Quais as desvantagens da sonda nasoenteral?

Perguntado por: Letícia Domingues  |  Última atualização: 9. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

Desvantagens/complicações
  • Inspiração de alimentos para os pulmões se a sonda estiver mal colocada ou se vomitar;
  • Intolerância aos alimentos dados através de sonda;
  • A pessoa pode reagir mal à colocação e permanência da sonda;
  • Dificuldade dos familiares/cuidadores em usar a sonda corretamente.

Quais são as contra indicações da sonda nasoenteral?

Contraindicações à inserção de sonda nasogástrica
  • Trauma maxilofacial grave.
  • Obstrução nasofaríngea ou esofágica.
  • Anormalidades esofágicas, como ingestões cáusticas recentes, divertículos ou estenoses, devido ao alto risco de perfuração esofágica.

Quais são as complicações da sonda nasoenteral?

Entre as mais temidas estão as complicações mecânicas: posicionamento inadequado da ponta distal da sonda, aspiração da dieta, lesões de mucosa nasal, tração e a obstrução da sonda, estes dois últimos mais recorrentes. Complicações mecânicas podem produzir eventos adversos graves, incluindo o óbito.

Quais são as indicações da sonda nasoenteral?

A sonda nasoenteral é necessária quando o paciente não consegue manter uma alimentação pelo método convencional, ou seja, via ingestão oral. Assim, é preciso colocar um tubo flexível no nariz, de forma que ele chegue ao estômago, duodeno ou jejuno.

Quais as vantagens da sonda nasoenteral?

A sondagem nasoentérica é a passagem de uma sonda através das fossas nasais, geralmente até o jejuno com a finalidade de alimentar e hidratar. Esta sonda causa menos traumas que a sonda nasogástrica, podendo permanecer por mais tempo, e reduz o risco de regurgitação e aspiração traqueal.

CUIDADO com a SONDA NASOGÁSTRICA

21 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasoenteral?

As sondas devem ser trocadas sempre que houver algum problema, como rachadura, obstrução ou maus posicionamento e funcionamento. Caso contrário, um paciente pode permanecer com a mesma sonda por até 5 meses, ou mais.

Quais os principais cuidados com a sonda nasoenteral?

Sonda Nasoenteral

- Manter a sonda longe das mãos do paciente; - Quando não estiver passando a dieta a sonda deve ficar fechada; - Trocar a fixação da sonda sempre que necessá- rio, pelo menos uma vez por dia. Cuidado para não deixar a sonda se deslocar!

O que acontece quando a sonda nasoenteral saiu do lugar?

Quando uma sonda estiver fora do lugar, ela deverá ser removida e inserida novamente. Se originalmente a sonda havia sido introduzida diretamente no estômago ou no intestino, será mais difícil reinserir a sonda, e ela poderá ser inserida do lado de fora do trato digestivo.

O que é melhor sonda nasoenteral ou gastrostomia?

A gastrostomia é a escolha preferencial para a colocação da sonda, e não a sonda nasogástrica (ou nasoenteral), porque permite ao nutricionista programar com segurança melhor infusão da dieta, proporcionando maior aporte calórico ao paciente.

Qual a diferença entre a sonda nasogástrica e a sonda nasoenteral?

Figura 1 – Sondas. Nasoentérica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no intestino. Nasogástrica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no estômago do paciente. Orogástrica: introduzida através da cavidade oral e que fica localizada no estômago (1).

É possível Broncoaspirar com sonda nasoenteral?

Broncopneumonias aspirativas (BCP) são comuns em uso de sondas de alimentação (SA): sondas nasogástricas (SNG), enterais (SNE) ou gastrostomia (GST). Técnicas adequadas na administração de dietas reduzem essa associação.

Quem usa sonda sente fome?

Não. Nenhuma atividade cotidiana é impedida com o uso da sonda. O indivíduo pode fazer suas refeições, assim como também se alimentar sozinho.

Quais problemas o uso de sondas pode ocasionar ao paciente?

A sonda pode causar engasgos quando entra pela garganta, por isso, a pessoa é instruída a engolir ou é dado água através de um canudo para ajudar na deglutição. Engolir pode diminuir ou evitar engasgos e ajudar a sonda a passar pela garganta.

Quem usa sonda nasoenteral Pode beber água?

Quem usa sonda pode beber água pela boca? O ideal é que a pessoa não se alimente e nem beba água pela boca com o uso da sonda nasogástrica. Isso porque o líquido poderá voltar na sonda.

O que acontece se entrar ar na sonda?

A presença de ar na sonda não prejudica a infusão. Isto mostra que a coluna não está descendo seja líquido ou gasosa. Talvez há obstrução e necessidade de lavagem da sonda. O ideal é procurar atendimento especializado, podendo mesmo ser via homecare ou enfermeira capacitada.

O que acontece depois que tira a sonda?

O que pode ocorrer é uma urgência miccional, vontade de urinar com muita frequência com pouco volume e uma ardência na micção. Estes sintomas tendem a melhorar com o passar de alguns dias a semanas e podem ser controlados com alguns medicamentos. Espero ter lhe ajudado. Obrigado.

Qual a sonda mais usada?

As sondas de alimentação mais comuns incluem sondas nasogástricas (sondas NG) e sondas de gastrostomia (sondas G). No entanto, há vários tipos de sondas de alimentação com base em como e onde elas são colocadas no sistema digestivo.

Quais as desvantagens da gastrostomia?

A principal desvantagem da técnica pull é o alto risco de contaminação ou implantação de tecido neoplásico na parede abdominal, visto que a sonda de gastrostomia percorre o trato gastrointestinal alto antes de se exteriorizar.

Como cuidar de uma pessoa que usa sonda alimentar?

Além da higienização, a posição do paciente precisa estar adequada para receber a sonda. Ele precisa estar sentado, com travesseiro nas costas, em um ângulo mínimo de 15 graus. Após a alimentação, é indicado manter na mesma posição em repouso por cerca de 30 minutos, evitando vômitos e a aspiração para os pulmões.

Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?

(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).

É normal vomitar com sonda nasoenteral?

Não costuma vomita e se caso esteja acontecendo isso, há necessidade de investigação (obstrução intestinal? refluxo duodeno gástrico por estase gástrica?). Caso haja persistencia do quadro, é necessário contactar ao médico para melhor tratamento do quadro.

Como aliviar o desconforto da sonda?

Procure deixar a bolsa presa na cama sempre abaixo da cintura, ao deitar-se, realiza higiene íntima todos os dias de maneira bastante atenciosa deixando a parte da sonda que fica visível e a bolsa coletora sempre limpa e seca. Se apresentar dor intensa ou parada do fluxo da urina, entrar em contato com seu médico.

O que fazer para o paciente não puxar a sonda?

Para evitar a saída da sonda, deve-se fixá-la com micropore ou esparadrapo, cuidando para não deixar dobrada ou puxar as narinas. Realize higiene diária na região de fixação com água corrente e sabão neutro.

Como fazer a limpeza da sonda nasoenteral?

Lavar a sonda com água morna, usando uma seringa 30 ou 60 ml, aplicando um suave movimento de vai-e-vem no êmbolo da seringa; Caso a lavagem não resolva, recomenda-se o uso conjunto de um comprimido triturado de enzimas pancreáticas, a um comprimido de bicarbonato de sódio de 325 mg, misturado em 5 ml de água.

Como limpar a boca de quem usa sonda?

A clorexidina pode ser levada diretamente à boca em quantidade de 10ml, ou utilizar gaze, ou cotonete, umedecida nolíquido, levando diretamente na região, deixando- o repousar de 30 segundos a 1 minuto.

Artigo anterior
O que significa sobrevida global?
Artigo seguinte
O que acontece se a transportadora não consegue entregar?