Quais as garantias das debêntures?

Perguntado por: Cláudio Cunha de Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)

A garantia faz com que o debenturista receba o pagamento da dívida que a companhia contraiu A Debênture poderá ter as seguintes garantias: (i) garantia real (hipoteca de um imóvel); (ii) garantia flutuante - privilégio geral sobre o ativo da companhia – preferência sobre os credores quirografários em caso de falência ...

Quanto às garantias As debêntures podem ser classificadas em?

1 DEBÊNTURES PODEM SER CLASSIFICADAS: Garantia:

Pode ser real ou flutuante Do contrário: quirografárias ou subordinadas.

Quais são as vantagens e desvantagens das debêntures?

VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS DEBÊNTURES
  • Isenção do imposto de renda: válido apenas para as debêntures incentivadas.
  • Rentabilidade pode ser atrativa: especialmente quando comparado a outros ativos de renda fixa.
  • Diversificação: uma alternativa para diversificar a carteira de investimentos.

Quais são os direitos e as remunerações oferecidas pelas debêntures?

A debênture é um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração do emissor (geralmente juros) e periodicamente ou quando do vencimento do título receberá de volta o valor investido (principal).

Quem fiscaliza as debêntures?

A Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas - S.A.) é o texto básico que regula a emissão de debêntures, aplicando-se, outrossim, as normas regulamentares editadas pelo Conselho Monetário Nacional, Comissão de Valores Mobiliários - CVM e Banco Central do Brasil.

22 Garantias das debêntures

41 questões relacionadas encontradas

Quem a CVM supervisiona?

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem a finalidade de disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, aplicando punições àqueles que descumprem as regras estabelecidas.

Quem é o agente fiduciário dos debenturistas?

O agente fiduciário representa a comunhão e os interesses dos investidores (debenturistas). Atuando como um gatekeeper dos investidores, defende os interesses dos debenturistas, acompanhando todas as obrigações estabelecidas na escritura de emissão e eventualmente cobrando o emissor.

Como funciona a remuneração de debêntures?

Debênture com remuneração híbrida: o título combina uma taxa de juros prefixada com um indicador pós-fixado, como a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). Dessa forma, o investidor garante uma rentabilidade real frente ao índice inflacionário.

Como é remunerado os debenturistas?

Os debenturistas são credores da Companhia e são remunerados pelo investimento (juros fixos ou variáveis, participação no lucro da companhia, prêmio etc.), nas condições e prazos definidos na Escritura, além da quantia relativa ao valor investido, que pode ser recebida no vencimento, ou antes, mediante amortização do ...

Como funciona o pagamento de debêntures?

Funciona como um empréstimo feito para que as companhias consigam realizar os seus planos. Assim, as Debêntures são valores mobiliários que representam a dívida de médio ou longo prazo da companhia. Logo, quem detém o título assegura o direito de crédito que deve ser pago pela empresa emissora.

Quais as vantagens do debêntures?

Algumas vantagens são bastante significativas para quem está pensando em investir em debêntures incentivadas.
  • Isenção do Imposto de Renda. ...
  • Maior retorno. ...
  • Diversidade de ganhos. ...
  • Risco de crédito. ...
  • Prazos longos. ...
  • Oscilações.

Quais as vantagens de investir em debêntures?

Uma das principais vantagens de investir em debêntures é a diversidade de títulos disponíveis, com vencimentos, rendimentos, garantias e emissores variados. Como esse é um investimento com menos segurança na renda fixa, também pode oferecer rendimentos mais atrativos.

Qual a principal vantagem para a empresa que emite debêntures?

Outra vantagem de emitir debêntures são as taxas que serão pagas aos investidores. Pode ser muito mais vantajoso do que ter de arcar com as altas taxas dos grandes bancos. ... Esse valor é dividido em uma quantidade de debêntures a serem distribuídas pelos agentes financeiros como corretoras de valores mobiliários.

Como são classificadas as debêntures?

As debêntures normalmente são títulos de longo prazo, classificáveis no exigível a longo prazo até se converterem em curto prazo, quando então são classificadas no passivo circulante segundo os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

Quanto à forma de emissão As debêntures são classificadas em?

Existem duas formas para emissões: nominativas ou escriturais.

Quais são os tipos de debêntures?

Quais são os 7 tipos de debêntures disponíveis?
  • Debêntures comuns. Primeiro, vale conhecer a opção mais tradicional: a debênture comum. ...
  • Debêntures incentivadas. ...
  • Debêntures conversíveis. ...
  • Debêntures simples. ...
  • Debêntures permutáveis. ...
  • Debêntures perpétuas. ...
  • Debêntures participativas.

Quanto rende uma debênture?

Já as debêntures comuns seguem a Tabela Regressiva do Imposto de Renda, que funciona da seguinte maneira: de 0 a 180 dias você pagará uma alíquota de 22,5% sobre o rendimento; de 181 a 360 dias, 20%; de 361 a 720 dias 17,6%

O que é prêmio de debêntures?

Prêmio na emissão de debêntures ou de outros títulos e valores mobiliários é o valor recebido que supera o de resgate desses títulos na data do próprio recebimento ou o valor formalmente atribuído aos valores mobiliários.

Onde investir em debêntures?

O investimento em debêntures pode ser feito por meio da compra dos títulos ou por meio de um fundo de investimentos. Em ambos os casos, é preciso ter uma conta em corretora de valores para poder fazer o investimento. Com as debêntures você poderá ter liquidez e taxas competitivas nos seus investimentos.

Como ser agente fiduciário?

O Agente Fiduciário é a instituição ou agente financeiro que tem como objetivo proteger os direitos das pessoas que investem em debêntures. Para atuar como Agente Fiduciário é necessário seguir regras específicas e sempre priorizar o interesse dos investidores, e não das instituições que emitem as debêntures.

O que é um administrador fiduciário?

A administração fiduciária compreende as atividades relacionadas, direta ou indiretamente, ao funcionamento e manutenção de uma carteira de valores mobiliários como a contratação e supervisão diligente de prestadores de serviço.

O que é regime fiduciário?

É o regime instituído sobre créditos imobiliários, unilateralmente pela companhia securitizadora. Por esse regime, os créditos são excluídos do patrimônio comum da companhia, passando a constituir patrimônio separado e não sendo alcançados no caso de falência da securitizadora.

Quem fiscaliza as corretoras de valores mobiliários?

As corretoras e as distribuidoras devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. São supervisionadas tanto pelo Banco Central quanto pela Comissão de Valores Mobiliários.

Quem fiscaliza o mercado financeiro?

Compete ao Banco Central do Brasil (BCB) garantir o cumprimento das normas do CMN. O BC monitora e fiscaliza o sistema financeiro e executa as políticas monetária, cambial e de crédito.

Artigo anterior
Quando o locador não devolve caução?
Artigo seguinte
Quais são os direitos do curador?