Quais as lesões periapicais crônicas mais comuns?
Perguntado por: Matheus Nelson Batista | Última atualização: 14. Februar 2022Pontuação: 4.9/5 (68 avaliações)
Dentre as lesões periapicais inflamatórias crônicas mais comuns, estão os granulomas periapicais (GPs), os cistos radiculares (CRs) e os cistos periapicais residuais (CPRs).
Quais os tipos de lesões periapicais?
Já LANGLAIS (1995) classifica as lesões periapicais em quatro grupos: pericementite apical aguda, abscesso apical agudo, pericementite apical crônica (granuloma apical e cisto radicular apical), abscesso fênix e osteíte condensante apical.
O que é uma lesão periapical?
Lesão apical ou periapical ocorre na região do ápice do dente , ou seja , na ponta da raiz . Caracteriza-se no Rx como uma região escurecida, geralmente de forma arredondada que significa perda de estrutura óssea . O tratamento de canal ou retratamento é indicado na maioria dos casos .
O que é lesões periapicais crônicas?
O termo lesão periapical crônica geralmente é utilizado para identificar lesões inflamatórias crônicas nos tecidos que circundam e se relacionam diretamente com o ápice dentário. Às vezes empregase o termo periapicopatia crônica como sinônimo de lesão periapical crônica.
Como tratar lesão periapical?
Tratamento: Tratamento do canal radicular e em seguida realizar a proservação. Se ocorrer regreção da lesão, a cura foi obtida, caso contrário, realiza-se cirurgia apical para a remoção do cisto.
Aspectos radiográficos das doenças da polpa e do periápice
O que é uma lesão cariosa?
A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.
Como tratar um granuloma periapical?
De acordo com a lesão periapical do tipo granuloma, é a realizado o tratamento Endodôntico em primeira escolha. A partir desse tratamento, o canal preparado é preenchido com medicações do tipo Hidróxido de Cálcio que irá irradiar os agentes agressores, sendo eles bactérias presentes no sistema radicular infectado.
Qual o tratamento para periodontite apical crônica?
O tratamento baseia-se na eliminação da causa, ou seja, para a periodontite apical, de origem bacteriana, baseia-se na instrumentação do sistema de canais radiculares, irrigação e medicação intra-canal, seguidas pela obturação em consulta eletiva subsequente.
O que é periodontite apical crônica?
A periodontite apical crônica (PAC) é uma doença com progressão lenta e geralmente assintomática- nos tecidos que envolve o ápice dentário¹. A prin- cipal causa dessa patologia é a presença de bac- térias que infectam o tecido pulpar levando este à necrose.
Para que serve a endodontia?
Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.
O que é uma lesão no dente?
INTRODUÇÃO: A perda da superfície dos dentes ou lesão não cariosa, é um processo fisiológico que ocorre com o decorrer do envelhecimento, mas pode ser considerado patológico quando o grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dentária.
Quais são as doenças periapicais e suas características clínicas e radiográficas?
De acordo com o exame clínico e radiográfico, as lesões periapicais podem ser classificadas em: Pericementite Apical; Abscesso Periapical; Granuloma Periapical; Cisto Periapical e Osteíte Condensante.
Estão entre bactérias encontradas em lesões periapicais?
As bactérias anaeróbias estritas presentes nas lesões periapicais, como Fusobacterium nucleatum, contribuem para a persistência da sintomatologia, bem como a predominância de bactérias Gram-positivas anaeróbias estritas tem influência sobre o prognóstico da terapia7.
O que são alterações periapicais?
O periápice do dente está sujeito a várias alterações inflamatórias e infecciosas que podem causar quadros álgicos, abscessos e outros processos.
Qual é a principal característica de uma lesão periapical de origem endodôntica?
Qual é a principal característica de uma lesão periapical de origem endodôntica? A radiolucidez permanece no ápice do dente sob diferentes angulações.
O que causa periodontite apical?
O que causa a periodontite apical? Normalmente, a periodontite apical ocorre em conjunto com outro problema dentário. A inflamação pode ocorrer, por exemplo, quando o paciente apresenta uma cárie não tratada. Em alguns casos, a periodontite apical pode se desenvolver se a polpa do dente infeccionar ou morrer.
O que é periodontite apical aguda?
A periodontite apical aguda é uma condição patológica de origem microbiana, que acomete, inicialmente, o tecido pulpar, e, a partir da progressão dos micro-organismos, acaba atingindo a região periapical.
Como é formada a periodontite?
Como surge a periodontite
Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai.
O que é doença periodontal quais são suas complicações?
A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.
O que é abscesso periapical com fístula?
Um abscesso periapical consiste em um acúmulo de pus na raiz de um dente, resultante de uma infecção, na maioria das vezes, que se propagou do dente aos tecidos circundantes.
O que é Pericementite na odontologia?
Resumo: A pericementite apical aguda é uma inflamação aguda dos tecidos situados ao redor do ápice radicular de um dente, sendo uma das seqüelas das alterações pulpares e, posterior necrose pulpar.
O que é granuloma piogênico na boca?
O granuloma piogênico (GP) é uma lesão comum da cavidade bucal, altamente vascularizada, considerada uma resposta exagerada a um irritante local ou trauma. Em pacientes periodontais, este fator irritante pode ser representado pela placa ou cálculo.
O que é um dente necrosado?
A necrose pulpar é um tipo específico de necrose ou morte da polpa dentária. Refere-se a um conjunto de alterações morfofisiológicas que levam à morte celular da polpa dentária, ou seja, é a falência de todo o sistema vascular e nervoso que garante a vitalidade ao dente.
O que é um cisto periapical?
O cisto periapical é a lesão considerada mais frequentemente encontrada nos maxilares, como local de predileção a região anterior da maxila. É um cisto do tipo inflamatório.
Como classificar a cárie?
...
Determinação da profundidade da cárie
- Incipiente. Esse tipo de cárie penetra parcialmente no esmalte do dente.
- Moderada. ...
- Avançada. ...
- Profunda.
O que é um raio?
Qual plano cobre mamoplastia redutora?