Quais as possíveis complicações de uma punção venosa?
Perguntado por: Ângela Rocha Gaspar | Última atualização: 25. März 2025Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)
As complicações mais frequentes relacionadas à TIV, segundo estudos, são: a flebite, a tromboflebite, a infecção de corrente sanguínea, o extravasamento, a infiltração, e hematomas (ENES et al., 2016).
Quais são as complicações que podem ocorrer na punção venosa?
1 – Quais as principais complicações do acesso venoso central? Hematoma, sangramento, infecção no sítio de punção, hemotórax, pneumotórax, quilotórax, embolia gasosa, trombose venosa, punção arterial e lesão de estruturas nervosas.
O que pode dar errado em uma punção venosa?
O extravasamento do sangue debaixo da pele durante a punção é causa do hematoma. O aparecimento de uma coloração azul ou púrpura no local da punção venosa indica a presença de um hematoma. Esta descoloração no local pode ocorrer imediatamente ou pouco tempo após o procedimento.
Quais acidentes possíveis que podem ocorrer em uma punção venosa?
As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %.
Quais os possíveis riscos de uma punção?
2) Complicações e Riscos: infecção local, flebite, punção arterial, podendo levar à formação de hematoma e perda de sangue intensa e até à morte, pneumotórax que pode levar a piora de trocas gasosas, hipoxemia e morte; hemotórax, hidrotórax, perfuração vascular/cardíaca, arritmia cardíaca, lesão de nervos, lesão do ...
COMPLICAÇÕES PUNÇÃO VENOSA
Quais os cuidados que devemos ter sobre a punção venosa?
Fazer a antissepsia da área usando algodão/gaze embebido em clorexidina alcoólica 0,5%, com movimentos no sentido do retorno venoso ou circular do centro para fora. Não tocar o sítio de inserção do cateter após aplicação do antisséptico. Aguardar a secagem espontânea do antisséptico antes de proceder à punção.
Quais os cuidados na punção?
- Comprimir o local da punção de 3 a 5 minutos mantendo o braço esticado;
- Não carregar peso no braço onde foi realizada a coleta, por, no mínimo, 30 minutos;
- Eventualmente poderá ser necessária uma nova coleta.
Quais são os 3 tipos de flebite?
Classificação da flebite
I – eritema com ou sem dor local; II – eritema com dor e/ou edema local; III – além dos sinais clínicos do grau II, acrescenta-se a presença de um cordão fibroso palpável ao longo da veia; IV – adicionalmente ao grau III, apresenta um cordão venoso palpável longo, com drenagem purulenta.
Quanto tempo o paciente pode ficar com o mesmo acesso venoso?
Os cateteres periféricos flexíveis simples têm como recomendação o período médio de troca de 72 a 96 horas, sendo que os cateteres do tipo fluoroetilenopropileno (FEP) devem ser trocados a cada 72 horas, e o cateter de matéria prima em copolímero poliéster (Poliuretano), a cada 96 horas.
O que é infiltração em uma punção venosa?
Infiltração é uma complicação local da utilização de dis- positivos intravenosos periféricos (DIP), definida como a administração inadvertida de soluções não vesican- tes nos tecidos adjacentes.
O que acontece quando a agulha atinge o nervo?
Se a agulha tenha penetrado no nervo mediano que passa ao nível do punho pode ocorrer em alguns casos lesão do nervo. Este nervo passa bem no centro do punho. Vale a pena o paciente procurar um profissional que trabalhe com patologias da mão como um ortopedista ou neurocirurgião de atua na área de nervos periféricos.
Quais são os erros mais comuns na coleta de sangue venoso?
- Proporção errada entre sangue e anticoagulante nos tubos de coleta.
- Utilização de tubos de coleta errados.
- Volume de amostra insuficiente para a testagem.
- Falta de identificação do paciente nos tubos de coleta.
Quando fura a veia e não sai sangue?
Isso é muito comum de acontecer e não deve gerar em vocês um preocupação exagerada. Continue realizando os exames que foram solicitados e, se necessário, peça ajuda aos profissionais do laboratório para esclarecer suas dúvidas.
Como saber se perdeu o acesso venoso?
Verificar sempre se há sinais de sujeira e sangramentos; Avaliar se há vermelhidão, edema e se a pele na região do acesso estiver quente; Caso o paciente se queixe de dor durante a infusão de alguma medicação ou mesmo em repouso, feche o registro do equipo imediatamente.
O que fazer em caso de extravasamento?
Comunicar médico imediatamente à detecção do extravasamento.
Quanto tempo o Jelco pode ficar na veia?
Adultos: Cateter intravenoso (Jelco®) → 72-96 horas.
Recomenda-se a troca do cateter periférico em adultos em 72 horas quando confeccionado com teflon e 96 horas quando confeccionado com poliuretano; Crianças: trocar o cateter apenas se ocorrer complicação (ex: flebite).
O que vem a ser flebite?
A flebite é uma inflamação que ocorre na camada interna das veias mais superficiais das pernas. Esta condição acomete as mulheres com maior frequência e, dificilmente, ocorre nas veias dos membros superiores. Em alguns casos, a inflamação pode causar a formação de coágulos que afetam o fluxo do sangue.
Qual o tempo de duração do Jelco e do Scalp?
Relatam, ainda, que os dispositivos venosos periféricos, do tipo scalp e/ou jelco mantiveram-se pérvios, por um período de até 72 h, com irrigação intermitente em intervalos de 6/6 h ou 12/12 h, com um volume de 2 ml de água destilada, esterilizada ou solução heparinizada com 50UI/ml, na totalidade dos pacientes.
Quais os 5 sinais clínicos de flebite?
- Dor à palpação na região;
- Inchaço e vermelhidão local;
- Aumento da temperatura da pele na região afetada;
- Sensação de peso ou dormência no membro afetado;
- Veia sobressaltada, semelhantes a estrias vermelhas;
- Cordão endurecido debaixo da pele, que pode ser sentido ao apalpar;
- Febre, em alguns casos.
Como identificar uma flebite?
Os sinais típicos dos processos inflamatórios – dor, rubor (vermelhidão), calor e edema (inchaço) – são prevalentes nos casos de flebite e tromboflebite. A febre, quando ocorre, não costuma ser muito alta.
Qual a diferença de flebite e trombose?
Caso a flebite não seja tratada, pode ocorrer a formação de coágulos de sangue, que evoluem para a tromboflebite, uma trombose superficial que acomete as veias abaixo da pele. Por sua vez, a trombose é caracterizada pela formação de um trombo, causado pela coagulação de sangue.
O que não fazer durante a técnica de punção endovenosa?
Remover o protetor do dispositivo intravenoso e esticar a pele com a mão não dominante. Não tocar o local selecionado para a punção.
Quantas vezes pode fazer punção?
Quanto tempo dura o exame? A punção, isoladamente, não costuma levar mais do que 5 minutos. Mas, a fim de garantir que haja material adequado para análise, a punção pode ser repetida cerca de três vezes.
Quanto tempo pode ficar uma punção?
No Brasil, a ANVISA recomenda a permanência de um AVP até 96 horas(2), podendo ser estendido conforme as boas práticas da instituição e caso haja indicação clínica. O AVP pode ser removido, antecipadamente, na presença de alguma complicação(2,5), como flebite, extravasamento, infiltração ou acidentalmente.
O que devemos avaliar antes de realizar a punção venosa?
Antes da punção, realize a adequada higiene e paramentação das suas mãos. Em seguida, realize a assepsia do local a ser puncionado com clorexidina.
Qual foi a cidade que jesus nasceu?
Quanto custa o remedio zolgensma?