Quais as principais características do período pré-homérico?

Perguntado por: Mara Silva Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

Características do Período Pré-homérico: Resumo
O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.

Quais são as características do período pré-homérico?

Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.

Quais os principais fatos do Período Homérico?

Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza. A língua grega passou a ser escrita.

Quais as características da sociedade grega durante o Período Homérico?

Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. ... Este processo lento, ao longo do tempo, provocou algumas mudanças na organização da sociedade grega da época.

Quais as principais características do período clássico?

Além do desenvolvimento da democracia, nesse período também houve o auge da filosofia e das artes, o que incluía a pintura, a escultura e o teatro gregos, que se tornariam referência para o mundo ocidental. No campo político e militar, o período Clássico foi marcado por diversas guerras envolvendo os gregos.

Grécia Antiga: Período Pré-Homérico - Brasil Escola

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do período clássico na Grécia?

O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. ... Nesta época temos a existência de várias cidades-Estado, entre as quais damos especial destaque à Esparta, Atenas e Tessália.

Quais são as principais características da antiguidade clássica grega?

Suas principais características econômicas eram o comércio e a agricultura. A antiguidade na Grécia foi conhecida como antiguidade clássica. Foi lá que nasceram grandes poetas, como Homero, e grandes pensadores, como Platão.

Como era a Grécia no Período Homérico?

Embora tenha sido um período complexo, dadas as violências das invasões em Micenas e a destruição da cidade, foi também o momento em que se iniciaram as poleis gregas. Ainda assim, eram uma sociedade hierárquica. Nem todas as família tinham o poder de participar das decisões políticas, que eram tomadas em assembleias.

Quais mudanças sociais temos no Período Homérico?

Nessa época, temos a formação do genos, propriedades em que uma grande família se matinha unida em torno da exploração econômica de uma mesma parcela de terras. Não havendo um proprietário, a riqueza produzida pelos membros de um genos era dividida entre seus integrantes.

Quais os ideais e as principais características da educação grega no Período Homérico?

Tanto atenienses quanto tebanos ou espartanos tinham uma forma de educação aristocrática, isto é, as pessoas eram educadas a partir do modelo dos heróis das narrativas homéricas, para deles imitar as virtudes que tornariam o homem o melhor possível. Entre essas virtudes, estavam a coragem, a prudência e a astúcia.

O que marcou o período Homerico?

O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.

O que foi o período homérico explique?

O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga. Refere-se à formação e à cultura do povo grego registradas nas obras Ilíada e Odisseia, do poeta Homero. Os poemas de Homero são as principais referências para o estudo do Período Homérico.

Quais os principais documentos para o estudo do período homérico?

As narrativas que organizaram a memória sobre esse período estão compiladas em dois poemas épicos atribuídos ao poeta cego Homero: a Ilíada, que narra a Guerra de Troia (Ilíon, em grego), e a Odisseia, que narra o retorno da guerra de Troia do herói Ulisses, ou Odisseu.

Quais as principais características do período helenístico?

Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.

Quais as principais características do período helenístico e porque foi assim chamado?

(Instituto Pró-Município – 2009 – Ceará) O período helenístico caracterizou-se por um processo de interação cultural entre a cultura grega clássica e a cultura dos povos orientais conquistados. Neste período destacaram-se duas novas escolas filosóficas: o estoicismo e o hedonismo.

Quais são as principais fontes históricas que nos permitem estudar a cultura e a sociedade no período homérico é arcaico *?

As principais fontes históricas sobre a Grécia em seu Período mais antigo são as obras atribuídas a Homero, poeta épico que teria supostamente vivido durante o século VIII a.C. Todavia, tanto a Ilíada quanto a Odisseia consistem em registros de uma longa tradição oral dos gregos, períodos sobre os quais não encontramos ...

Como eram as comunidades gregas?

Os povos que formaram essas cidades vieram de migrações do Norte da Europa e eram chamados de povos indo-europeus. Os principais povos indo-europeus eram: aqueus, dórios, jônios e eólios. Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar.

Como podemos caracterizar a Antiguidade Clássica?

O termo Antiguidade Clássica refere-se a um longo período da História da Europa que se estende aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império romano do ocidente no século V d.C., mais precisamente no ano 476.

Qual o conceito da Antiguidade Clássica?

É conhecido como Antiguidade Clássica, Era Clássica ou ainda Período Clássico o longo período histórico onde as civilizações grega e romana se destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano.

O que é a Antiguidade Clássica?

a) Antiguidade clássica foi o termo criado pelos iluministas para se referir ao resgate da cultura medieval. b) Os europeus do século XVIII buscaram encontrar as raízes da Europa moderna nas criações dos antigos gregos e romanos, por isso criaram o termo Antiguidade Clássica.

Como foi o Período Clássico na Grécia?

O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega.

Qual foi o Período Clássico?

O período histórico dos séculos V a.C. e IV a.C., na região grega, foi denominado pelos historiadores como Período Clássico por conter as principais características da civilização grega. Este período foi marcado por várias guerras travadas contra inimigos externos e entre os próprios gregos.

Quais foram as principais características do período arcaico?

Principais características do período arcaico:

- Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.

Quais foram as principais pólis gregas?

Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.

Quais as principais atividades comerciais que as cidades gregas se dedicaram?

A agricultura e o comércio marítimo eram as principais atividades econômicas da Grécia na Antiguidade. Os principais produtos importados pelos gregos eram: linho, trigo, resina, papiro (principalmente do Egito), especiarias e madeira. Exportavam muito vinho, azeite e produtos de cerâmica (pratos, ânforas, potes, etc.).

Artigo anterior
Quais as áreas que um maquiador pode atuar?
Artigo seguinte
Quem foi o dr Bach?