação é normal.

Artigo anterior
Como Davi conheceu Jonatas?
Artigo seguinte
Quem é o líder da Assembleia de Deus no Brasil?