Quais as doenças que causam bolhas na pele?

Perguntado por: Tomé Jesus Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

Algumas causas de formação de bolhas na pele são:
  • Alergia. ...
  • Disidrose. ...
  • Catapora. ...
  • Brotoeja. ...
  • Herpes. ...
  • Pênfigo. ...
  • Síndrome mão-pé-boca. ...
  • Seromas.

O que pode ser bolhas de água na pele?

As chamadas “bolhas” são definidas pelos médicos como sendo bolsinhas que, dentro de sua formação, acumulam uma certa quantidade de fluídos corporais, que podem ser desde pus e plasma a até mesmo sangue e linfa, dependendo de sua localização.

O que é Desidrose ver fotos?

A disidrose, também chamada de eczema disidrótico, é uma doença dermatológica caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas com líquido no interior (vesículas), que coçam bastante e costumam se localizar nas mãos e nas plantas dos pés.

O que é dermatite bolhosa?

A dermatose bolhosa IgA linear é uma doença autoimune, não hereditária, que ocorre em crianças e adultos, sendo caracterizada pela formação subepidérmica de bolhas e pelo depósito linear de imunoglobulina A (IgA) na zona da membrana basal.

Quais os tipos de doenças que causam feridas na pele?

O surgimento de feridas no corpo é um problema que preocupa várias pessoas, sendo que muitos têm dúvidas sobre a causa e, por isso, buscam informações sobre o assunto. Além do incômodo, elas podem indicar outras doenças e complicações mais graves.
...
Acompanhe a leitura!
  • Pé diabético. ...
  • Úlcera venosa. ...
  • Câncer. ...
  • Alergias.

Bolhas na Pele. Cuide da sua saúde.

25 questões relacionadas encontradas

Como é a ferida da sífilis?

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

O que pode ser a pessoa com feridas no corpo?

Ferida de pele, por definição, é qualquer situação cuja integridade cutânea ou mucosa seja prejudicada, seja por acidentes, traumas, doenças ou cirurgias. As lesões de pele podem ser de fácil cicatrização ou, ainda, exigirem tratamentos mais complexos.

Como tratar dermatite bolhosa?

O tratamento para esta doença consiste em medidas de suporte, como a realização de curativos nas feridas e controle da dor e em alguns casos, é necessária a hospitalização para serem feitos curativos estéreis, livres de microrganismos, para que sejam administrados remédios diretamente na veia, como antibióticos em caso ...

Qual é a causa da dermatite?

Causas Dermatite

As dermatites podem ser causadas por diversas razões, como alergias, efeitos colaterais de medicamentos, fatores genéticos, banhos quentes e agentes externos, como tecidos sintéticos, plantas, metais, produtos químicos, produtos de limpeza e cosméticos.

Tem cura a doença epidermólise bolhosa?

A doença não tem cura e não é transmissível. A confirmação do diagnóstico da Epidermólise Bolhosa acontece basicamente por biópsia da pele e imunofluorescência direta.

Como se pega a disidrose?

A disidrose não é uma doença contagiosa e, por isso, não existe perigo de transmissão, mesmo entrando em contato direto com a pele de outra pessoa, e deve sempre ser avaliada pelo dermatologista que pode indicar tratamento com cuidados diários com a pele, uso de remédios ou procedimentos como fototerapia ou botox.

Quais os tipos de disidrose?

Apesar disso, ela pode ser classificada em dois tipos: disidrose idiopática ou verdadeira, quando não é possível identificar a origem da doença; e erupções disidrosiformes, quando a disidrose surge relacionada a outro problema, como a dermatite atópica, a dermatite de contato, a farmacodermia (reação alérgica a ...

O que é disidrose emocional?

Disidrose é o estado em que a pele, mais especificamente, as extremidades das mãos e pés, aparentam pequenas bolhas, mediante condições de estresse.

Qual a pomada indicada para disidrose?

Os corticoides, como mometasona ou betametasona, podem ser usados na forma de pomadas para ajudar a reduzir a inflamação e secar as bolhas na pele, acelerando o seu desaparecimento.

Como se pega dermatite?

Dermatite não "pega", pois não é contagiosa. A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Pode aparecer logo na primeira vez em que entramos em contato com o componente, ou após algum tempo de contato.

O que é bom para curar dermatite?

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...
  • Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  • Aplique pressão. ...
  • Distração. ...
  • Anti-histamínicos. ...
  • Óleo de coco.

O que é bom para dermatite?

Os corticóides na forma de cremes ou pomadas, como a betametasona ou dexametasona, podem ser indicados pelo dermatologista para aplicar sobre a pele pois ajudam a reduzir a inflamação, aliviando os sintomas da dermatite atópica como coceira, o inchaço e a vermelhidão da pele.

Qual pomada para dermatite bolhosa?

Cetoconazol + Betametasona + Neomicina Medley Pomada 30g.

O que é bom para bolhas na pele?

Se aparecer uma bolha, as primeiras providências devem ser: Aplique um antisséptico. Assim que surgir uma bolha, faça uma limpeza com água oxigenada, se a bolha estiver intacta. Mas se estiver rompida, use antibiótico (creme).

Como tratar bolhas de alergia?

Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.

Quando se preocupar com a ferida?

Ligue para o seu médico ao primeiro sinal de infecção, como por exemplo, se ocorrer: Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela. Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida.

Quais são os tipos de feridas?

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.
  • Feridas cirúrgicas. São normalmente causadas de forma premeditada e se originam de algum tratamento específico. ...
  • Feridas patológicas. ...
  • Feridas traumáticas.

Quais são as causas de uma ferida?

Em geral, são provenientes de fatores internos, como infecções, doenças metabólicas, vasculares ou por falta dos cuidados corretos, o que ocasiona exposição a organismos externos que resultam na complicação da cicatrização. Os fatores que causam uma ferida também implicam na sua classificação.

Quais são as manchas da sífilis?

É comum o paciente ter muitas manchas vermelhas pela pele, principalmente nas regiões genitais. Essas manchas não coçam e aparecem com frequência também nas palmas das mãos e plantas dos pés. O paciente pode ter febre, mal-estar, fraqueza muscular, dores de cabeça e queda de cabelo.

Quanto tempo dura a ferida da sífilis?

Sífilis primária Na maioria das vezes, manifesta-se por meio de uma úlcera, também chamada de lesão ou ferida única que aparece no período de 10 a 90 dias após o contágio. Geralmente não dói, não arde nem coça. Desaparece espontaneamente entre 2 a 6 semanas.

Artigo anterior
Qual a melhor época para cruzar égua?
Artigo seguinte
Como produzir um artigo científico passo a passo?