Quais as principais características da cidade de Atenas?
Perguntado por: Bruna Antunes de Correia | Última atualização: 3. Juli 2024Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)
É considerada o berço da democracia, bem como a cidade em que floresceram a filosofia, o teatro, o alfabeto grego, a arte e a vida urbana na Grécia. A pólis (ou cidade-estado) de Atenas estava localizada na península Ática, uma região do litoral grego muito acidentada e com poucas terras férteis.
Quais são as principais características de Atenas e Esparta?
As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.
Quais são as principais características da sociedade ateniense?
A sociedade ateniense era censitária, ou seja, o critério de posição social se davam em função da renda do indivíduo. Havia mobilidade social, ou seja, um indivíduo poderia passar de nível social conforme ficasse mais rico ou mais pobre. A sociedade ateniense era escravista.
Quais as principais características da pólis de Atenas?
A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
Qual era a principal característica da cidade de Esparta?
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.
Dica de História - Atenas: as principais características da cidade grega - Professor Laerte
O que falar sobre Atenas?
Atenas era uma das principais cidades da Grécia Antiga e foi onde a democracia surgiu, no século VI a.C., depois das reformas realizadas por Clístenes. A região de Atenas é habitada desde o Neolítico, e acredita-se que a cidade já existia durante a Civilização Micênica.
O que significa cidade de Atenas?
Atenas (nome proveniente da deusa grega Atena) é uma cidade localizada ao sul do território grego e na antiguidade desenvolveu poder na região. Seu solo não muito fértil dificultava o acesso a alimentos como o trigo e a sobrevivência de toda a população.
Como era a sociedade na cidade de Atenas?
A sociedade ateniense habitava a cidade de Atenas, na Grécia Antiga. Era uma sociedade estratificada que teve importante papel no surgimento da democracia. A sociedade ateniense se reunia em lugares públicos para tomar importantes decisões.
Como é Atenas hoje?
Atualmente, é uma metrópole cosmopolita e o centro econômico, financeiro, industrial, político e cultural da Grécia. Em 2012, Atenas foi classificada como a 39ª cidade mais rica do mundo por paridade do poder de compra (PPC) e a 77ª mais cara em um estudo do UBS AG.
Qual é a origem da cidade de Atenas?
Segundo a mitologia, Cécrope, ou Cécrops, de origem egípcia, foi o primeiro rei da região Ática e a quem se atribui a fundação de Atenas. Até o século X a.C., seus habitantes se reuniam em doze cidades e, desde o princípio, Atenas ostentou a supremacia sobre o resto das polis.
Quais eram as características da democracia em Atenas no Período Clássico?
A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.
Como Atenas era conhecida?
Atenas foi uma das principais pólis da Grécia Antiga, conhecida como o lar da democracia, sistema político que surgiu no século VI a.C. A cidade de Atenas é um dos locais mais estudados da Grécia pela grande quantidade de escritos nela feitos durante o Período Clássico — uma demonstração de como a cidade era aberta à ...
Qual era a principal atividade econômica da cidade de Atenas?
Atenas caracterizava-se por ter uma forte economia baseada no comércio marítimo, na produção artesanal e na exploração mineira. O instrumento de troca privilegiado era a moeda ateniense, o dracma. As atividades económicas da maioria das polis gregas assentavam na agricultura.
Quais as principais características da região grega?
Dispõe de relevo montanhoso, clima mediterrâneo com variações locais e cobertura vegetal formada por florestas, ao norte, e arbustos e campos, ao sul. É um país populoso, com 10.423.000 de habitantes, e pouco povoado, isto é, com densidade demográfica baixa. Sua capital, Atenas, é a cidade mais populosa.
Quais são as principais características da religião grega?
Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.
Por que Atenas era considerada uma democracia escravista?
Resposta: d) Na democracia ateniense, apenas os cidadãos livres nascidos em Atenas tinham direito à participação política, excluindo mulheres, estrangeiros e escravos. Isso limitava o alcance da democracia e levantava questões sobre sua verdadeira igualdade e inclusão social.
Qual é a capital de Atenas?
Atenas é a capital da Grécia e também a capital da Ática.
Quem vivia em Atenas?
Eupátridas: Eram os bem nascidos, membros da aristocracia ateniense, grandes proprietários de terras e escravos. Inicialmente, possuíam amplos poderes sobre o governo da pólis, mas depois de algumas reformas, em especial a de Sólon, o seu poder acabou se tornando mais limitado.
Qual é a população de Atenas?
Atenas é a capital da Grécia e uma das cidades mais famosas do mundo. Fundada há pelo menos 3.000 anos, está entre os lugares mais modernos da Europa, com uma população de aproximadamente 4 milhões de habitantes e uma rotina turística que não pára, recebendo milhares de visitantes nas quatro estações do ano.
Como Atenas foi destruída?
A resistência ateniense, contudo, foi quebrada em 405 a.C. A esquadra ateniense, à espera no porto de Egospótamo, na Trácia, foi apanhada de surpresa e destruída pelos espartanos, enquanto a maioria dos atenienses estava em terra, aparentemente fazendo uma refeição. A força naval de Atenas foi arruinada.
Como era a democracia na cidade de Atenas?
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Quem governava a cidade de Atenas?
Também conhecido como a “Idade de Ouro de Atenas” ou Período Clássico, foi uma época histórica de grande desenvolvimento da cidade de Atenas. Este período corresponde ao século V a.C. da história da Grécia Antiga, principalmente aos anos em que Péricles governou Atenas (de 444 a.C. a 429 a.C.).
Como era a cidadania em Atenas?
A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.
Qual é o continente de Atenas?
Dados da Grécia: Localização: Europa. Área: 131.990 km². Capital: Atenas.
O que é diligências complementares?
Quanto tempo dura o mandato do prefeito e do vereador de um município?