O que é diligências complementares?

Perguntado por: Duarte Esteves de Sousa  |  Última atualização: 3. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

402 do Código de Processo Penal , as diligências complementares se referem a diligências cuja "necessidade se origine de circunstâncias ou fatos apurados na instrução".

O que é uma diligência em um processo?

Providências a serem executadas no curso de um processo, procedimento ou inquérito policial para esclarecimento de questões relacionadas aos assuntos nele tratados.

O que é diligência requerida?

Significa que o processo estava aguardando para ser sentenciado, mas o juiz ou a juíza à frente do caso entendeu que é necessário adotar alguma providência antes de o processo ser julgado.

O que significa determinação de diligência em um processo?

A informação “autos para cumprir diligência” significa que houve uma determinação do juiz a ser cumprida. Se o processo já estiver em sua fase final, após a sentença, conhecida como fase de execução, a diligência está determinada em um mandado, e será cumprida, provavelmente, pelo Oficial de Justiça.

O que acontece após a conclusão do inquérito policial?

Ou seja, após a conclusão do inquérito, o promotor ou promotora irá analisar esses elementos de informação e decidir se eles são suficientes para levar o caso à Justiça, lembrando que a persecução criminal compreende a investigação policial, ou seja, a fase pré-processual, e a ação penal, que é a etapa processual do ...

O que quer dizer DILIGÊNCIA em um processo?

31 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o inquérito vira processo?

Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

Quanto tempo demora para um inquérito vira processo?

Art. 66. O prazo para conclusão do inquérito policial será de quinze dias, quando o indiciado estiver prêso, podendo ser prorrogado por mais quinze dias, a pedido, devidamente fundamentado, da autoridade policial e deferido pelo Juiz a que competir o conhecimento do processo.

O que acontece quando o julgamento é convertido em diligência?

Quando um julgamento é convertido em diligência, o juiz suspende a sessão e determina que sejam realizadas investigações adicionais. Isso pode incluir a coleta de mais provas, a realização de perícias, a oitiva de testemunhas ou qualquer outra medida que seja necessária para esclarecer os fatos do caso.

Quem pode fazer diligências?

Quem pratica o ato da diligência é o funcionário público. O advogado realiza correspondência jurídica, e é comum a confusão entre os operadores do direito acerca desses dois termos. Um advogado correspondente realiza serviços para escritórios de advocacia ou empresas que se localizam em outras cidades ou estados.

Quais são os tipos de diligências?

Como falamos, existem dois tipos de diligência: a estritamente jurídica e a acessória ao trabalho jurídico. As atividades estritamente jurídicas apenas podem ser realizadas por: Advogados; Estagiários com a supervisão de um advogado.

Como se faz uma diligência?

Diligências: 5 dicas básicas para evitar transtornos como correspondente
  1. Faça um roteiro das diligências e otimize seu tempo. ...
  2. Estude bem as peças processuais e a descrição do trabalho. ...
  3. Está com dúvidas? ...
  4. Faça contato com os servidores das repartições (judiciais e extrajudiciais) que você visita.

O que acontece depois da juntada de petição de diligência?

Protocolo do Processo: Após a juntada da petição inicial, o processo será protocolado e um número será atribuído para identificação do processo. Intimação do Réu: Após a protocolização, o réu deverá ser notificado para apresentar sua resposta à ação.

Como funciona diligências?

De acordo com a Lei nº 13.105/15 do novo Código de Processo Civil, diligência é a realização de atos de ofício por funcionários da justiça. Esses atos de ofício incluem vistorias, avaliações, citações, penhoras e outras. Em outras palavras, é a investigação que acontece fora dos cartórios.

O que é diligência negativa?

DILIGÊNCIA NEGATIVA.

1- Trata-se de agravo de instrumento interposto em face de decisão que indeferiu a realização de arresto prévio antes da citação em execução fiscal. 2- O arresto é medida para garantir o pagamento da dívida, quando o devedor não é encontrado para ser citado.

O que é diligência do oficial de justiça?

As chamadas diligências, são o deslocamento do Oficial de Justiça para praticar, fora dos cartórios, qualquer ato do seu ofício (vistorias, citações, notificações, penhoras, avaliações, buscas e apreensões e outras).

Qual o prazo para diligência?

5.2 O prazo para cumprimento das diligências é de 20 dias corridos ou o que for expressamente determinado pelas Autoridades Judiciais ou Administrativas.

O que quer dizer remetidos os autos em diligência?

Na Justiça do Trabalho, quando o processo está em diligências, isso quer dizer que alguma ação está sendo tomada para o andamento do processo, dentro ou fora do ambiente da Secretaria da Vara do Trabalho.

Qual o princípio processual que permite ao juiz converter o julgamento em diligência e ouvir testemunhas referidas nos autos não arroladas pelas partes?

212 - A norma processual que permite ao juiz converter o julgamento em diligência e ouvir testemunhas referidas nos autos não arroladas pelas partes funda-se no princípio da verdade real.

Quanto tempo um inquérito pode ficar parado?

O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

Quantos anos pode durar uma investigação?

O Código Penal determina que se a pena aplicada em concreto fica entre um e dois anos, o crime prescreve em quatro anos. Se a pena é superior a dois anos, mas não excede quatro, prescreve em oito anos, e assim por diante.

Como saber se um inquérito virou processo?

A forma mais segura e legal de obter informações sobre um inquérito policial é através de fontes oficiais, como o site da própria delegacia de polícia ou do sistema de justiça do seu país.

Quanto tempo leva para arquivar um processo criminal?

O artigo 10 do Código de Processo Penal estabelece, como regra geral [2], o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito policial, caso o indiciado esteja solto.

Como saber se a pessoa está sendo investigada?

Como eu sei se estou sendo investigado? Cabe então requerer uma certidão aos órgãos encarregados da investigação criminal (Polícia Judiciária ou Ministério Público) para que indiquem se há menção ao seu nome em algum inquérito policial ou procedimento investigatório criminal.

Quando o inquérito pode ser arquivado?

O arquivamento do inquérito policial somente se dará por decisão da autoridade judiciária. É ato do juiz, que determinará o arquivamento de forma motivada somente se houver pedido do Ministério Público que é o titular da ação penal pública (art. 129, I, CF).

Artigo anterior
Como Abrir PDF no e-mail do iPhone?
Artigo seguinte
Quais as principais características da cidade de Atenas?