Quais as obras para contenção de taludes?

Perguntado por: Vicente Enzo Coelho  |  Última atualização: 23. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

As obras de contenção de talude podem ser realizadas em taludes naturais ou em escavações, utilizando as técnicas mais apropriadas oferecidas pela empresa, tais como: tirantes, drenagem, concreto projetado e chumbadores.

O que são obras de contenção?

Obras de contenção são estruturas que têm o objetivo de conter maciços de solo, água ou até mesmo rejeitos. Elas são dimensionadas para suportar pressões laterais e sobrecargas, evitando desta forma a ruptura dos maciços pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos.

São obras de estabilidade dos taludes com estrutura de contenção?

As obras de estabilidade dos taludes com estrutura de contenção incluem métodos e técnicas que visam a prevenção de deslizamentos e a movimentação de massas de solo ou rocha.

Quais os tipos de contenções de taludes?

Entre os mais tradicionais serviços voltados para essa contenção e estabilização de taludes estão:
  • Solo Grampeado/Agulhamento;
  • Cortina atirantada;
  • Reforço de solo com utilização de calda/nata de cimento;
  • Estabilização de maciços/solos.

Quais são os métodos de estabilização de taludes?

Os métodos de estabilização de um talude são compostos por dois tipos: obras sem estruturas de contenção (retaludamento, drenagem e proteção artificial) e obras com estruturas de contenção (muros de gravidade e cortinas atirantadas).

Video-Aula: Tipos de estruturas de contenção de taludes

33 questões relacionadas encontradas

Como fazer contenção de talude?

Quais as técnicas de contenção de encostas?
  1. Muros de pedra devem ser bem planejados e definidos, uma vez que não são flexíveis. Muros de Gabião são amplamente usados para a contenção de taludes e margens de córregos. ...
  2. Solo grampeado. ...
  3. Cortinas atirantadas. ...
  4. Estaca prancha ou estacas justapostas.

Como conter um talude?

Técnicas de contenção de encostas e taludes
  1. Muros de gravidade: Também conhecidos como muros de arrimo, sua principal característica é a utilização do próprio peso para assentar a estabilidade de um talude. ...
  2. Muro de pedra: ...
  3. Muro de gabião: ...
  4. Muro Crib-Wall: ...
  5. Muro de sacos com solo-cimento ensacado:

Quais os três tipos de contenção?

TIPOS DE CONTENÇÃO
  • Contenção Física (manual)
  • Contenção Química (medicamento)
  • Contenção Mecânica (faixas, camisa de força)
  • Escolta.
  • Isolamento.

Quais são os tipos de estruturas de contenção?

Os tipos de contenções utilizadas atualmente são:
  • · Solo grampeado.
  • · Terra armada.
  • · Muros de arrimo por gravidade.
  • · Muros de arrimo por flexão.
  • · Gabiões.
  • · Cortina atirantada.
  • · Crib-walls.
  • · Aterro reforçado.

Quais são os tipos de contenção que existe?

Tipos de contenção ortodôntica
  • Contenção ortodôntica fixa. A contenção fixa, assim como o nome sugere, é o modelo de contenção que é fixo. ...
  • Contenção móvel. A contenção móvel, assim como o nome sugere, é uma contenção removível, sendo assim, pode ser retirada e colocada a qualquer momento. ...
  • Contenção estética.

Quais são os tipos de muro de contenção?

Quais são os tipos de estruturas de contenção?
  • Muros de Alvenaria de Pedra (Secas ou Argamassadas) ...
  • Muro de Alvenaria de Pedra Seca. ...
  • Muro de Alvenaria de Pedra Argamassada. ...
  • Muros de Concreto Ciclópico ou Concreto Gravidade. ...
  • Muros de Gabião. ...
  • Muros de Saco de Solo-Cimento. ...
  • Muros de Flexão. ...
  • Muro de Flexão – Fundação Direta.

Como é feito um muro de contenção?

Uma das formas de construir um muro de contenção é por meio do uso de gabião, uma espécie de gaiola feita com arame e preenchida com pedras. Depois de cheias essas gaiolas são posicionadas sobrepostas lado a lado, formando muros e assumindo outras funcionalidades.

Qual a diferença entre o muro de arrimo e muro de contenção?

O muro de arrimo é um tipo de construção forte, capaz de conter forças, como barrancos, e equilibrar a pressão de um terreno. Trata-se de uma técnica que pensa na estabilidade que o muro pode proporcionar. Também conhecido como muro de contenção, sendo uma ferramenta de segurança em terrenos com inclinações.

Quais os dois tipos de contenção?

Tipos de contenção e suas funcionalidades
  • A contenção ortodôntica é um componente fundamental do tratamento ortodôntico, pois visa manter os dentes na posição correta após o uso de aparelhos.
  • De outro lado, seguem as contenções periodontais, que visam estabilizar dentes acometidos pela doença periodontal.

O que diz a NBR 11682?

NBR 11682: a estabilidade de encostas

Quando uma encosta fica instável pode ocorrer o deslizamento de terra, ou seja, um processo de vertente que envolve o desprendimento e o transporte de solo e/ou material rochoso encosta abaixo.

O que é considerado muro de arrimo?

O muro de arrimo é uma estrutura formada por uma parede vertical sobre a fundação, cumprindo um propósito de contenção. Geralmente utiliza-se em locais onde há um grande declive ou uma grande inclinação. Afinal, é mais provável que nesses locais haja uma grande movimentação de terra.

Qual a diferença entre talude e muro de arrimo?

O muro de arrimo é usado para superar os aclives ou declives, e tem a função de contenção. Diferentemente dos taludes, não precisa de uma grande área para ser edificado. Tanto a especificação, quanto a construção de um muro de arrimo dependem diretamente da resistência disponível do solo.

Qual é o melhor tipo de contenção?

Geralmente, a contenção fixa é indicada para os dentes inferiores, porque eles têm uma suscetibilidade maior para a recidiva. A contenção móvel, por sua vez, é mais utilizada nos dentes superiores. Vale ressaltar que todo paciente que faz o Tratamento Ortodôntico precisa utilizar algum tipo de contenção.

Quais os 2 tipos de muro de arrimo?

Podem ser construídos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais. Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.

Quando a contenção é indicada?

Em geral, a contenção é indicada obrigatoriamente para todos os pacientes que utilizaram o aparelho fixo. Muitas pessoas acreditam que o tratamento ortodôntico acaba com o aparelho fixo, o que não é verdade. O tratamento completo é dividido em duas etapas: o tratamento ativo e a fase de contenção.

Quais os materiais utilizados na técnica de contenção?

Lençóis, atadura, gaze acolchoada, compressas, algodão e esparadrapo. Loção ou creme hidratante, se necessário. 8 ABORDAGEM DO PACIENTE 8.1 Paciente fora do leito: Manter o paciente contido, sempre que possível, em companhia do acompanhante e sob supervisão da equipe de enfermagem.

Como é feita a contenção mecânica?

A contenção física se caracteriza pela imobilização do paciente por várias pessoas que o seguram firmemente no solo. Já a contenção mecânica se caracteriza pelo uso de faixas de couro ou tecido, em quatro ou cinco pontos, que fixam o paciente ao leito 3.

O que fazer para evitar deslizamento de talude?

Para evitar o deslizamento, a montagem das placas de grama armada deve ser feita no talude, de baixo para cima, fixando-as imediatamente com tela geossintética presa por grampos. A confecção dos grampos metálicos deve ser feita em aço comum utilizado na construção civil.

Qual a altura segura de um talude?

Distância mínima de 1,50 m entre as edificações e os pés/cristas de taludes com até 1,50 m de altura e distância mínima de 3,0m para as demais situações, ou conforme previsto pelo Município, o que for maior.

O que fazer para segurar o barranco?

Para que os tapetes de grama se fixem no barranco é preciso utilizar as chamadas estacas, que nada mais são do que gravetos cortados a uma altura de no máximo 20 cm que servirá de apoio até que a grama brote e gere raízes por conta própria.

Artigo anterior
Como são identificados os documentos públicos?
Artigo seguinte
Como fica a barriga depois da cirurgia de retirada do útero?