Quais as indicações da DLM?

Perguntado por: Luís Xavier de Campos  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Entre as indicações da DLM facial estão: edemas e linfedemas, acne e rosácea, lipoesclerose, envelhecimento cutâneo, queimaduras e enxertos de pele, contratura e tensão muscular, cefaleias e nevralgias, tratamento pré e pós-cirurgia plástica, tratamento coadjuvante de cicatriz hipertrófica e queloideana, enfermidades ...

Quais indicações e Contra-indicações para DLM?

Indicações e contraindicações para a Drenagem Linfática

Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.

Quais as principais indicações da drenagem linfática?

Assim, a drenagem linfática é indicada nos seguinte casos:
  • Durante a gravidez;
  • Após cirurgia plástica;
  • Após o tratamento do câncer para combater o linfedema;
  • Lesões e traumatismos nos músculos, tendões ou articulações;
  • Durante o período menstrual;
  • Após qualquer cirurgia;
  • Em caso de celulite;

Quais são as indicações e Contra-indicações da drenagem linfática?

As sessões de drenagem linfática são contraindicadas nos seguintes casos: pessoas com câncer, tumores malignos, tuberculose, infecções e processos inflamatórios agudos, edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas não controladas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva, ...

Qual a principal função da DLM?

A drenagem linfática manual drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, desta forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. Ela é também responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular.

Contraindicações e cuidados na drenagem linfática manual⚠

28 questões relacionadas encontradas

O que é a DLM?

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica que utiliza de movimentos suaves, lentos, rítmicos e superficiais para movimentar a linfa, um líquido que ajuda a limpar o nosso corpo de resíduos celulares e de organismos infecciosos.

Quais são as principais funções do sistema linfático?

O sistema linfático apresenta funções primordiais para o funcionamento do corpo, podendo destacar-se: Retorno para a corrente sanguínea de substâncias importantes que saíram dos capilares e encontravam-se no tecido circundante. Absorção de lipídios a partir do intestino para a linfa intestinal. Defesa do organismo.

Qual é a contra indicação?

Contra-Indicação:

Contra-indicações são condições ou situações que podem impedir-nos de tomar um medicamento com segurança. Serão geralmente condições que já conhece sobre si próprio e das quais deve informar o médico ou outro profissional de saúde antes de tomar uma medicação que lhe seja recomendada.

São indicações de drenagem linfática Corporal exceto?

As indicações clássicas da drenagem linfática são, EXCETO: edemas e linfedemas.

Quais os riscos da drenagem linfática manual?

Apesar de todas as vantagens, a drenagem não é para todo mundo – quem tem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não deve fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo.

Para quem é indicado a drenagem linfática?

A drenagem linfática corporal é indicada para quem tem: Retenção de líquidos/edema. Circulação sanguínea de retorno comprometida. Edema gestacional e tensão pré-menstrual.

Quais os benefícios da drenagem linfática?

Benefícios da drenagem linfática
  • Ajuda a combater e a evitar o inchaço e a retenção de líquidos;
  • Evita a formação de celulites;
  • Elimina as toxinas do corpo;
  • Colabora no processo de cicatrização de lesões e na recuperação de cirurgias plásticas;
  • Melhora a circulação sanguínea, a venosa e a linfática;

Qual a indicação da drenagem linfática manual em um tratamento estético?

- Na área de estética, a Drenagem Linfática Manual pode ser utilizada no combate a acne, varizes, rejuvenescimento facial, edema de pálpebras, retenção hídrica, hematomas, celulite, entre outros. - Favorece a regeneração dos tecidos pela eliminação do edema intersticial e favorece a microcirculação.

Quem não pode fazer drenagem facial?

No entanto, essa massagem facial deve ser realizada com muita cautela em caso de câncer e não deve ser realizada em caso de acne severa com graus 3 ou 4 e quando existem feridas abertas no rosto, devido ao risco de poderem infeccionar. Veja os passos necessários para fazer a drenagem linfática no corpo.

Em quais casos a massagem não é recomendada?

Nos casos de febres infecciosas, hemorragias, descalcificações graves (osteoporose severa), flebite, trombose, fraturas (antes de solidificadas), câncer, feridas abertas, queimaduras recentes e doenças mentais graves (o doente mental pode ter uma crise e atacar o terapeuta), a massagem estará contraindicada.

Quais são as manobras da drenagem linfática?

Manobras básicas da drenagem linfática: técnica de Vodder
  • Círculos fixos. ...
  • Movimentos de bombeamentos. ...
  • Movimentos de doador. ...
  • Movimento giratório ou de rotação. ...
  • Drenagem dos linfonodos. ...
  • Movimentos circulares com os dedos. ...
  • Movimentos circulares com o polegar. ...
  • Movimentos combinados.

O que é efeito idiossincrasia?

Idiossincrasia: esse efeito, de ocorrência mais rara, está relacionado com a sensibilidade anormal, peculiar a alguns indivíduos a certos medicamentos. Essa sensibilidade anormal está geralmente relacionada a defeitos enzimáticos e é hereditária.

Como se escreve contra indicação na nova ortografia?

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contraindicar. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-indicar. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contraindicar.

Qual a contra indicação de melatonina?

Embora seja uma substância geralmente bem tolerada, a melatonina não deve ser utilizada durante a gravidez e a amamentação ou em pessoas com alergia a qualquer um dos componentes dos comprimidos.

Quais são os componentes do sistema linfático?

O Sistema Linfático
  • Linfonodos. Os linfonodos são órgãos, do tamanho de feijões, constituídos principalmente de linfócitos e encontrados por todo o corpo (tórax, abdome e pelve). ...
  • Baço. ...
  • Medula óssea. ...
  • Timo. ...
  • Adenoides e amígdalas. ...
  • Trato digestivo.

Quais são os órgãos que fazem parte do sistema linfático?

As principais estruturas que participam da resposta imunitária são os órgãos linfáticos: timo, baço, lifonodos e nódulos linfáticos.

Quais são as partes do sistema linfático?

O sistema linfático é constituído por um tecido conjuntivo denominado linfático, rico em células reticulares e de defesa (linfócitos, plasmócitos e macrófagos), as quais protegem nosso organismo contra agentes patogênicos e atuam na destruição de células alteradas e de células sanguíneas envelhecidas.

Como é realizada a drenagem linfática manual?

Para que seja eficiente, a drenagem linfática deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático. Quando feita de forma manual, os movimentos são leves, com pressão em bracelete. Cada região do corpo pede movimentos diferentes, sempre terminando em algum gânglio linfático.

Como se faz drenagem linfática nas pernas?

A seguir deve:
  1. Posicionar as mãos em forma de bracelete sobre a coxa e fazer deslizamentos do meio da coxa até os gânglios, de 5-10 vezes e depois da região mais próxima do joelho, até a região inguinal, de 5-10 vezes;
  2. A região interna da coxa deve ser drenada em direção aos genitais;

Quais os efeitos da drenagem linfática manual?

Os efeitos da drenagem linfática manual são: aumento da velocidade da linfa transportada, aumento da oxigenação e nutrição das células, aumento da diurese, produção de resposta imune específica e desintoxicação dos tecidos1.

Artigo anterior
Quando o MEI vira me?
Artigo seguinte
Porque Diane 35 não é anticoncepcional?