Quais as formas farmacêuticas que você mais utiliza no seu Dia-a-dia?

Perguntado por: Joana Soraia Rodrigues  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

Comprimido, cápsula, pastilhas, drágeas, pós para reconstituição, gotas, xarope, solução oral, suspensão.

O que é forma farmacêutica Cite 5 Exemplos?

As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.

Quais são as principais formas farmacêuticas utilizadas na terapêutica?

Quais são as formas farmacêuticas mais comuns de medicações? As formas sólidas podem ser divididas, entre outras, em comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos. As formas líquidas principais são soluções, xaropes e extratos fluidos.

Quais as formas farmacêuticas de uso interno e externo?

As formas farmacêuticas sólidas podem ser classificadas em cápsulas, drágeas, comprimidos, grânulos, supositórios e pós. As cápsulas são formas compostas por um envoltório comestível, que normalmente é à base de gelatina. Dentro desse envoltório, está princípio ativo. As cápsulas são administradas por via oral.

Quais as fórmulas farmacêuticas?

Formas farmacêuticas
  • Comprimidos;
  • Cápsulas;
  • Drágeas;
  • Pílulas;
  • Soluções;
  • Suspensão;
  • Emulsão;
  • Óvulos;

Conheça as Formas Farmacêuticas

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de medicamentos no mercado?

O mercado farmacêutico do país conta com três categorias de medicamentos: os remédios de marca, os genéricos e os similares.

Qual forma farmacêutica age mais rápido?

Sabemos, por exemplo, que uma injeção é sempre incômoda e muitas vezes dolorosa. No entanto, seu efeito é mais rápido.

Quais as formas farmacêuticas e suas diferentes vias de medicação?

As formas farmacêuticas podem ser sólidas, semissólidas, líquidas ou gasosas. Podem ser classificadas também pela via de administração do medicamento sendo parenteral, oral, oftálmica, retal, vaginal, cutânea, pulmonar, nasal, sublingual, entre outras.

Quais são as classificações dos medicamentos?

A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.

Quais são os medicamentos sólidos?

Os medicamentos disponíveis na forma sólida são divididos em comprimidos, drágeas, pós, granulados, cápsulas, pílulas, supositórios e óvulos. Os medicamentos na forma líquida são as soluções, os xaropes, os elixires, as suspensões, as emulsões e os injetáveis.

O que é a classe terapêutica do medicamento?

Um medicamento pode ser classificado pela função química do princípio ativo ou pelo modo como é usado para tratar uma condição particular. Cada droga pode ser classificada em uma ou mais classes terapêuticas.

Quais são as principais vias de administração de medicamentos?

Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:
  • Oral;
  • Parental;
  • Subcutânea;
  • Nasal;
  • Retal;
  • Intra-vesical;
  • Nebulização;
  • Ocular;

O que é um fármaco?

A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte.

O que é um produto farmacêutico?

São aqueles produzidos de forma artesanal na própria farmácia, ou seja, o farmacêutico identifica a substância prescrita pelo médico, verifica a forma farmacêutica, a concentração da substância e a quantidade a ser formulada. Note que a forma de prescrição é bem parecida com a dos genéricos.

O que é uma forma farmacêutica semi sólida?

As formas farmacêuticas semi-sólidas são representadas principalmente pelas pomadas, cremes e géis, os quais são destinados principalmente para aplicação tópica. Elas podem ser aplicadas sobre a pele, na superfície do olho ou, ainda, utilizadas por via nasal, vaginal ou retal.

Como são classificados os medicamentos quanto à origem?

Natural: medicamentos de origem natural. Ex: Mel, Própolis. Vegetal: medicamentos extraídos de plantas. Ex: Berinjela, utilizada para emagrecimento.

Quantas vias de administração de medicamentos existem?

A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral. Para cada uma, existem critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente.

Qual a diferença da via enteral e parenteral?

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

Qual a forma farmacêutica de absorção rápida?

Via sublingual

É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.

Qual age mais rápido cápsula ou comprimido?

Os medicamentos em cápsulas contendo líquido tendem a ser absorvidos mais rapidamente do que aqueles em cápsulas contendo partículas sólidas.

Qual tipo de remédio faz efeito mais rápido comprimido ou líquido?

Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo nosso organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.

Quantos tipos de remédios existem?

No Brasil, por determinação de lei, existem três classes de medicamentos, referência, genéricos e similares.

Quais os tipos de medicamentos e suas diferenças?

A principal diferença entre eles está relacionada ao formato e tamanho do produto. Então um medicamento de referência em comprimido, pode ter um similar líquido, por exemplo. De acordo com a regulamentação da ANVISA, os medicamentos similares não podem ser substituídos pelos de referência quando prescritos pelo médico.

Artigo anterior
O que são recursos naturais e qual a sua importância?
Artigo seguinte
Qual ninja sabe mais jutsus?