Quais as principais características da segunda fase da Revolução Industrial?

Perguntado por: Martim Carlos de Campos  |  Última atualização: 7. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (24 avaliações)

Aumento da necessidade de mão de obra mais especializada e qualificada; Fortalecimento da indústria automobilística; e. Surgimento de um método de produção chamado de fordismo.

Quais são as principais características da segunda fase da Revolução Industrial?

A Segunda Revolução Industrial representa a introdução de novas técnicas e novas fontes de energia, destacando a indústria química. Esses aprimoramentos tecnológicos possibilitaram o aumento da capacidade industrial, além de ter proporcionado o desenvolvimento acelerado da economia.

Quais são as fases da Revolução Industrial e suas características?

A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão. E a terceira fase é definida pelo crescimento tecnológico e o avanço da biotecnologia.

O que marcou a segunda fase da Revolução Industrial?

Uma das principais características da Segunda Revolução Industrial foi a utilização de novas fontes de energia, sendo essas a eletricidade e o petróleo.

Qual foi a principal consequência da Segunda Revolução Industrial?

As consequências mais importantes da segunda Revolução Industrial foram: O aumento da produção em massa e em um curto espaço de tempo, provocando também o aumento do comércio. O crescimento das doenças. O desemprego e a maior disponibilidade de mão de obra mais barata.

Esta descoberta deveria ter sido mantida em segredo

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais fases da Revolução Industrial?

São elas: → Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850; → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.

Como era as condições de trabalho durante a Segunda Revolução Industrial?

A Segunda Revolução Industrial modificou profundamente o mundo, as relações entre as pessoas, a forma de trabalhar e de viver. O trabalho artesanal diminuiu e deu lugar à produção de mercadorias industrializadas. Assim, os produtos passaram a ser feitos em menos tempo.

O que não faz parte das principais características da Segunda Revolução Industrial?

A alternativa que não faz parte das principais características da segunda Revolução Industrial é "Meio ambiente (nenhuma preocupação)".

Qual é a característica mais marcante da Segunda Revolução Industrial no que ela se diferencia da primeira?

Se a Primeira Revolução Industrial foi marcada pela máquina a vapor, a segunda etapa foi caracterizada por tecnologias da comunicação e da mobilidade.

Onde ocorreu a segunda fase da Revolução Industrial?

Introdução. A partir da segunda metade do século XIX, novas transformações ocorridas nos processos de produção dos países industrializados deram início ao que é denominada Segunda Revolução Industrial. Essa é uma nova fase do processo de industrialização que havia começado cerca de 100 anos antes na Inglaterra.

Qual foi o fato mais marcante da Revolução Industrial?

O surgimento do motor a explosão foi fundamental para o desenvolvimento do automóvel, por exemplo. As primeiras indústrias que surgiram tinham como foco a indústria têxtil e, por isso, os primeiros maquinários que se desenvolveram eram pensados para essa indústria e para facilitar a tecelagem dos fios de algodão.

Quais são as principais características da Segunda Revolução Industrial Brainly?

Iniciada mais ou menos na segunda metade do século XIX, num período que compreende os anos 1850/80, a Segunda Revolução Industrial se caracterizou pela expansão de indústrias de ordem química, elétrica e de metalurgia avançada (com usos de maquinário em aço).

Como foi a Segunda Revolução Industrial no Brasil?

No Brasil, os avanços da Segunda Revolução Industrial também começaram a ser sentidos. Mas, ela só aconteceu na metade do século XX, quando o presidente Getúlio Vargas implantou a estatização de minerais e criou indústrias.

Como a Segunda Revolução Industrial afetou o Brasil?

- Aumento da poluição do ar e dos rios (muitas industriais passaram a jogar produtos químicos e lixo em rios e córregos). - Crescimento desordenado dos centros urbanos com o êxodo rural e aumento da vinda de imigrantes para as grandes cidades.

Quais foram as principais conquistas da Revolução Industrial?

Com a invenção do gerador elétrico, também chamado de dínamo, foi possível a invenção de diversas tecnologias ainda na segunda fase da Revolução Industrial, como a lâmpada elétrica, telégrafos mais potentes, eletrodomésticos, o rádio, o televisor, o telefone, entre outros.

Como era a vida dos trabalhadores na época da Revolução Industrial?

Além do baixo salário, os trabalhadores eram obrigados a lidar com uma carga de trabalho extenuante. Nas indústrias inglesas do período da Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço.

Em qual fase da Revolução Industrial estamos vivendo?

A Indústria 4.0 é a origem de uma nova revolução — conhecida como Quarta Revolução Industrial — que mistura técnicas de produção de vanguarda com sistemas inteligentes que se integram com as organizações e pessoas. A seguir, repassaremos as tecnologias que protagonizam este processo e seu vertiginoso progresso.

Qual foi o motivo da Segunda Revolução Industrial?

As causas da Segunda Revolução Industrial são atribuídas ao surgimento de uma série de revoluções ligadas à crescente burguesia europeia, no período onde novos ideais econômicos foram desenvolvidos e fortalecidos, como o liberalismo.

Como terminou a Revolução Industrial?

O fim da Primeira Revolução Industrial deu-se especialmente quanto aos avanços, tanto tecnológicos quanto geográficos, do processo de industrialização mundial. O fim desse período foi marcado pela ascensão de novas fontes de energia, novos meios de transportes e novos equipamentos de comunicação.

O que mudou no mundo com a Revolução Industrial?

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

Artigo anterior
Por que devemos te contratar exemplos?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para clarear a pele?