Quais as indicações para a utilização da esterilização por óxido de etileno e suas desvantagens?

Perguntado por: Ivan Mendes Faria  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

Para que a esterilização de materiais hospitalares por óxido de etileno seja feita, é preciso que haja a presença de vapor de água. Além disso, é necessário considerar alguns parâmetros, como tempo de exposição, temperatura, umidade relativa, concentração do gás e aeração.

Quais as vantagens e desvantagens da esterilização por óxido de etileno?

Organismos como esporos bacterianos, leveduras e fungos são resistentes ao método. A radiação pode ser utilizada em materiais termossensíveis e permite a esterilização dos utensílios já embalados. A desvantagem é que o processo apresenta alto custo e exige mão de obra especializada.

Quais as vantagens e desvantagens da esterilização por vapor a baixa temperatura e formaldeído?

A utilização do vapor a baixa temperatura e formaldeído considerado em alguns aspectos vantajoso quando comparado com o processo de óxido de etileno, por ser facilmente detectado no ambiente, oferece mais segurança para os operadores, além de oferecer vantagens econômicas, permitir utilização imediata dos materiais ...

Como é feita a esterilização com óxido de etileno?

A esterilização em óxido de etileno é feita em uma autoclave específica, também chamada de câmara de óxido de etileno. Os materiais a serem esterilizados vão nesta câmara e o tipo de ciclo depende da classificação do material.

Quando é indicado o uso de esterilização química?

Métodos químicos de esterilização

É indicada para artigos críticos e termossensíveis, ou seja, aqueles que não resistem às altas temperaturas dos processos físicos.

O que é esterilização por Óxido de Etileno (ETO)? | Bioxxi

32 questões relacionadas encontradas

Em quais situações se recomenda a esterilização de materiais?

Em qual(is) situação(ões) se recomenda a esterilização de materiais? I. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque são introduzidos diretamente em tecidos normalmente estéreis.

Como se apresenta uma esterilização química?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

O que pode ser esterilizado em óxido de etileno?

O óxido de etileno é altamente eficaz pela sua penetração, difusibilidade e pela capacidade de atuar em baixa temperatura, podendo esterilizar artigos médico-hospitalares termossensíveis, estreitos ou longos, compostos por qualquer matéria-prima.

Como é feita a esterilização de materiais Odontologicos?

Na Odontologia, o processo de esterilização indicado é por meio da autoclave. Atente-se sempre para as recomendações de uso do manual do equipamento fornecido pelo fabricante.

Qual o mecanismo de ação do óxido de etileno?

A tecnologia de esterilização por Óxido de Etileno é destinada aos materiais termossensíveis utilizados na assistência à saúde. O mecanismo de ação desta tecnologia é a alquilação de proteínas, ácidos nucleicos, peptídeos, aminoácidos e enzimas das células microbianas.

Qual a desvantagem do formaldeído?

Desvantagens. Perde atividade com a presença de matéria orgânica; Possui odor forte e irritante; Deixa resíduos tóxicos em equipamentos.

Para que serve o formaldeído?

O formaldeído é um gás, composto orgânico volátil (VOC) e normalmente utilizado em solução aquosa a cerca de 37%, sendo também conhecido como formol ou formalina. Ele serve para impedir o crescimento de microrganismos em diversos produtos, portanto possui ação conservante.

Quando é indicado o uso de formaldeído?

Ele serve para impedir o crescimento de micro-organismos em diversos produtos, portanto possui ação conservante. Em temperatura ambiente, o formaldeído é um gás incolor que evapora com facilidade.

Quais as vantagens e desvantagens da esterilização?

Vantagens: Rapidez, eficiência, baixa temperatura. Desvantagens: Custo alto do equipamento e processo, incompatibilidade de embalagens.

Quais as vantagens e desvantagens do uso de Eto?

Vantagens
  • Grande poder de penetração e difusibilidade – para artigos estreitos, longos, delicados e porosos.
  • Solúvel em água.
  • Eficácia em baixas temperaturas – para artigos termossensíveis.
  • Compatível que a maioria dos polímeros plásticos.

Quais as vantagens da CME?

A CME centralizada apresenta inúmeras vantagens, das quais podem-se destacar: a eficiência, a economia e a maior segurança para a equipe e para os clientes (2).

Como é o processo de esterilização de material cirúrgico?

Os métodos químicos líquidos utilizam glutaraldeído, peróxido de hidrogênio, formaldeído ou ácido peracético. Já a esterilização de material cirúrgico pela forma gasosa utiliza o óxido de etileno. Essa técnica, que inclusive é a utilizada pela OXETIL FGF, tem uma grande vantagem.

Como é feita a esterilização de materiais cirúrgicos?

A esterilização química é feita a partir de glutaradeído, formaldeído, óxido de etileno, peróxido de hidrogênio, ácido peracético e plasma de peróxido de hidrogênio. A esterilização física, por sua vez, é obtida pelo uso de autoclave, vapor saturado sob pressão, calor seco e radiação ionizante.

Como esterilizar materiais?

Para uma efetiva esterilização dos materiais, a estufa deve ser mantida fechada ininterruptamente durante 60 minutos com a temperatura a 170° C, ou 120 minutos com a temperatura a 160° C, ou seja, a porta NÃO deve ser aberta neste período. Todos os materiais devem ser esterilizados dentro de recipientes metálicos.

É proibido a esterilização de artigos termossensíveis por óxido de etileno?

É proibido a esterilização de artigos termossensíveis por óxido de etileno (ETO). Os artigos esterilizados por vapor à baixa temperatura e formaldeído gasoso não necessitam de limpeza prévia. Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para a saúde.

O que é esterilização em autoclave?

Autoclave é um aparelho que esteriliza materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão (que pode variar de grau, de acordo com o tipo de material). Porém, os diferentes itens demandam diferentes tipos de esterilização. ...

O que é esterilização a vapor?

É o processo utilizado por meio de equipamento denominado autoclave, para tornar o material isento de toda forma viável de microorganismos, utilizando três parâmetros essenciais: tempo, temperatura/pressão e qualidade de vapor para obtenção de resultado.

O que é esterilização química?

A esterilização por agentes químicos é bastante utilizada no ambiente hospitalar, principalmente porque permite a esterilização de materiais que não suportam as altas temperaturas empregadas nos processos a vapor e calor seco.

Quais são as etapas do processo de esterilização?

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.

Como escrever esterilizar?

Significado de Esterilizar

verbo transitivo direto e pronominal Fazer com que fique estéril ou infértil; tornar improdutivo ou incapaz de procriar: esterilizar o solo; esterilizou a gata.

Artigo anterior
O que significa tipologia na arquitetura?
Artigo seguinte
Qual o valor de um salário mínimo nos Estados Unidos?