Quais as doenças que causam pneumonia?

Perguntado por: José Márcio Amaral de Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

Doenças pulmonares como asma e DPOC, doenças cardíacas, refluxo gastroesofágico e certas infecções virais, como a gripe (influenza), podem tornar as pessoas mais suscetíveis à pneumonia.

O que pode causar uma pneumonia?

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Qual o tipo de pneumonia mais grave?

A pneumonia viral é uma complicação comum de doenças semelhantes à gripe, e também é uma complicação da SRA-COV-2. A pneumonia viral pode desaparecer por si só. Contudo, quando grave, pode ser fatal. Os vírus não são geralmente uma causa tão comum da PAC como algumas bactérias.

Quais os tipos mais comuns de pneumonia?

Junto a sinais como febre e mal-estar, a dificuldade para respirar costuma estar presente em todos os 6 principais tipos de pneumonia:
  • Pneumonia Bacteriana.
  • Pneumonia Viral.
  • Pneumonia Fúngica.
  • Pneumonia Química.
  • Pneumonia Comunitária.
  • Pneumonia Hospitalar.

Quais são os três tipos de pneumonia?

Quais são os tipos de pneumonia?
  1. Pneumonia viral. É uma infecção causada por vírus e que se instala nos pulmões, podendo afetar a região dos alvéolos pulmonares. ...
  2. Pneumonia bacteriana. É o tipo mais comum da doença. ...
  3. Pneumonia química. ...
  4. Pneumonia fúngica.

O QUE É PNEUMONIA? QUAIS SUAS CAUSAS E SINTOMAS?

32 questões relacionadas encontradas

O que a pneumonia pode matar?

Se não tratada de forma eficiente, a pneumonia bacteriana pode evoluir para um quadro de infecção generalizada, que pode causar a morte do paciente.

Quando a pneumonia é grave?

Quando a pneumonia é grave. Se o sistema imunológico da pessoa não está funcionando corretamente.

Como saber qual o tipo de pneumonia?

O diagnóstico é feito basicamente através de exames clínicos, análise dos sintomas e raios-X do tórax. Outros exames complementares podem ser necessários. O tratamento irá depender da causa da pneumonia.

Qual tipo de pneumonia é contagiosa?

As pneumonias provocadas por fungos ou parasitos não são transmitidas diretamente de uma pessoa para outra. Já as pneumonias virais são habitualmente contagiosas. As de origem bacteriana não são contagiosas na maioria dos casos, mas existem algumas exceções.

O que piora a pneumonia?

Os principais fatores de risco da pneumonia são:

Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.

O que é pneumonia crônica grave?

A pneumonia eosinofílica crônica (PEC) é um distúrbio de etiologia desconhecida, caracterizado por um acúmulo anormal crônico de eosinófilos no pulmão. (Ver também Visão geral das Doenças pulmonares eosinofílicas.

Qual a diferença da pneumonia para o coronavírus?

A pneumonia é uma inflamação e infecção dos pulmões que pode ser causada por vírus, bactérias ou protozoários. Já a doença de origem viral, na qual se inclui o mal causado pelo coronavírus, representa apenas 6% das ocorrências. A principal diferença entre os tipos da doença está na área afetada.

É grave pneumonia bacteriana?

A pneumonia bacteriana é uma infecção grave dos pulmões que gera sintomas como tosse com catarro, febre e dificuldade para respirar, que surge após uma gripe ou resfriado que não passa ou que piora ao longo do tempo.

O que se deve evitar quando se tem pneumonia?

Não fumar e não beber exageradamente. Manter a higienização do ar condicionado sempre em dia. Não se expor a mudanças bruscas de temperatura. Procurar atendimento médico se estiver com uma gripe persistente.

Como a pneumonia age no corpo?

A pneumonia é uma inflamação que acomete os pulmões. Para ser mais exato, ela atinge principalmente os bronquíolos (pequenos tubos que transportam o ar dos brônquios para os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa) e o interstício (tecido mais interno do órgão).

Quanto tempo pode durar uma pneumonia?

Além disso, tem influência em fatores como: tempo de internação, resistência bacteriana, efeitos adversos de medicações, e custos. No entanto, a duração usual de tratamento antimicrobiano, amplamente difundida, de 5 a 10 dias, não possui embasamento científico.

Tem como pegar pneumonia de outra pessoa?

Pneumonia é contagiosa? Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.

Quais são os sintomas da pneumonia viral?

Pneumonia viral

Os principais sintomas desse tipo de pneumonia são: tosse seca, dores agudas no peito, febre, calafrios, falta de ar ou dificuldade respiratória, arritmia cardíaca e fraqueza.

Quais são os sintomas de pneumonia bacteriana?

Sintomas
  • Febre alta;
  • Tosse;
  • Dor no tórax;
  • Alterações da pressão arterial;
  • Confusão mental;

Quais os tipos de infecção pulmonar?

Existem 3 tipos principais de infecção no pulmão, que podem ter causas diferentes:
  1. Pneumonia. A pneumonia acontece quando existe uma inflamação do parênquima pulmonar, que é a parede do pulmão responsável por fazer as trocas de oxigênio e dióxido de carbono. ...
  2. Bronquite. ...
  3. Bronquiolite. ...
  4. COVID-19.

O que é uma pneumonia lobar?

Na pneumonia lobar uma parte do pulmão (lobo) é afetada de maneira uniforme. A broncopneumonia afeta os pulmões de maneira "salpicada" (figura abaixo). Além disso, a pneumonia é dividida naquela adquirida na comunidade, fora do ambiente hospitalar e aquela que é adquirida no hospital ou nosocomial.

O que é pneumonia lipídica?

A pneumonia lipoide é uma doença pouco diagnosticada, causada pela aspiração de partículas oleosas para dentro dos pulmões. Os casos relatados têm sido relacionados ao uso de óleo mineral como laxativo, mas outras soluções oleosas também podem causar a doença.

Quais as complicações que a pneumonia pode causar?

Complicações da pneumonia

A complicação mais comum da pneumonia é o derrame pleural. Os pulmões são revestidos por duas membranas, as pleuras. O derrame pleural é o acúmulo de líquido entre essas membranas. Algumas vezes esse líquido pode se transformar em pus, que deverá ser drenado para o controle da infecção.

Como eu sei que estou melhorando da pneumonia?

Os sinais de melhora incluem redução da dificuldade para respirar, melhora da falta de ar e diminuição da febre. Além disso, quando existe a produção de secreções, é possível observar a alteração da cor que vai passando de esverdeada, para amarela, esbranquiçada e, finalmente, transparente, até desaparecer.

Quais as chances de morrer de pneumonia?

A doença pode levar à morte se não tratada a tempo, principalmente em crianças ou idosos. Para se ter uma ideia, segundo matéria publicada no Viva Bem do Portal UOL, a pneumonia é a doença que mais mata crianças com até cinco anos no mundo. No Brasil, ela afeta 900 mil pessoas e causa 100 mil mortes por ano.

Artigo anterior
Qual o órgão responsável pelo Conselho Tutelar?
Artigo seguinte
Quais medicamentos causam hiperplasia gengival?