O que são os polímeros de adição e condensação?

Perguntado por: Isaac Wilson Pereira  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (14 avaliações)

Polímeros de adição: formados a partir de um único monômero, através de uma reação de adição. ... Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água.

O que é um polímero de adição?

Polímeros (macromoléculas) de adição 1,4 são borrachas produzidas à partir de uma reação orgânica de adição em alcadienos, obrigatoriamente conjugados (apresentam uma ligação simples entre as duas ligações duplas).

O que é um polímero de condensação?

Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero.

O que é polímeros de adição e exemplos?

Polímeros de adição são aqueles formados por meio da quebra de ligações dos alcenos, por reações de adição. São exemplos de polímeros de adição: politetrafluoretileno (teflon); policianeto de vinila (poliacrilonitrila); poliacetato devinila (PVA), polieritreno (borracha sintética), etc.

Quais são os polímeros de condensação?

Os polímeros de condensação, também denominados polímeros de eliminação, são aqueles em que seus monômeros iguais ou diferentes se unem com a eliminação simultânea de moléculas de água ou outras pequenas moléculas de compostos que não farão parte do polímero.

Polímeros: definição e classificação [Módulo 27 - Aula 01]

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de polímeros?

Tipos de polímeros
  • Polímeros naturais. Os polímeros naturais são todos aqueles encontrados na natureza. ...
  • Polímeros sintéticos. ...
  • Polímeros de adição. ...
  • Polímeros de condensação. ...
  • Polímeros de rearranjo. ...
  • Polímeros biodegradáveis.

Por que o PET é um poliéster polímero de condensação?

Os poliésteres são polímeros de condensação, porque reagem monômeros diferentes com a eliminação de moléculas de água. Para a produção de um poliéster é imprescindível a reação entre um ácido e um álcool, ou um diácido e um diálcool ou ainda um poliácido e um poliálcool.

Qual dos materiais é um polímero de adição?

A estrutura mais simples dos polímeros de adição é a do polietileno. Imagine só as cadeias carbônicas mais complexas, quão extensas devem ser suas estruturas. Mas apesar de ser estruturalmente pequeno, o polietileno representa enorme importância para a indústria, é utilizado constantemente na obtenção de embalagens.

Onde são usados os polímeros de adição?

É usado na fabricação de copos, xícaras, pratos, seringas, etc. Além disso, ao ser submetido a substâncias que originam gases, ele incha e produz o isopor. É usado principalmente na fabricação de tubos para encanamento, sapatos, plásticos, filmes de embalagens, etc.

Quais as características dos polímeros de adição?

Esses compostos recebem esse nome porque eles são macromoléculas, ou moléculas gigantes, formados por meio de reações de polimerização em que se unem vários monômeros (moléculas). ... Isso significa que todo monômero usado na formação de polímeros de adição deve possuir obrigatoriamente ligações duplas entre carbonos.

O que é polímero e monômero?

Monômero: molécula constituída por um único mero. Polímero: macromolécula constituída por vários meros. Polimerização: reações químicas intermoleculares pelas quais os monômeros são ligados na forma de meros à estrutura molecular da cadeia.

Como os polímeros podem ser classificados?

Classificação quanto ao comportamento mecânico: Os polímeros podem ser classificados em: Plásticos (material sólido em temperatura ambiente), Elastômeros (material que em temperatura ambiente, com aplicação de deformação possui a característica de retornar ao seu estado original) ou Fibras (termoplásticos que possuem ...

O que é uma reação de condensação da água?

A reação de condensação é uma reação química em que duas moléculas se combinam para formar uma única molécula, descartando outra molécula menor durante o processo.

O que é polimerizada?

[ Química ] União de várias moléculas idênticas para formar uma nova molécula maior.

O que é polímeros vinílicos?

São polímeros obtidos pela adição de um único monômero. ... Polímeros vinílicos – o monômero está relacionado com o grupo vinila (CH2=CH-). Exemplos. polietileno, polipropileno, cloreto de polivinila e poliestireno.

Quando ocorre a polimerização?

Ocorre pela condensação sequencial de grupos funcionais presentes nos monômeros, formando através das ligações sucessivas o aumento de tamanho das moléculas até que as mesmas formem uma cadeia polimérica (alta massa molar), esse aumento ocorre no decorrer do tempo da reação.

Qual a importância dos polímeros na sociedade atual?

Os polímeros possuem grande importância no cotidiano das pessoas, uma vez que possibilitaram o desenvolvimento de novos materiais com características químicas e físicas inovadoras, como por exemplo o poliacetato de vinila, utilizado em revestimentos; o nylon, usado em fibras, roupas e carpetes; o PVC, utilizado nas ...

Para que serve a polimerização?

Polimerização é o nome do processo químico que resulta na formação de macromoléculas (moléculas grandes) denominadas de polímeros, mediante a combinação de moléculas menores, os monômeros.

Como é feita a identificação de polímeros no cotidiano?

Os polímeros podem ser identificados por meio de diversas técnicas, desde testes mais simples como teste de chama e mesmo análise visual e sensitiva como por meio de técnicas mais sofisticadas como por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear e por meio de difração de raio-X.

São exemplos de polímeros?

Exemplos: baquelite, náilon ou poliamida, kevlar, poliéster (PET, dácron ou terilene), silicones e policarbonato. - Polímeros de rearranjo: Nesse caso, um ou mais monômeros sofrem rearranjo em suas estruturas à medida que ocorre a reação de polimerização. Um exemplo é o poliuretano.

O que são materiais poliméricos?

Os polímeros são macromoléculas compostas por muitas unidades de repetição denominadas meros, ligadas por ligações covalentes. ... Polietileno, polipropileno e o policloreto de vinila, polímeros muito comuns no dia a dia são exemplos de polímeros advindos de fonte não renovável.

O que é um material plástico?

Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros. ... O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plástico.

O que é polímero PET?

O polímero PET (quimicamente conhecido como tereftalato de polietileno) é um poliéster com densidade relativamente alta fabricado pela Ensinger em semiacabados padrão para usinagem. ... A Ensinger não fabrica o material PET usado principalmente em garrafas ou embalagens.

O que significa PET em química?

Química. PET, como é conhecido o polímero Polietilenotereftalato, chegou para revolucionar o mundo dos tecidos e embalagens. ... O PET teve sua descoberta em 1941 pelos químicos Rex Whinfield e James Dickson.

Qual a função orgânica do PET?

Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.

Artigo anterior
Qual melhor lente para fotografar na praia?
Artigo seguinte
Qual o melhor porcelanato que não risca?