Quais as diferenças entre o contrato a termo da CLT e o da Lei n º 9601 98?

Perguntado por: Mónica Pereira  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

O contrato celebrado através da Lei n° 9.601/1998 possui algumas características diferentes da CLT: ... A Lei n° 9.601/98 não restringe em uma única prorrogação. O contrato pode ser prorrogado inúmeras vezes, desde que o tempo total não ultrapasse dois anos. Se ultrapassado, transforma-se em contrato por prazo determinado.

Qual a diferença entre contrato de trabalho determinado é indeterminado?

No contrato de trabalho por tempo indeterminado é indicada a data do início do contrato, no entanto, não há a data do seu término. ... O prazo determinado para o contrato de experiência é de até 90 dias.

Quais as principais diferenças entre o contrato por prazo determinado já previsto na CLT e o contrato por prazo determinado da nova Lei?

A principal diferença do contrato tradicional para o determinado é que o segundo já tem um prazo para acabar logo quando a empresa oficializa a contratação, enquanto o tradicional assim que passa o período de experiência se torna um contrato por prazo indeterminado.

Qual a principal diferença entre contrato por prazo determinado previsto na CLT e contrato por prazo determinado criado pela Lei nº 9601 98?

Prorrogação é a dilatação do prazo de duração do contrato, sem nenhuma interrupção dentro de sua vigência. O contrato de trabalho por prazo determinado (Lei 9.601/1998) é o mesmo, mas as partes podem ir estendendo a sua duração, desde que não ultrapasse o limite de 2 anos.

O que diz a Lei 9.601 98?

O contrato de trabalho estabelecido pela Lei 9.601/98 é um contrato de prazo determinado, que tem como principal finalidade aumentar o número de empregados da empresa. ... Este tipo de contrato pode ser utilizado em qualquer atividade desenvolvida pela empresa ou estabelecimento.

Contratos de trabalho a termo certo ou incerto: conhece as diferenças

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os direitos dos empregados no contrato por prazo determinado da Lei n º 9.601 98?

No contrato celebrado de acordo com a Lei n° 9.601/98 os direitos trabalhistas decorrentes são:
  • Os devidos em qualquer tipo de contrato de trabalho;
  • Os pertencentes aos contratos a termo;
  • Os oriundos da Lei n° 9.601/98.

O que diz a CLT sobre contrato de experiência?

Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.

O que é o contrato por prazo determinado?

O contrato por prazo determinado consiste juridicamente em um tipo especial de contrato de trabalho negociado entre empregado e empregador. Trata-se, pois, de uma forma jurídica de mercantilização da força de trabalho assalariado, prevista e regulamentada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Qual a Lei do contrato por prazo determinado?

LEI Nº 9.601, DE 21 DE JANEIRO DE 1998

Dispõe sobre o contrato de trabalho por prazo determinado e dá outras providências.

Quais são os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado?

O contrato por prazo determinado é dividido em dois tipos, podendo ser celebrado por termo certo ou incerto.
  • a) Contrato por tempo certo. ...
  • b) Contrato por tempo incerto. ...
  • #1 Serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo. ...
  • #2 Atividades empresariais de caráter transitório.

Quais as hipóteses previstas na CLT para a celebração de contrato por prazo determinado?

Hipóteses de contrato por prazo determinado são restritas: serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo (CLT, art. 443, § 2º, a); atividades empresariais de caráter provisório (CLT, art. 443, § 2º, b); contrato de experiência (CLT, art. 443, § 2º, c).

Quais são os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado de acordo com o art 443 da CLT?

443 da CLT, o contrato de trabalho por tempo determinado só é valido, em se tratando de: a) serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; b) atividades empresariais de caráter transitório; c) contrato de experiência (veja subitem 5.3).

Quem tem contrato de trabalho com tempo determinado tem direito a Seguro-desemprego?

Além do trabalhador que é demitido sem justa causa, outros trabalhadores têm direito a receber o seguro desemprego: ... - Trabalhador que foi desligado ANTES DO FIM DO CONTRATO POR TEMPO DETERMINADO (CONTRATO DE EXPERIÊNCIA);

Quando o contrato determinado passa a ser indeterminado?

Nos contratos por prazo determinado, como o de experiência, o empregado não tem direito à estabilidade provisória prevista no art. ... Todavia, se ao retorno do benefício o empregado continuar prestando serviço, embora já decorrido o prazo contratual, o contrato passa a ser por prazo indeterminado.

Quais os direitos do contrato determinado?

Ao término do contrato de trabalho por prazo determinado, o trabalhador terá direito às seguintes verbas rescisórias: Férias acrescidas de 1/3 proporcional ao período do contrato de trabalho; Gratificação natalina proporcional. Liberação dos depósitos existentes em sua conta do FGTS.

Quais os direitos do contrato indeterminado?

Contrato por prazo indeterminado

Neste caso, o trabalhador tem direito ao 13º salário, férias proporcionais e vencidas, porém não pode sacar o FGTS ou o seguro desemprego.

O que diz o artigo 451 da CLT?

Prorrogação: O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado. Desta forma, a prorrogação do contrato de experiência não poderá ultrapassar 90 dias, e nem sofrer mais de uma prorrogação.

O que diz o artigo 443 da CLT?

O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

O que diz a Lei 13467 2017?

Assim, após a reforma trabalhista, os prazos na justiça do trabalho são contados em dias úteis e não mais em dias corridos, assemelhando-se à redação do Novo CPC. Ademais, a Lei 13467/2017 incluiu o art. 775-A na CLT, o qual regulamenta a suspensão dos prazos processuais entre os dias 20 de dezembro a 20 de janeiro.

Qual a diferença entre contrato por prazo determinado e temporário?

Ambos os contratos são considerados contratos a termo. No caso no Trabalho Temporário esse termo é incerto, pois as partes não possuem data específica para o fim daquela contratação, apenas um limite temporal. ... No caso do contrato por prazo determinado, é considerado uma modalidade de contrato a termo certo.

O que é contrato por tempo indeterminado?

O contrato de trabalho por prazo indeterminado é realizado após o fim do período de experiência do colaborador. ... No contrato de trabalho por prazo indeterminado consta apenas a data de início e não possui data de término do acordo.

O que diz o artigo 481 da CLT?

Art. 481 - Aos contratos por prazo determinado, que contiverem cláusula asseguratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.

Qual o período de experiência na nova lei trabalhista?

De acordo com o parágrafo único do artigo 445 da CLT, o contrato de experiência não pode passar de 90 dias. Ou seja, apesar de ser um contrato por tempo determinado, ele não segue o tempo máximo de dois anos estipulados para os outros contratos da mesma modalidade.

Como funciona os 90 dias de experiência?

O contrato de experiência tem validade máxima de 90 dias, tornando-se um contrato por prazo indeterminado após o final desse período. Como você já pôde entender até aqui, a sua finalidade é para que o empregado e o empregador analisem mutuamente se decidirão pela efetivação.

Tem aviso prévio para contrato determinado?

Em regra, o término do contrato por prazo determinado se dá automaticamente no prazo estabelecido, com o pagamento das verbas rescisórias legais (saldo de salário, 13º salário proporcional e férias + 1/3 vencidas e/ou proporcionais), não sendo devido aviso prévio e multa de 40% do FGTS ao empregado.

Artigo anterior
Como ficar com o corpo bonito em uma semana?
Artigo seguinte
O que pode ser quando a pele fica sensível?