Quais as diferenças entre os princípios do contraditório e da ampla defesa?

Perguntado por: Vera Ariana Maia  |  Última atualização: 9. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

“O contraditório é o momento em que o acusado enfrenta as razões postas contra ele. A ampla defesa por sua vez é a oportunidade que deve ter o acusado de mostrar suas razões. No contraditório, o acusado procura derrubar a verdade da acusação e na ampla defesa ele sustenta a sua verdade”.

Qual a diferença entre o princípio do contraditório e ampla defesa?

Enquanto a ampla defesa é a garantia da existência de condições no processo, o contraditório é o exercício desta ampla defesa, com base no direito do réu de contraditar toda e qualquer manifestação do autor no caso do processo civil.

Quais são os princípios do contraditório?

O princípio do contraditório significa que o tribunal, antes de proferir as suas decisões, deve ouvir a acusação e a defesa e que estas devem ter a possibilidade de se pronunciarem sobre as atuações ou condutas processuais realizadas pela contraparte (como, por exemplo, em matéria de prova).

O que prevê o princípio da ampla defesa?

O princípio da ampla defesa está positivado no Art. 5º, LV da Constituição Federal (CF), cujo texto legal prevê que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.”

São assegurados o contraditório e ampla defesa?

Os princípios do contraditório e da ampla defesa são assegurados pelo art. 5º, LV, da CF, consistindo, ademais, corolário do princípio do devido processo legal, caracterizado pela possibilidade de resposta e a utilização de todos os meios de defesa em Direito admitidos.

BOMBA!! MINISTRA ANULA TUDO EM BRASÍLIA!! MORAES DESESPERADO APÓS PERDER APOIO DE BARROSO!

38 questões relacionadas encontradas

Qual súmula do STF ratifica o princípio da ampla defesa e contraditório?

A Súmula Vinculante 3 do STF excepciona a observância prévia do contraditório e da ampla defesa na apreciação da legalidade do ato de concessão de aposentadoria, reforma e pensão pelo Tribunal de Contas da União.

Como se divide o princípio da ampla defesa?

51), também sobre o tema, destaca que são meios inerentes à ampla defesa: ter conhecimento claro da imputação; poder apresentar alegações contra a acusação; poder acompanhar a prova produzida e fazer contraprova; ter defesa técnica por advogado; e poder recorrer da decisão desfavorável.

Onde está previsto o princípio da ampla defesa?

Assim o direito à ampla defesa e o contraditório estão previsto na Constituição Federal de 1988 no seu artigo 5º, inciso LV: “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”.

Quais as formas de defesa que consubstanciam a ampla defesa?

O princípio da ampla defesa figura como uma garantia com destinatário certo, qual seja, o acusado. E a defesa pode ser subdividida em: defesa técnica (defesa processual ou específica), exercida por profissional habilitado; e autodefesa (defesa material ou genérica) exercida pelo próprio imputado.

O que é o princípio do contraditório CPC?

Princípio do contraditório

O CPC consolida tal princípio logo no início: Art. 9º Não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida.

O que significa o artigo 371?

Art. 371. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.

O que diz o artigo 5 inciso LV da Constituição Federal?

LV — aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; 215.

Em que momento são aplicados os princípios do contraditório e da ampla defesa?

Em síntese, o princípio do contraditório e da ampla defesa deve ser aplicado tanto em processos punitivos quanto nos não punitivos.

O que é o princípio do devido processo legal?

Previsto pelo artigo 5º, inciso LIV, da Constituição Federal, garante que o indivíduo só será privado de sua liberdade ou terá seus direitos restringidos mediante um processo legal, exercido pelo Poder Judiciário, por meio de um juiz natural, assegurados o contraditório e a ampla defesa.

O que é o princípio da proporcionalidade?

No âmbito das liberdades da comunicação, onde é mais utilizado, o princípio da proporcionalidade nos leva a crer que só podem ser restringidas na estrita medida em que isso seja necessário para salvaguardar direitos ou interesses constitucionalmente protegidos, de natureza individual ou coletiva.

Quais são os princípios do artigo 5º?

5º da CF, que diz que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei", pressuposto de que tudo o que não é proibido, é permitido por lei. Mas o administrador público deve fazer as coisas sob a regência da lei imposta. Portanto, só pode fazer o que a lei lhe autoriza.

Como corolário do princípio do contraditório é correto afirmar que?

Como corolário desse princípio, é correto afirmar que o réu tem o direito de permanecer em silêncio em seu interrogatório judicial, sem que isso possa prejudicá-lo.

O que é plenitude de defesa e ampla defesa?

A plenitude de defesa é aquela atribuída ao acusado de crime doloso contra a vida, no Plenário do Júri e, vale dizer, é bem mais “ampla” do que a ampla defesa garantida a todos os litigantes em processo judicial ou administrativo.

Qual o princípio do art 7 do CPC?

Art. 7º É assegurada às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais, aos meios de defesa, aos ônus, aos deveres e à aplicação de sanções processuais, competindo ao juiz zelar pelo efetivo contraditório.

Quais são os princípios do novo CPC?

Dentre os princípios que passaram a possuir expressa menção no novo código, estão o contraditório, a isonomia, a dignidade da pessoa humana, a proporcionalidade, a razoabilidade, a publicidade, celeridade e eficiência.

O que significa observância do contraditório?

O contraditório não se imple- menta apenas com a ouvida ou ciência da parte, sendo necessário também lhe as- segurar a possibilidade de influenciar na decisão a ser tomada pelo juiz, a fim de evitar “decisões surpresa”. A democracia pressupõe participação para legitimar o Estado e o exercício do poder.

O que diz a Súmula 356 do STF?

São ineficazes e tardios os embargos de declaração opostos para fins de prequestionamento se a questão constitucional não foi suscitada oportunamente no recurso interposto perante o Tribunal de origem.

O que diz a Súmula 473 do STF?

A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

O que diz a Súmula 279 do STF?

Súmula 279: Para simples reexame de prova não cabe recurso extraordinário. É dizer: não se revela cognoscível, em sede de recurso extraordinário, a insurgência que tem como escopo a incursão no contexto fático-probatório presente nos autos.

Artigo anterior
O que acontece depois de conclusos para sentença?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre cor e etnia?