Quais as definições básicas de qualidade?

Perguntado por: David Lourenço  |  Última atualização: 3. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

Entre esses aspectos destacam-se: desempenho, confiabilidade, percepção, durabilidade, características, conformidade e atendimento.

Quais são as três definições da qualidade?

Quais são as três definições da qualidade? A qualidade de projeto pode ser considerada um conjunto de três aspectos que se desenvolvem ao longo do processo de definição do produto: a qualidade da pesquisa de mercado, a qualidade da concepção do produto e a qualidade das especificações.

Quais são os princípios básicos da qualidade?

São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.

Quais são os 5 atributos da qualidade?

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Como pode ser definida a qualidade?

A Qualidade pode ser resumida como sendo a busca permanente por melhores resultados a partir do melhor desempenho de cada um dos elementos de um processo, devendo estar sempre orientada para o cliente, atendendo as suas necessidades e superando as suas expectativas.

Gestão de Qualidade (Conceitos) - Aula 01

28 questões relacionadas encontradas

Quais são as 7 qualidades?

Dentre elas, eis as principais:
  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Flexibilidade;
  • Liderança;
  • Proatividade;
  • Trabalho em equipe.

Quais são os tipos de qualidade?

Quais são as 10 qualidades?
  • 1) Visão. Grandes líderes têm uma visão a longo prazo bem definida para seus projetos, departamentos ou organizações. ...
  • 2) Carisma. ...
  • 3) Respeito. ...
  • 4) Ética. ...
  • 5) Transparência. ...
  • 6) Curiosidade. ...
  • 7) Empatia. ...
  • 8) Prestatividade.

Quais são os 4 pilares da qualidade?

Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

Quais são os três pilares da qualidade?

Quais são os 3 ambientes básicos da qualidade? Esta estrutura conceitual, que determina a ênfase que na prática deve possuir as atividades dos diversos setores da empresa, é formada por três ambientes básicos da qualidade: in-line, off-line e on-line.

Quais os cinco pilares da qualidade?

Quais são os 5 pilares da qualidade total?
  • 1) Qualidade Intrínseca. ...
  • 2) Custo. ...
  • 3) Atendimento. ...
  • 4) Segurança. ...
  • 6) Meio Ambiente.

Quantos são os princípios da qualidade?

Quais são os princípios da qualidade

Ao todo são 7 princípios da qualidade contemplados na nova versão da ISO 9001:2015, eles foram baseados nos próprios princípios da qualidade da ISO 9000.

Quais os fundamentos atuais da qualidade?

estar em conformidade com as expectativas do cliente. possuir competências parasitárias. definir o padrão do produto a partir da perspectiva originada pelo gerente da área de qualidade da organização.

Quais são as principais ferramentas de qualidade?

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

O que é qualidade exemplo?

São traços do indivíduo que se consideram positivos, dignos e desejáveis. Por exemplo: a generosidade, a bondade e a constância.

Quais são as cinco dimensões da qualidade?

Neste trabalho, primeiramente, a qualidade de serviços foi condensada em algumas dimensões, a exemplo do trabalho de Parasuraman et al. (1998), no qual foram obtidas cinco dimensões da qualidade de serviços (confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e aspectos tangíveis).

O que é um produto de boa qualidade?

O que é um produto de qualidade? A qualidade de um produto refere-se ao grau em que ele atende ou supera as expectativas e requisitos dos consumidores. A qualidade não é apenas sobre durabilidade ou ausência de defeitos, mas também inclui uma série de características que contribuem para a satisfação do cliente.

Quais os pontos básicos da gestão de qualidade?

Os 7 pilares da gestão de qualidade
  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

Qual é a visão moderna da qualidade?

A moderna gestão de qualidade contempla princípios básicos de satisfação dos clientes, prevenção ao invés de inspeção, responsabilidade da gerência, melhoria contínua e processos alocados dentro de fases. É preciso entender que todo sistema produz exatamente os resultados para os quais está programado para produzir.

Quais são os sete pilares da qualidade?

Foi ele quem criou os sete pilares da qualidade que a gestão em Saúde deve ficar atenta de modo a garantir a excelência dos serviços prestados ao paciente:
  • Eficácia;
  • Efetividade;
  • Eficiência;
  • Otimização;
  • Aceitabilidade;
  • Legitimidade;
  • Equidade.

Quais são os 5 fatores da qualidade de vida?

Qualidade de Vida: 5 fatores que influenciam esse aspecto
  • Saúde.
  • Lazer.
  • Estabilidade.
  • Sociabilidade.
  • Propósito.

Qual é a definição de Gestão da Qualidade Total?

A gestão da qualidade total (Total Quality Management – TQM) é uma filosofia de gestão por meio da qual todos em uma organização se esforçam para melhorar continuamente os produtos, serviços e processos ali desenvolvidos, sempre buscando a maior satisfação dos clientes.

Quais são as 7 defeitos?

Quais são as 7 defeitos?
  • Invejosas. ...
  • Ira. ...
  • Vingativas. ...
  • Arrogantes. ...
  • Falta de empatia. ...
  • Pessoas fanáticas. ...
  • Pessoas cruéis. ...
  • Destrutivas.

Quais são seus 5 defeitos?

Quais são seus 5 defeitos?
  • nervosismo;
  • medo de falar em público;
  • perfeccionismo;
  • ansiedade;
  • timidez;
  • conversar demais;
  • dificuldade em enxergar injustiças;
  • ter padrões muito elevados;

Quais são os 10 defeitos?

Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
  1. Invejosas. ...
  2. Ira. ...
  3. Vingativas. ...
  4. Arrogantes. ...
  5. Falta de empatia. ...
  6. Pessoas fanáticas. ...
  7. Pessoas cruéis. ...
  8. Destrutivas.

Quais as qualidades mais valorizadas?

Quais as qualidades mais valorizadas?
  • Pensamento crítico.
  • Criatividade.
  • Aprendizado contínuo.
  • Autonomia.
  • Comunicação.
  • Adaptabilidade.
  • Flexibilidade.
  • Perfil analítico/visão estratégica.

Artigo anterior
Quem fica com o Scott em Teen Wolf?
Artigo seguinte
Quais são as frutas que não são ácidas?