O que é volume de distribuição de um medicamento?

Perguntado por: Carlota Almeida de Almeida  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Volume da distribuição O volume de distribuição aparente é o volume de líquido teórico em que o total do fármaco administrado teria de ser diluído para produzir a concentração no plasma.

O que é volume de distribuição de um fármaco?

É definido como o volume no qual uma determinada quantidade de droga precisaria ser uniformemente distribuída para produzir a concentração sanguínea observada.

Como calcular o volume de distribuição?

É obtido através da razão entre a concentração de fármaco administrada intravenosamente (dose administrada - D) e a concentração de fármaco no sangue ou plasma (CP): Vd = D / CP. O volume de distribuição pode ser expresso como um simples volume ou como percentagem do peso corporal.

Como calcular o volume de distribuição aparente?

CÁLCULO: CL = D / ASC (i.v.)

O que é distribuição na farmacocinética?

Por distribuição de medicamentos entende-se o movimento do medicamento do sangue para os diversos tecidos do corpo (por exemplo, tecidos adiposo, muscular e cerebral) e dos tecidos para o sangue, bem como as proporções relativas do medicamento nos tecidos.

Volume de Distribuição de Fármacos

20 questões relacionadas encontradas

O que é a distribuição do medicamento?

Distribuição - é a passagem de um fármaco da corrente sangüínea para os tecidos. A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância.

Como é feita a distribuição de medicamentos?

A farmácia separa os materiais e medicamentos por paciente e leito (para um período de 24 horas), sela os medicamentos e dá baixa no estoque dos medicamentos separados; 4. O farmacêutico confere a prescrição e a separação dos itens, antes de encaminhá-los ao setor; 5.

Como calcular volume de distribuição de um fármaco?

Volume da distribuição

Por exemplo, se forem administrados 1000 mg de fármaco e a concentração plasmática subsequente for 10 mg/L, 1000 mg parecem estar distribuídos em 100 L (dose/volume = concentração; 1000 mg/x L = 10 mg/L; portanto, x= 1000 mg/10 mg/L = 100 L).

Qual a relação entre o volume de distribuição e a meia-vida do medicamento?

“Fatores que afetam o volume de distribuição de fármaco modificam seu tempo de meia-vida. A diminuição da massa muscular, comum no envelhecimento, minimiza o volume de distribuição e, consequentemente, a meia-vida do fármaco. Já a obesidade, aumenta o volume de distribuição e a meia-vida do fármaco”, comenta Sugawara.

Quais são os parâmetros da farmacocinética?

Os parâmetros farmacocinéticos de maior relevância são: o pico plasmático, que representa a concentração máxima (Cmax); a meia-vida (t1/2), que é o tempo que uma droga leva para redu- zir sua concentração plasmática à metade, independe da dose administrada; e a área sob curva (AUC, do inglês area under the curve),(7) ...

Qual a fórmula que exprime o volume de distribuição de um fármaco no organismo e que é expressa em litros?

Volume de distribuição (Vd) = dose (concentração da droga) / concentração plasmática (Cp).

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

O que é o pKa de um fármaco?

pKa (constante de ionização) = valor do pH em que metade do fármaco encontra-se em sua forma ionizada e a outra metade na forma não-ionizada.

Como calcular a biodisponibilidade de um fármaco?

Para avaliar a biodisponibilidade, recolhem-se amostras de sangue e determina-se a concentração da substância ativa no sangue (circulação sistémica). Como tal, a biodisponibilidade será de 100 % logo após a injeção, uma vez que a substância ativa é administrada diretamente no sangue.

Qual a importância do pKa na ação de um fármaco?

Portanto, quando se administra um ácido fraco por via oral, a maior parte do fármaco no estômago está na forma não ionizada, favorecendo a difusão através da mucosa gástrica. Para uma base fraca com pKa de 4,4, o resultado é o inverso, ou seja, no estômago, a maior parte do fármaco está na forma ionizada.

Qual a relação entre a Lipofilicidade de um fármaco e sua absorção no organismo?

Quando um determinado fármaco é administrado por via oral, especificamente ele vai ser absorvido no intestino, visto que suas células são justapostas e facilitam sua travessia, por meio da lipofilicidade, uma propriedade que os fármacos de administração oral tem que ter.

O que significa a meia-vida de um medicamento?

Meia vida é o tempo que a droga leva para reduzir sua concentração no sangue à metade, sendo este um dos grandes definidores para sabermos de quanto em quanto tempo a medicação deve ser administrada (dosagem) a fim de manter no sangue uma concentração eficaz ao longo das 24horas.

Para que serve o tempo de meia-vida?

Esse termo refere-se ao tempo necessário para que metade dos átomos presentes em uma amostra radioativa desintegre-se. Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se.

Quais são as 3 fases de ação do fármaco?

A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.

Como ocorre a distribuição e a redistribuição das drogas no organismo?

O cérebro pode redistribuir um fármaco minutos após o bolus ter sido administrado. Os tecidos com captação lenta irão continuar a captar o fármaco até que a concentração tissular caia abaixo da concentração plasmática pela metabolização do fármaco, excreção e distribuição pelo corpo.

Qual a via que não têm absorção?

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

O que é a biodisponibilidade de um medicamento?

Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

Quais os 4 tipos de sistema de distribuição de medicamentos?

28) "um sistema de distribuição envolve compras, controle de estoque, armazenamento e controle de qualidade, pessoal e uma série de qualidade do mesmo". Para Garrison apud MAIA NETO (1990, p. 85) existem quatro tipos de distribuição de medicamentos: distribuição coletiva, individual, semi- individual e dose unitária.

Qual a diferença entre dispensação e distribuição?

A Distribuição garante tempestividade no atendimento dos pedidos e a estabilidade, o controle e a segurança dos medicamentos solicitados? c. A Dispensação assegura que o medicamento é entregue ao paciente certo, na dose prescrita e com o fornecimento de informações suficientes para uso do produto?

Quais são os sistemas de distribuição de medicamentos utilizados na farmácia hospitalar?

FARMÁCIA HOSPITALAR: Distribuição de medicamentos hospitalares: Coletivo, individualizado, dose unitária e misto
  • 8.1 SISTEMA DE DISPENSAÇÃO COLETIVO.
  • 8.2 SISTEMA DE DISPENSAÇÃO INDIVIDUALIZADO.
  • 8.3 SISTEMA DE DISPENSAÇÃO COMBINADO OU MISTO.
  • 8.4 SISTEMA DE DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR DOSE UNITÁRIA.

Artigo anterior
O que acontece se faltar 1 dia de trabalho?
Artigo seguinte
Por que conhecer Gramado?