Qual a diferença entre EPIs e EPC?

Perguntado por: Kelly Verónica de Silva  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)

Diferenças entre EPI e EPC É que os EPIs atuam na proteção direta do colaborador, minimizando acidentes e riscos físicos. Já os EPCs são utilizados para a proteção coletiva do ambiente de trabalho. Eles também indicam riscos presentes no ambiente.

O que é EPI e EPC e cite 3 exemplos de cada?

São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.

Quais são os principais EPIs e EPCs?

Como exemplos de EPC e outros podem ser citados:
  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

Qual o significado da sigla EPC?

VOCÊ SABE O QUE É UM EPC? A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.

O que é EPC e EPS?

Para garantir a integridade física dos trabalhadores, existem duas categorias de equipamentos de proteção regulamentadas por normas do Ministério do Trabalho: os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

SEGURANÇA DO TRABALHO (O QUE SÃO EPI E EPC E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA ?)

29 questões relacionadas encontradas

O que são EPCs Cite 3 exemplos?

Exemplos de EPCs incluem extintores de incêndio, sistemas de ventilação, alarmes de emergência, barreiras de isolamento e sinalização de segurança. Essas medidas visam criar um ambiente de trabalho seguro para todos, reduzindo os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

O que vem primeiro EPC ou EPI?

Os EPCs são equipamentos que garante essa proteção e são muito eficientes para eliminar os riscos antes mesmo de estabelecer o uso do EPI.

Qual a principal função do EPC?

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

São exemplos de EPCs?

Exemplos de EPCs são cercas de segurança, extintores de incêndio, sistemas de ventilação, corrimãos, sinalizações de segurança, entre outros.

Quais são os EPCs mais utilizados?

De maneira mais abrangente, alguns EPCs que devem ser disponibilizados em diferentes ambientes são:
  • Kit de primeiros socorros;
  • Corrimão e guarda-corpo;
  • Detector de fumaça;
  • Sinalização.

Quando os Epcs e EPIs devem ser utilizados?

Uma vez que as siglas EPI e EPC são referentes a Equipamentos de Segurança Individual e Equipamentos de Segurança Coletiva, eles devem ser usados sempre que os profissionais estiverem na “zona de risco”.

Quantos são os EPIs?

Os tipos de EPIs mais utilizados são quatro, e você pode conhecer cada um deles a seguir.

Quais são os EPIs que existem?

POPs de produção: práticas importantes dentro de cada etapa de produção; POPs de atendimento: orientações para lidar com reclamações ou problemas; POPs de armazenamento: procedimentos para armazenamento de produtos; POPs administrativos: instruções sobre as tarefas fundamentais de gestão da qualidade.

O que é EPI e EPC e qual sua importância?

O EPI é utilizado diretamente no trabalhador, pois deve garantir a segurança e integridade física do mesmo(a). No entanto, o EPC é usado através do compartilhamento de espaço e não precisa que os trabalhadores o coloque diretamente sobre o corpo.

Qual é a importância do EPI e EPC?

“Os principais benefícios que o EPI e o EPC trazem são justamente a garantia e a promoção da saúde dos colaboradores.

O que é EPC NR 35?

NR 35: Trabalho em Altura e a Proteção dos Trabalhadores. A NR 35 é a Norma Regulamentadora que determina todas as obrigações legais, tanto do empregador quanto do empregado, para a Segurança do Trabalho em Altura.

O que não é considerado EPC?

Embora sejam parte dos requisitos da NR 9, o EPC e o EPI não são a mesma coisa. No entanto, a diferença é simples. Enquanto o EPC protege todos os trabalhadores envolvidos, o EPI, que é o Equipamento de Proteção Individual, visa a prevenção de riscos do trabalhador em si.

São considerados EPC exceto?

O equipamento de proteção coletiva (EPC) que não está na lista é o cinto de segurança, pois este é um equipamento de proteção individual (EPI).

O que são medidas de proteção coletiva Cite exemplos?

As medidas de proteção coletiva protegem mais do que uma pessoa de cada vez, por exemplo, andaimes, airbags, redes, sistemas de extinção de incêndios, e são geralmente passivas (ou seja, não requerem qualquer ação por parte do utilizador para funcionarem eficazmente).

Onde se aplica o EPC?

Redes de proteção, guarda-corpo e corrimão para evitar quedas, sobretudo em construções; Detectores de fumaça; Sinalização para evitar possíveis riscos, como buracos, piso escorregadio ou áreas perigosas e restritas; Piso antiderrapante.

Qual a importância do EPC Cite exemplos?

Já o EPC é utilizado por diversas pessoas e assegura todos, trabalhadores, visitantes e pessoas em geral envolvidas na atividade, sendo ainda mais eficiente. São exemplos de EPCs: Guarda-corpo. Exaustores e sistema de ventilação.

Qual é um exemplo de EPC para riscos elétricos?

Exemplos de EPC's: Placas e objetos de sinalização, grades, sirenes, cones, linhas de vida, faixas de segurança, cadeados, ventiladores e exautores, tapetes isolantes, varas de manobras etc.

Qual é o EPI mais importante?

Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. Isso porque a cabeça é uma das áreas do corpo humano que mais precisa de proteção. Dessa forma, este EPI é responsável por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos.

Quais cuidados devem ser observados ao se escolher um EPI ou EPC?

O que considerar antes de escolher o EPI adequado
  1. O custo-benefício do EPI.
  2. Adequação dos EPIs aos riscos identificados no ambiente de trabalho.
  3. Tamanhos adequados para todos os trabalhadores.
  4. Procedência do EPI.

O que é EPIs na saúde?

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) da saúde são tão essenciais nesses estabelecimentos que estão previstos em norma regulamentadora. A NR 32, por exemplo, trata das medidas necessárias para combater as doenças ocupacionais e garantir condições laborais apropriadas aos colaboradores.

Artigo anterior
Qual o melhor smartphone intermediário 2020?
Artigo seguinte
O que é criptomoeda AXS?