Quais as doenças mais comuns em porcos?

Perguntado por: Miguel Gaspar de Leal  |  Última atualização: 21. Dezember 2024
Pontuação: 4.1/5 (60 avaliações)

Confira a seguir as principais doenças dos suínos, bem como a melhor forma de evitá-las:
  • 1- Coccidiose suína. Afeta principalmente os leitões e é causada por um protozoário. ...
  • 2- Pneumonia. Essa doença tem como agente causador uma bactéria e é extremamente contagiosa. ...
  • 3- Peste Suína. ...
  • 4- Febre Aftosa. ...
  • 5- Rinite Atrófica.

Quais são as principais doenças que acometem os suínos?

2) Doenças de suínos: Peste Suína Africana, Peste Suína Clássica, Encefa- lite por Vírus de Nipah, Cisticercose Suína, Síndrome Reprodutiva e Respira- tória dos Suínos (PRRS), Doença Vesi- cular Suína e Gastroenterite Transmis- sível.

O que pode causar a morte de um porco?

Durante diferentes fases do processo de produção, no transporte ou no manejo pré-abate, a morte súbita de suínos pode ocorrer por diferentes causas como problemas de dieta ou manejo nutricional, úlceras gástricas, torção de mesentério, síndrome hemorrágica intestinal, insuficiências cardíaca e respiratória, e até ...

Qual das seguintes doenças afeta os suínos e é altamente contagiosa?

A Peste Suína Clássica, também conhecida como Cólera dos Porcos ou Febre Suína, é uma enfermidade altamente contagiosa, com altos índices de mortalidade. É uma doença exclusiva dos suídeos, causada por um vírus.

Quais os sintomas da leptospirose em porcos?

Sintomas
  • Inapetência.
  • Febre.
  • Pode ser observada depressão.
  • Abortos de terceiro trimestre.
  • Nascidos mortos.
  • Aumento dos leitões mumificados.
  • Aumento dos leitões fracos, não viáveis.
  • Aumento de leitões prematuros.

SUINOCULTURA: Doença do Edema - Leitões Pedalando

20 questões relacionadas encontradas

O que é a parvovirose suína?

É um vírus autônomo, não necessitando de coinfecção para completar sua replicação. Possui a capacidade de aglutinar hemácias de diversas espécies, entre elas, de cobaias, ratos, humanos e macacos.

Quando aparecem os primeiros sintomas da leptospirose?

O período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

Qual a doença que o porco transmite para o ser humano?

O QUE É A TENÍASE? É uma doença causada pelo parasitismo da tênia (solitária) no intestino do homem. A Taenia saginata é trasmitida pela ingestão da carne do boi, e Taenia solium pela carne de porco.

O que pode ser Quando o porco fica tremendo?

Actualmente são reconhecidas 6 causas diferentes: duas causas são genéticas, duas devido a agentes virais, uma devido a substância química e uma categoria devido a causa desconhecida. Poucos sintomas são observados em causas infecciosas, provavelmente porque a imunidade foi estabelecida na população de porcas.

O que é a doença de Aujeszky?

É uma doença infecto-contagiosa causada por um herpesvírus. O suíno é o hospedeiro natural do vírus, porém outras espécies como os bovinos, ovinos, caprinos, caninos e felinos podem ser infectados. Sinais Clínicos: Nos suínos pode provocar febre, depressão, sinais clínicos neurológicos, respiratórios e reprodutivos.

É bom dar sal para o porco?

A partir deste ponto, desenvolveram vários experimentos e concluíram que 2% de sal na dieta suína não causa a morte e que resíduo de queijo fresco, apesar de apresentar dosagens altas de sal, pode ser administrado aos animais.

Pode colocar sal na comida dos porcos?

A maioria das dietas para porcos em crescimento contém uma quantidade fixa de sal (0,35 a 0,50%) para cumprir com as necessidades estimadas.

Como saber se um porco está intoxicado?

Vômito, diarreia, salivação e prostração são os principais sintomas da intoxicação; de acordo com o veterinário, a doença pode ser prevenida com uma boa alimentação. Sabe aquela dorzinha ao ver o seu pet passando vontade por não compartilhar do momento de churrasco com você ou do restinho da janta?

Como prevenir doenças em suínos?

Prevenção
  1. Medicação coletiva para os animais (consultar médico veterinário);
  2. Limpeza de baias;
  3. Evitar entrada de pessoas, veículos e outros animais na granja, pois podem ser transmissores da bactéria;
  4. Realizar quarentena entre os lotes;
  5. Programas de Biosseguridade das granjas.

Quais são os sintomas da raiva em suínos?

“Os primeiros sintomas são o isolamento do animal e a perda de apetite, os quais também ocorrem em outras doenças e por razões diversas, mas no caso da raiva estes sintomas iniciais evoluem rapidamente, apresentando sinais neurológicos como salivação intensa, tremores musculares, andar cambaleante, decúbito e ...

Como evitar doenças em porcos?

Boas práticas como limpeza, alimentação com dieta controlada e isolamento dos animais são necessárias; A separação dos porcos por baias é outra forma de controle que pode mitigar transmissão de qualquer tipo de doença.

Como saber se meu porco está com verme?

Sintomas
  1. Diarreia com sangue e/ou muco.
  2. Desidratação;
  3. Suínos com maior crescimento dos pêlos e com pêlos eriçados;
  4. Crescimento lento e perda de peso.

Para que serve a Terramicina em suínos?

Terramicina LA 50 ml é um medicamento indicado para bovinos e suínos. Funciona como um bactericida assim agindo no controle e na prevenção de doenças como mastite, metrite e agalaxia. Assim sendo usado em infecções pós operatorias e pós parto.

Qual o melhor antibiótico para suínos?

Amoxan. O Amoxan é um antibiótico comumente utilizado na suinocultura. É eficaz no tratamento de infecções bacterianas, como pneumonia, enterite e infecções respiratórias. A amoxicilina, princípio ativo do Amoxan, atua combatendo as bactérias e auxiliando na recuperação dos suínos doentes.

Quais são os sintomas da doença do porco?

Quais os sintomas?
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Convulsões;
  • Confusão mental.

Por que não se deve comer carne de porco?

“A carne de porco pode, principalmente, conter larvas que vão para a nossa parte intestinal. Isso pode causar problemas, como distensão abdominal e doenças gastrointestinais. A pessoa pode se queixar de fezes, dores abdominais, náusea, vômito etc. Então, é preciso ter cuidado para não consumir carnes contaminadas.”

Qual é a bactéria que tem no porco?

Carcaça de porco: A medida em que as carcaças são refrigeradas é comum o predomínio de micro-organismos psicrotróficos incluindo os membros da família Enterobacteriaceae: Pseudomonas spp., Moraxella spp., Psychrobacter spp., and Acinetobacter spp.

Quais os 3 tipos de leptospirose?

Leptospirose em cães
  • Ícterícia: mais leve, provocada principalmente pela L. icterohaemorrhagie.
  • Urêmica: provocada principalmente pela L canicola e atinge principalmente animais idosos e apresenta grande taxa de mortalidade.
  • Gastrintestinal: provocada principalmente pela L. canicola.

Qual o principal animal transmissor da leptospirose?

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de ...

Como saber se é urina de rato?

Como saber se é urina de rato? Mesmo que você tenha animais domésticos que fazem xixi fora do lugar de vez em quando, é possível diferenciar. A urina de rato costuma ter um cheiro forte e característico, que lembra amoníaco.

Artigo anterior
É normal ter taquicardia todo dia?
Artigo seguinte
Quais as ferramentas do Google Analytics?