Qual a diferença entre corrimento é candidíase?

Perguntado por: Benjamim Azevedo  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

Candidíase (fungo) – provoca um corrimento esbranquiçado. Traz muita coceira e é frequente no verão. – Trichomonas (protozoário) – causa corrimento amarelado, com ardor e vermelhidão na mucosa vaginal. – Gardnerella (bactéria) – dá corrimento acinzentado, com odor desagradável.

Qual corrimento indica candidíase?

Quando você percebe que seu corrimento é branco e espesso e tem outros sintomas (coceira vaginal, vermelhidão e ardência na região), é possível que você esteja com candidíase. Mas calma!

Como saber se é pus ou corrimento?

Quando o corrimento pode indicar uma doença
  1. Coloração diferente da esbranquiçada ou transparente, como amarela, verde, cinza ou com sangue;
  2. Odor forte ou mau cheiro;
  3. Consistência mais densa;
  4. Quantidade mais abundante que a habitual;
  5. Grumos, como leite coalhado;
  6. Pus;
  7. Coceira, ardência ou dor.

Qual a diferença entre infecção e corrimento?

Durante o período de ovulação ou pré-ovulação, é normal que essa produção seja um pouco maior, mas isso também não é motivo para se preocupar. O corrimento é justamente o contrário. Por indicar uma infecção vaginal, ele possui cheiro forte, pode doer, coçar, incomodar ou gerar certa ardência na região.

Como saber se está com corrimento?

O corrimento vaginal é caracterizado por uma mudança na secreção vaginal normal, seja em volume, cor, textura ou odor. Normalmente vem acompanhado de vermelhidão, ardência, coceira e dor durante as relações sexuais, sintomas que incomodam muito e levam as pacientes aos consultórios.

Candidíase recorrente ou vaginose citolítica?

23 questões relacionadas encontradas

O que fazer para acabar com o corrimento?

O corrimento vaginal pode ser tratado naturalmente com o uso do chá de folhas de goiabeira e através de uma alimentação adequada, pois isso ajuda a flora vaginal a voltar ao normal. No entanto, caso o corrimento persista mesmo após 3 dias de tratamento caseiro, é aconselhado ir ao ginecologista.

Qual é o tipo de corrimento normal?

O corrimento vaginal normal geralmente tem as seguintes características: pode ser espesso, aquoso ou elástico; sua cor é branca, leitosa ou transparente; e tem odor muito suave ou nenhum odor.

Qual a diferença de secreção para corrimento?

"A secreção vaginal não coça, não arde, não doi a região durante o sexo, não tem cheiro a ponto de incomodar e é branca ou transparente, fluida ou similar à clara de ovo crua", explica a ginecologista Lorena Magalhães. O corrimento é justamente o contrário, alerta. E é doença e precisa ser tratado.

O que significa a cor do corrimento?

Por isso, quando o corrimento vaginal não é uma secreção transparente e tem cor branca, amarela, verde, rosada ou marrom pode indicar diferentes problemas como infecções vaginais por exemplo, sendo importante consultar o ginecologista para tratar o problema.

O que pode ser muito corrimento?

As principais causas dos corrimentos vaginais anormais são as patologias (doenças) infeciosas. As doenças mais frequentemente diagnosticadas são a candidíase (1), a tricomoníase (2) e a vaginose bacterina (3).

É normal ter corrimento amarelo?

A presença de corrimento amarelo não é indicativo imediato de um problema, principalmente se tiver uma coloração de amarelo claro. Esse tipo de corrimento é normal em algumas mulheres que apresentam corrimento mais espesso, especialmente durante a ovulação.

Qual o tipo de corrimento que é perigoso?

A vaginose bacteriana é causada por diferentes microrganismos, sendo o mais comum a Gardnerella vaginalis. O corrimento possui um aspecto acinzentado, com cheiro ruim de peixe podre, que fica pior com a relação sexual e com a menstruação.

Como é o corrimento da Clamidia?

Dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga), corrimento amarelado ou claro, fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual. A maioria das mulheres infectadas não apresentam sinais e sintomas.

É normal estar com corrimento branco?

O corrimento branco quando acompanhado de cheiro e consistência diferente do costume pode ser sinal de infecção vaginal como candidíase ou de alguma alteração na flora vaginal normal como a vaginose bacteriana.

Como são as feridas da candidíase?

Quais são os sinais e sintomas da infecção causada pelo candida? Embora a maioria dos casos de candidíase vaginal sejam brandos, algumas mulheres podem desenvolver infecções graves que envolvem vermelhidão, inchaço e rachaduras na parede da vagina (parece uma assadura).

Como saber se você está com candidíase?

Quando se acha que se pode estar com candidíase genital é importante ficar atento a alguns sinais que incluem:
  1. Coceira intensa na região genital. ...
  2. Vermelhidão e inchaço na região genital. ...
  3. Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis. ...
  4. Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado.

Qual a cor do corrimento normal?

Qual a cor do corrimento normal? O corrimento normal é incolor ou levemente branco-amarelado, sem odor e, dependendo do período do ciclo hormonal, pode ser mais viscoso ou líquido.

Qual é a cor do corrimento quando se está grávida?

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Qual a cor do corrimento normal na gravidez?

Corrimento vaginal na gravidez

Outro fator que aumenta o volume de corrimento na gravidez é a maior aporte e sangue para região vaginal. O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco.

Quais os tipos de secreção?

As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas. As mucosas são espessas e ricas em muco (fluidos de alta viscosidade compostos basicamente de glicoproteínas), por exemplo, glândulas salivares.

É normal sair corrimento depois da relação?

Após a relação sexual, é normal a vagina apresentar algumas alterações, o que dependerá também da intensidade da relação. Nos casos de elevada lubrificação vaginal, a presença de secreções fluidas após a relação pode ser registrada, sim.

Quando o corrimento não é normal?

O corrimento vaginal atípico pode ser um sintoma de um desequilíbrio bacteriano, uma infecção ou IST, ou, em casos raros, câncer do colo do útero. Para manter a vagina saudável, evite lavá-la internamente e use proteção durante atividades sexuais.

O que pode ser uma massa branca que sai da Vargina?

O corrimento branco pastoso ou leitoso quando acompanhado de coceira intensa ou forte odor pode ser sinal de infecções vaginais como a candidíase ou demais doenças ginecológicas. Mas quando branco, transparente ou aparência leitosa e sem odor é considerado normal.

Qual a melhor pomada para corrimento com mau cheiro?

Nos casos de infecção bacteriana, como tricomoníase, gardenerella, infecções que costumam cursar com corrimento abundante, mau cheiro, coceira e ardência, o metronidazol é um dos antibióticos mais indicados, na forma de pomada vaginal, com aplicadores, por pelo menos 7 dias, associado ou não a comprimidos.

Como saber se tenho clamídia?

Sintomas de clamídia
  1. Dor ou ardor ao urinar;
  2. Corrimento vaginal, semelhante a pus;
  3. Dor ou sangramento durante o contato íntimo;
  4. Dor pélvica;
  5. Sangramento fora do período menstrual.

Artigo anterior
O que faz um editor chefe?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre RH negativo e RH nulo?