O que foi o período do Termidor?

Perguntado por: Diogo Igor Cruz Amorim Abreu  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

Termidor (em francês: thermidor) é o período na Revolução Francesa onde se encerra a fase conhecida como “Terror” e se interrompe a ditadura jacobina (1793-1794).

O que foi o governo do Terror?

Também conhecido simplesmente como Terror, o Período do Terror da Revolução Francesa é a fase mais radical do governo jacobino na França, ocorrida entre setembro de 1793 e julho de 1794.

O que foi o Período do Terror Branco?

Na Espanha, Terror Branco foi a série de atos de violência politicamente motivada, estupros e outros crimes cometidos pelo movimento Nacionalista durante a Guerra Civil Espanhola e durante a ditadura de Francisco Franco Os assassinatos em massa dos lealistas republicanos espanhóis, que incluíram adeptos da Frente ...

O que foi e como ocorreu o Diretório?

O Diretório foi o regime político adotado pela Primeira República Francesa entre 26 de outubro de 1795 (no calendário revolucionário, 4 de termidor do ano IV) e o golpe de Estado do 18 de brumário do ano VIII (9 de novembro de 1799).

O que foi o Diretório na Revolução Francesa?

O termo Diretório costuma ser utilizado, no contexto da Revolução Francesa, para designar um período de governo mais conservador, liderado pela alta burguesia, que sucedeu à Convenção Nacional jacobina e durou até a ascensão de Napoleão Bonaparte.

periodo do terror - Revolução Francesa

20 questões relacionadas encontradas

O que foi o período do Diretório?

O período do Diretório representou o estabelecimento pela burguesia francesa de uma República moderada, que acabava com as instituições do Antigo Regime, mas limitava a participação política, com a volta do voto censitário e o combate ao igualitarismo defendido pelos jacobinos.

O que foi o período de terror branco e quais foram suas características?

Na história da França, Terror Branco é uma expressão que indica - em oposição ao Terror dos montanheses - os massacres cometidos por monarquistas extremistas em períodos distintos: em 1795 contra os republicanos e especialmente os jacobinos, e, em 1815, após a queda definitiva de Napoleão I, contra os republicanos, ...

O que foi o período do Terror Brainly?

O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.

O que foi o grande medo e quais suas consequências?

Esse foi o período do Grande Medo, que ocorreu entre julho e agosto de 1789, e durante o qual camponeses começaram a atacar aristocratas e suas propriedades. Assim, residências da nobreza foram invadidas, saqueadas e destruídas, cartórios foram atacados para que os títulos de propriedade fossem destruídos etc.

Quem foi o líder da fase do Terror?

Uma fase de “terror” se estabeleceu na França e Robespierre, líder do partido jacobino, foi o protagonista de ações antidemocráticas, perseguindo e matando pessoas. Seu radicalismo o levou à guilhotina por seus inimigos.

Porque o governo jacobino ficou conhecido como Terror?

O nome terror foi dado pelos adversários dos jacobinos, pois geralmente eram eles os alvos das ações, que consistiam principalmente na execução na guilhotina, onde os condenados perdiam a cabeça, literalmente.

Porque Luís 16 foi condenado à morte?

Morte. Luís XVI é julgado por traição e condenado à morte na guilhotina na “Place de la Révolution” (depois Praça da Concórdia), em Paris, no dia 21 de janeiro de 1793. No mesmo ano, no dia 16 de outubro, Maria Antonieta também é guilhotinada.

O que ocorreu no dia 27 de julho de 1794?

Em 27 de julho de 1794 (9 Termidor de acordo com o calendário revolucionário), os deputados que se sentavam ao centro da sala da Convenção, conhecidos como Partido do Pântano, proclamaram o Partido Jacobino ilegal e prenderam seus principais líderes, incluindo Robespierre, executando-os rapidamente sem julgamento.

O que foi a fase do Terror ocorrida entre 1793 e 1794?

Em 1793, cerca de 40 mil pessoas (monarquistas, girondinos e ricos burgueses) foram executadas pelos jacobinos. - Em 1794, Robespierre e seu grupo perderam o apoio de grande parte dos jacobinos em função dos atos de extrema violência que vinham adotando. Sem apoio militar, foram dominados pelos girondinos.

Como foi caracterizado o período do Terror na França?

Período foi marcado por perseguições políticas e mortes

Robespierre, também chamado de Terror Branco, torna-se líder do governo mais radical da Revolução Francesa, constituindo-se como precursor do Terrorismo de Estado, executando mais de 16 mil pessoas, entre junho de 1793 e julho de 1794.

Como Terror Entende-se?

(Vunesp) "Como terror entende-se (...) um tipo de regime particular, ou melhor, o instrumento de emergência a que um Governo recorre para manter-se no poder." O mencionado "instrumento de emergência" - o"terror" - foi aplicado em sua forma típica, na Revolução Francesa: a) durante a reação aristocrática de 1787-1788.

O que foi o terror que grupo social detinha o poder nesse período?

Convenção Nacional Jacobina (Terror) (1792-1794);

Neste período, os jacobinos, grupo liderado por Robespierre, ganharam força entre a sociedade francesa.

Quais foram os principais acontecimentos do período chamado Diretório?

Principais características do Diretório:

- Em 1795, entrou em vigor a Terceira Constituição, que implantou o voto censitário (por rendas). - Em 1795, surgiu uma nova liderança na França, Napoleão Bonaparte. O jovem oficial liderou o combate ao movimento realista (defendia a volta da monarquia e da realeza ao governo).

Quais os acontecimentos da 3 fase do Diretório?

Revolução Francesa - 3ª Fase: Diretório

Verá que os Girondinos estavam no poder, os principais pontos da Constituição de 1795 e a revogação das medidas populares. Verá também como se deu a crise, com a conjuração dos iguais, a crise econômica, aumento da insatisfação popular e tentativas de restauração da monarquia.

O que foi o Diretório é a que interesses atendia?

O Diretório, criado em 1795, marcou a retomada de poder dos girondinos na condução do processo revolucionário francês. ... Estes membros do chamado Diretório seriam escolhidos por meio da votação do Poder Legislativo que, por sua vez, voltariam a ser escolhidos pelo sistema de censitário.

O que é o Diretório no Linux?

No Linux e Unix tudo é um arquivo. Diretórios são arquivos, arquivos são arquivos, e dispositivos são arquivos. Dispositivos são geralmente referidos por nódulos; entretanto, eles ainda são arquivos. Sob o diretório root ( / ) existe um grupo de diretórios comuns à maioria das distribuições Linux.

Quais foram os problemas enfrentados pelo Diretório?

Além de sofrer pressão das alas mais inflamadas da revolução, o Diretório ainda enfrentou um golpe realista no ano seguinte. Esse último episódio forçou o Diretório girondino a reforçar os exércitos sobre a ameaça do fim da revolução.

Como funcionam os diretórios do Linux?

Todos os arquivos e diretórios do sistema Linux instalado no computador partem de uma única origem: o diretório raiz. Mesmo que estejam armazenados em outros dispositivos físicos, é a partir do diretório raiz – representado pela barra (/) – que você poderá acessá-los.

Artigo anterior
Qual tem mais proteína leite integral ou desnatado?
Artigo seguinte
Como saber a versão da BIOS no Linux?