Como tirar o medo do meu filho?

Perguntado por: Laura Bianca Lourenço de Antunes  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (50 avaliações)

Dialogue sobre o que o assusta
Transmita carinho e tranquilidade à criança e não ria ou faça pouco caso do que ela for te contar. Tente explicar que não existe motivos para sentir medo de determinada coisa. Use jogos, livros ou brincadeiras lúdicas para mostrar que não há nada de ameaçador no que assusta a criança.

Qual é a idade que a criança começa a ter medo?

Aliás, vale dizer que o medo na infância já costuma se manifestar antes mesmo do bebê completar o primeiro ano de vida. Segundo a psicóloga clínica Milena Roberta Escobar, entre os sete meses até os 18 meses, os receios mais comuns são de pessoas estranhas, barulhos altos e inesperados, e lugares novos.

Por que meu filho tem medo?

No caso das crianças, existem medos considerados saudáveis. Isso porque são medos típicos da infância e que, portanto, não devem preocupar os pais e responsáveis. Alguns exemplos seriam o medo de pessoas estranhas, de mudanças, de fogos de artifício, do escuro, do lobo mau e até do dentista e do Papai Noel.

O que fazer para vencer o medo?

7 dicas para superar os seus medos
  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Como trabalhar o medo infantil psicologia?

14 Estratégias Para Ajudar a Criança a Controlar o Medo
  1. Incentive a Criança a Falar Sobre Seus Medos. ...
  2. Ajude a Criança a Compreender a Importância de Enfrentar os Medos. ...
  3. Aos Poucos, Comece a Expor a Criança à Fonte de Seu Medo. ...
  4. Ajude a Criança a Encontrar Soluções para Superar o que a Assusta.

Como ajudar meu filho a superar o medo

29 questões relacionadas encontradas

O que causa medo infantil psicologia?

Ter medo é uma reação normal, uma forma de sobreviver que adquirimos com a evolução. Por isso, os medos infantis não devem ser encarados como algo fora do comum. Seu filho vai sentir medo de muitas coisas, assim como toda criança.

Como trabalhar o medo infantil Psicologia TCC?

Outra estratégia que pode tentar, é integrar o medo numa história, como que conversar com os pensamentos que lhe provocam medo, mas desenhar uma história diferente da que na cabeça da criança costuma acontecer (em vez do lobo mau comer a avozinha, pode ir fazer um bolo com ela).

O que o medo faz com a gente?

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.

Porque eu tenho medo de tudo?

Essa sensação de insegurança é gerada por estar em constante estado de alerta e vc acaba sentindo esse “medo de tudo” Tente buscar ajuda de um psicólogo! Assim você consegue se estruturar emocionalmente para enfrentar seus medos e tentar dar uma solução mais saudável para essa questão na relação abusiva.

Como vencer o medo na Bíblia?

Aprenda com a Palavra de Deus como superar e lidar com os sentimentos do medo para ter uma vida mais em paz.
  • Diga aos que têm o coração temeroso: “Sejam fortes, não temam; seu Deus virá, ele virá com vingança; com retribuição divina, ele virá para salvá-lo.” ( ...
  • Deixo com você a paz; minha paz eu te dou.

Como saber se meu filho tem medo de mim?

Se você está sempre se impondo, em vez de ouvir seu filho, ele pode começar a ter medo de você e responder diante de você apenas desse jeito. Para que você entenda, a relação entre um pai que inspira medo e um pai que inspira confiança é similar a de um chefe e um verdadeiro líder.

Quais são as fases do medo?

Segundo Dalgalarrondo (2006) apud Mira y López (1964), o medo divide-se em seis fases de acordo com o grau de extensão e imensidão, são eles: 1. Prudência; 2. Cautela; 3. Alarme; 4.

Quais são os sintomas do medo?

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.

Como o medo pode atrapalhar a nossa vida?

Afinal, o medo costuma nos afastar de situações potencialmente perigosas e que representem ameaça para a nossa sobrevivência. No entanto, em excesso, o sentimento do medo pode atrapalhar a vida de qualquer pessoa, no aspecto relacional, social e psicológico.

O que a Bíblia diz sobre o medo?

Nosso Senhor fala de dois tipos de medo. No versículo 28, Ele afirma: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; teme, antes, aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno”. De fato, há dois tipos de medo. Podemos chamá-los de 'medo bom' e 'medo mau'.

Como tratar o medo na terapia Cognitivo-comportamental?

Dessensibilização sistemática

Ela consiste em expor a pessoa aos elementos que lhe causam medo de maneira gradual, segura e guiada pelo terapeuta. Ao fazer isso na terapia, o paciente tem a possibilidade de substituir os sentimentos de tensão por relaxamento. A exposição, nesse caso, não é física.

Como trabalhar o medo infantil Psicologia Scielo?

O passo inicial a ser dado é averiguar se um dos pais tem algum medo ou fobia, para em seguida, conscientizá-los de seus próprios medos e angústias, e assim assumir os seus próprios conflitos. A criança, dessa forma, poderá entender que os seus medos não são seus medos.

O que é terapia cognitiva comportamental infantil?

A terapia cognitivo-comportamental é uma modalidade de psicoterapia que ajuda as crianças a elaborar o turbilhão de sentimentos diante de estímulos familiares, escolares e mesmo midiáticos. A cada dia que passa, torna-se mais comum encontrar crianças que visitam o terapeuta semanalmente ou quinzenalmente.

Como a psicanálise trata o medo?

De acordo com os estudos de Freud, o medo pode ter uma fase de indeterminação, que é a angústia. Assim, anular o medo fingindo que ele não existe, ou seja, não observando o que nos causa aquele sentimento, pode levar a quadros de depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais.

Quais são os sintomas da síndrome do medo?

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Qual a doença que nos causa medo?

Silencioso, porém altamente prejudicial à saúde humana, o estresse e a ansiedade podem desencadear doenças como depressão, síndrome do pânico e até risco de suicídio.

Quais são os tipos de medo?

O medo é uma emoção comum e que é sentida por todas as pessoas, em diferentes momentos da vida. A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.

O que é o sentimento de medo?

As definições dos dicionários indicam que a palavra medo significa uma espécie de perturbação diante da ideia de que se está exposto a algum tipo de perigo, que pode ser real ou não. Pode-se entender ainda o medo enquanto um estado de apreensão, de atenção, esperando que algo ruim vá acontecer.

O que são medos irracionais?

O medo irracional

Essa sensação impede que a pessoa avalie a situação de forma realista e, embora perceba que o medo é exagerado, ela não consegue evitar a ansiedade. Os sintomas desaparecem quando o estímulo deflagrador do acesso some de vista.

Como conversar com meu filho de 9 anos?

É importante responder com naturalidade às perguntas feitas pelas crianças, sem ir muito além do que foi questionado. Falar sobre intimidade e segurança sem transformar a conversa num sermão dá maior tranquilidade para seu filho(a) seguir consultando você sobre as questões que surgem mais adiante, na adolescência.

Artigo anterior
Como calcular meu peso?
Artigo seguinte
Qual é a importância da restauração de obras de arte?