Quais as principais características de uma ligação covalente?

Perguntado por: Fernando Martinho Campos Assunção Santos  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)

Esse tipo de ligação se dá por compartilhamento de um par de elétrons, sendo um elétron de cada átomo ou os dois elétrons do mesmo átomo. Há formação de moléculas, logo, esta ligação é também chamada de molecular. Ele acontece entre ametais ou entre o hidrogênio e um ametal, e entre hidrogênios.

Quais são as características de uma ligação covalente?

Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Esse compartilhamento ocorre devido à atração dos elétrons pelos núcleos vizinhos.

Quais são as principais características das ligações covalentes Cite dois exemplos?

Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.

Quais são as características das ligações iônicas é covalentes?

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.

Quais as características das ligações iônicas?

Características das ligações iônicas

Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".

Ligação Covalente - Brasil Escola

42 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal característica das ligações iônicas?

Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.

O que é ligação covalente escreva 3 exemplos?

Nesse tipo de ligação há a formação de moléculas, que podem ser representadas por suas respectivas fórmulas moleculares, isto é, a representação mais simples que indica quantos átomos de cada elemento têm na molécula. Alguns exemplos de fórmulas moleculares são: H2, S2, O2, N2, H2O, CO2, etc.

Quais são os tipos de ligações covalentes?

Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.

Qual é a diferença entre ligações covalentes é não covalentes Cite alguns exemplos?

Essa atração é medida pela eletronegatividade. ... Quando os átomos ligados por covalência são iguais não há diferença de eletronegatividade. Nesse caso, dizemos que a ligação é covalente apolar. Se houver diferença de eletronegatividade entre dois átomos, com o compartilhamento desigual, a ligação será covalente polar.

O que não é característica dá ligação covalente?

As ligações covalentes não possuem características tão específicas, pois: Os compostos podem ser encontrados em qualquer estado físico na temperatura ambiente; Os pontos de fusão e ebulição tendem a ser baixos (principalmente quando comparados às ligações iônicas);

São características das ligações covalentes ou moleculares?

Os compostos covalentes e moleculares podem ser encontrados nos três estados físicos, possuem pontos de fusão e ebulição baixos e não conduzem eletricidade.

Qual é a diferença entre as interações covalentes é não covalentes?

Antes de começar a falar delas convém destacar qual a diferença entre as ligações não covalentes e as covalentes. Nas primeiras não existe partilha de eletrões entre os átomos participantes na ligação, enquanto que na segunda existe partilha dos mesmos (eletrões ligantes).

Quais os tipos de ligações?

Será que você conhece bem os quatro tipos de ligações que existem?
  • Ligação iônica ou eletrovalente.
  • Ligação covalente ou molecular.
  • Ligação covalente dativa ou coordenada.
  • Ligação metálica.

O que é ligação covalente polar é apolar?

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

O que é ligação covalente dativa ou coordenada?

A ligação covalente dativa é um compartilhamento de pares de elétrons, em que estes são provenientes de um único átomo. No texto Ligação Covalente, vimos que esse tipo de ligação química ocorre quando há o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais.

Como se faz uma ligação covalente?

De acordo com a natureza dos elementos químicos envolvidos na ligação covalente, ela pode ocorrer da seguinte forma:
  1. Entre dois átomos de Hidrogênio;
  2. Entre um átomo de ametal e o Hidrogênio;
  3. Entre átomos de um mesmo elemento químico (ametal);
  4. Entre átomos de elementos químicos diferentes (ambos ametais).

O que é uma substância covalente?

1) Substância covalente – Sólido cristalino formado somente por ligações covalentes. Formam macromoléculas. 2) Substância molecular – São compostos que só apresentam ligações covalentes entre seus átomos, intramoleculares, mas não entre moléculas, intermoleculares.

O que é ligação metálica exemplos?

As ligas metálicas são misturas formadas por dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é um metal. Por exemplo, a liga mais utilizada no cotidiano é o aço, que é produzido nas siderúrgicas, sendo que o seu principal constituinte é o metal ferro (98,5%).

O que é ligação iônica Cite exemplos?

A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().

Como identificar uma ligação iônica?

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

Quais as ligações químicas?

As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.

Como saber se a ligação é simples dupla ou tripla?

I) Ligação simples – um par de elétrons compartilhado pelos dois átomos. A molécula de água tem duas ligações simples. II) Ligação dupla – dois pares de elétrons compartilhados. III) Ligação tripla – três pares de elétrons compartilhados.

Quais são as interações não covalentes?

As interações não covalentes podem ser classificadas em diferentes categorias, como eletrostáticas, efeitos π, forças de Van der Waals e efeitos hidrofóbicos. Interações não covalentes são fundamentais para manter a estrutura tridimensional de grandes moléculas, como proteínas e ácidos nucleicoss.

Quais são as características das substâncias moleculares?

As substâncias moleculares geralmente possuem ponto de fusão e ebulição menores que as compostos iônicos; são más condutoras de eletricidade nos estados sólido e líquido; e as forças intermoleculares são fracas, consistindo apenas de forças de Van der Walls. São reações entre não-metais.

Artigo anterior
Precisa de faculdade para ser policial civil?
Artigo seguinte
Como tirar a ventilação do ar condicionado?