Quais as desvantagens do medicamento genérico?

Perguntado por: Neuza Vitória Pacheco Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (1 avaliações)

Desvantagens dos medicamentos genéricos – Falta de oferta genérica: nem todos os medicamentos de referência apresentam um equivalente genérico; – Falta de informação: A informação existente acerca dos medicamentos genéricos é pouca.

Quais as vantagens e desvantagens dos medicamentos genéricos?

Os remédios genéricos têm o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência, ou seja, são capazes de cumprir as mesmas funções e alcançar os mesmos objetivos dos produtos de marca. O diferencial é que eles trazem a substância ativa e não agregam, no preço, os custos de marketing das grandes corporações.

Por que o medicamento genérico é mais barato?

São mais baratos por serem cópias de medicamentos já conhecidos e não precisam de investimento em pesquisa para o seu desenvolvimento.

Quais os benefícios do medicamento genérico?

Quais são os benefícios dos remédios genéricos?
  • Preço reduzido.
  • Disponibilidade gratuita.
  • Ampliação do acesso às medicações.
  • Segurança e garantias.
  • Redução do valor dos medicamentos de referência.
  • Estímulo à pesquisa e ciência.

Qual diferença entre remédio genérico é original?

Têm a mesma qualidade que os remédios originais

Apesar de ser um termo bastante presente no dia a dia da população, poucas pessoas realmente sabem o que são esses remédios. Os genéricos são medicamentos com o mesmo princípio ativo (ou fármaco), dose e forma farmacêutica que os originais — ou seja, os de referência.

Medicamento Genérico: Você precisa saber disso!

36 questões relacionadas encontradas

Qual a marca de genérico mais confiável?

1) Neo Química – 24.859.004 unidades vendidas. 5) Teuto Brasileiro – 10.386.335 unidades vendidas. 8) EMS Pharma – 8.825.891 unidades vendidas. 13) Medley – 7.109.684 unidades vendidas.

O que é medicamento genérico Como posso identificar e qual sua vantagem?

O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (chamado de princípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, sendo administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica, do medicamento de referência no país. Logo, o genérico é intercambiável (equivalente) com o medicamento de referência.

Quais as vantagens da intercambialidade de medicamentos?

A comprovação de equivalência terapêutica por testes in vitro ou ensaios clínicos permite que produtos-cópia se apropriem dos resultados de estudos sobre eficácia e segurança realizados durante o desenvolvimento do produto de referência, encerrado o prazo de sua patente.

Qual as desvantagens dos medicamentos?

O uso indiscriminado de medicamentos pode mascarar e intensificar doenças, levar a desastrosas interações medicamentosas e ocasionar vários outros prejuízos à saúde21.

O que se entende por biodisponibilidade?

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

Quais são as atribuições de um atendente de farmácia?

Atribuições. O atendente de farmácia ou balconista realizará a leitura e a interpretação de prescrições médicas, a dispensação e comercialização de medicamentos e produtos, controle e gestão de estoque e organização e controle do armazenamento de medicamentos, cosméticos e todos os outros produtos do ponto de venda.

Quais as desvantagens dos medicamentos manipulados?

Um dos principais problemas é o erro de dosagem. Como o controle de qualidade pode deixar a desejar, dependendo da farmácia, o engano na dose do medicamento pode não só atrapalhar o tratamento, como causar danos à saúde do cliente.

Quais são as vantagens e desvantagens das vias de administração de medicamentos?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Quais as vantagens e desvantagens da automedicação?

A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer conseqüências mais graves do que se imagina. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas.

Quais são os medicamentos intercambiáveis?

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.

O que é intercambialidade de medicamento?

A intercambialidade de medicamentos corresponde à substituição de produtos com a mesma qualidade, eficácia e segurança para o sucesso no tratamento. Atualmente, os medicamentos são classificados de acordo com a tipologia em: referência, similar e genérico.

Por que os genéricos não são intercambiáveis com medicamentos similares?

Na prática, os genéricos e similares são cópias dos medicamentos de referência, sendo a diferença entre eles o fato de os genéricos utilizarem o nome do princípio ativo e os similares, o nome comercial.

O que o genérico?

Os genéricos são medicamentos que apresentam o mesmo princípio ativo que um medicamento de referência. Ele nada mais é do que a cópia do medicamento, cuja patente deixou de estar em vigor, perdendo assim, a exclusividade e sendo possível a fabricação da versão genérica.

Como saber o nome genérico de um medicamento?

Os medicamentos genéricos podem ser identificados pela tarja amarela na qual se lê "Medicamento Genérico". Além disso, deve constar na embalagem a frase “Medicamento Genérico Lei nº 9.787, de 1999”. Como os genéricos não têm marca, o que você lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento.

O que significa o termo genérico?

2 Que é geral, comum às coisas ou pessoas de mesmo gênero; abrangente: “Plástico é um termo genérico dado a uma grande família de materiais que apresentam em comum a característica de ser moldáveis, podendo, por meio de métodos adequados, assumir a forma de garrafas, vasos, filmes, pratos, fios etc.” ( PS2 ) .

Qual é o melhor laboratório de genéricos?

Os dez maiores laboratórios de genéricos do País em volume são:
  • Teuto Brasileiro.
  • Medley.
  • Eurofarma.
  • Germed Pharma.
  • Cimed.
  • Aché
  • Sandoz.
  • Prati-Donaduzzi.

Quais os piores laboratórios de genéricos?

Conheça dez casos em que as fabricantes de medicamentos foram condenadas por fraude — não teve remédio, tiveram que pagar.
  • Glaxo Smith Kline. ...
  • Pfizer. ...
  • Johnson & Johnson. ...
  • Abbott. ...
  • Eli Lilly. ...
  • Merck. ...
  • Purdue. ...
  • AstraZeneca.

Qual o laboratório mais confiável?

5 principais laboratórios farmacêuticos que atuam no Brasil
  • EMS Corp. Com 50 anos de atuação no país, a EMS ocupa atualmente uma posição de liderança no mercado, destacando-se também na produção de medicamentos genéricos. ...
  • Hypera Pharma (antiga Hypermarcas) ...
  • Aché ...
  • Bayer. ...
  • Eurofarma. ...
  • 2 Comentários.

Qual a desvantagem da administração?

menor eficiência na comunicação; possibilidade de maior desperdício; falta de coordenação; problemas de avaliação e responsabilização.

Quais as vantagens e desvantagens da via parenteral?

Vantagens da via parenteral

Possibilita a administração de medicamentos mesmo sem a cooperação do paciente; Proporciona maiores níveis sanguíneos em tempo menor; Permite reposição rápida de líquidos, eletrólitos e outras substâncias orgânicas, perdidos pelo paciente em casos acidentais ou patológicos.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para o protetor solar fazer efeito?
Artigo seguinte
Quais são os efeitos colaterais da enzima?