Quais as principais características da democracia direta ateniense?

Perguntado por: Raúl Gabriel Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (27 avaliações)

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

Quais as características da democracia direta?

Na democracia direta, a população não delega o seu poder de decisão. Nesse sistema de governo, a própria população decide diretamente sobre o que é de interesse público e administrava a cidade – ou melhor, o povoado, a vila.

Como era realizada a democracia direta em Atenas?

Os primeiros relatos da democracia direta são de Atenas, na Antiga Grécia, quando o sistema de governo consistia na participação popular para a tomada das principais decisões. Os cidadãos se reuniam em praça pública e, assim, discutiam e votavam em assuntos políticos e sobre os problemas da cidade.

Quais são os principais características da democracia?

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Quais as principais diferenças entre a democracia ateniense e a democracia atual?

Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.

Democracia ateniense: características gerais e comparações com o modelo brasileiro

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características da democracia brasileira?

Democracia no Brasil

Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorrem em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos.

Como era o funcionamento da democracia ateniense?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Porque a democracia em Atenas era direta?

A democracia ateniense era exercida de forma direta pelos cidadãos, que discutiam coletivamente em praça pública os problemas e assuntos da polis; diferente da atualidade, onde a configuração do sistema moderno de democracia dá-se de forma representativa – a população utiliza o voto para a escolha dos representantes ...

O que é a democracia direta?

A democracia direta pode já ser vista como um tipo de sistema onde os cidadãos discutem e votam diretamente as principais questões de seu interesse.

O que é democracia direta Justifique sua resposta?

A democracia direta é um sistema político em que os cidadãos elegíveis fazem parte das tomadas de decisões de forma direta, ou seja, sem intermediários. Hoje, não há nenhum país de democracia direta.

Quais são os instrumentos de democracia direta?

Instrumentos para uma democracia direta constitucional: Lei de Iniciativa Popular, a Ação Popular e a Ação Civil Pública.

Quais as principais diferenças entre a democracia direta e democracia representativa?

Numa democracia direta, o cidadão vota e expressa sua opinião sem intermediários. ... Por este motivo a maioria dos governos democráticos utiliza uma forma de democracia indireta, a democracia representativa, em que as decisões políticas não são tomadas diretamente pelos cidadãos, mas por representantes eleitos por eles.

Como é a democracia direta é pura?

A democracia direta configura a chamada democracia pura. Ou seja, a democracia em que o cidadão participa diretamente das decisões políticas. Outra característica das democracias diretas são as decisões através de assembleias populares.

O que é a democracia moderna?

A democracia moderna pode ser definida, portanto, como um regime político em que as decisões políticas são tomadas por um indivíduo ou grupo governante, eleito pelo povo em eleições, plebiscitos ou referendos.

Qual é o tipo de democracia no Brasil?

O Brasil vive sob um regime democrático representativo, mas a Constituição Federal de 1988 prevê tipos de participação que, se fossem exercidos em sua totalidade, aproximariam o nosso país de um regime democrático participativo.

Qual é o tipo de democracia existente em Atenas?

A democracia de Atenas era, dessa forma, elitista, patriarcal e escravista, porque apenas uma pequena minoria de homens proprietários de escravos poderia exercê-la. Os cidadãos participavam da Assembleia do Povo, órgão de decisão que ficava a cargo de aprovar ou rejeitar os projetos apresentados para a cidade.

Por que a democracia ateniense não era para todos?

As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política. Dessa forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um décimo da população participava do mundo político ateniense.

Por que a democracia direta não é praticável no mundo moderno?

A democracia direta não é praticável, especialmente devido a um problema de dimensão. Algo que está relacionado com a estrutura biológica do ser humano, ou seja, o homem não é capaz de direcionar sua atenção a mais do que um orador por vez.

Como era a proteção da democracia ateniense?

Quando os cidadãos atenienses percebiam que a ordem democrática poderia estar ameaçada, utilizavam-se de dispositivos que acorressem à sua manutenção. Um desses dispositivos era o ostracismo, que nada mais era do que o banimento ou exílio de algum membro da sociedade (geralmente um ator político ou militar).

Qual é a proteção da democracia ateniense?

Segundo Aristóteles, o ostracismo foi integrado à constituição ateniense no século VI a.C. e posto em prática pela primeira vez em 488 ou 487 a.C., para impedir a participação de ex-tiranos nas eleições e implantar, assim, a verdadeira democracia.

Como funciona o ostracismo?

Em linhas gerais, o ostracismo condenava o acusado à perda de seus direitos políticos e ao exílio durante dez anos, sem a perda de suas propriedades. O termo ostracismo foi inspirado no processo que conduzia alguém a esse tipo de punição política.

Quais são os 3 tipos de democracia?

Não existindo apenas um tipo de regime político democrático, a democracia divide-se, basicamente, em: direta, participativa e representativa.

Como se dá a democracia semidireta?

Uma democracia semidireta (AO 1945: democracia semi-directa) é um regime de democracia em que existe a combinação de representação política com formas de democracia direta. No mundo atual o sistema que mais se aproxima dos ideais da democracia direta é a democracia semidireta da Suíça.

Quais as principais diferenças entre os dois tipos de democracia?

Tipos de democracia

democracia representativa: na democracia representativa a vontade do povo é expressada através dos seus representantes que são eleitos por voto direto nas eleições. democracia participativa: também é chamada de democracia semidireta, porque tem características de democracia direta e indireta.

São considerados instrumentos de democracia direta admitidos pela Constituição Federal?

São considerados instrumentos de democracia direta, admitidos pela Constituição Federal:
  • Iniciativa popular e revogação popular.
  • Revogação popular e plebiscito.
  • Plebiscito e iniciativa popular.
  • Referendo e voto para Presidente da República.
  • Voto para Presidente da República e plebiscito.

Artigo anterior
Onde e quando surgiu os instrumentos musicais?
Artigo seguinte
Como podemos estar em conformidade com a LGPD em alguns processos internos da Algar tech?