Quais as cores que vem na certidão de nascimento?

Perguntado por: Joaquim Martinho Macedo de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (64 avaliações)

O oficial está assentado em cinco categorias, quatro referentes à cor (branco, preto, pardo e amarelo) e uma referente à etnia (indígena).

Onde vem escrito a cor na certidão de nascimento?

Com a promulgação da Constituição, em 1988, que preconiza, em seu artigo 5º, que todos são iguais perante a lei, essa questão foi automaticamente excluída do assento de nascimento. “A normatização veio depois da Constituição. Desde 1989/1990 não colocamos mais esse quesito na certidão”, detalhou.

Qual documento aparece a cor da pessoa?

Em geral, a certidão de nascimento (a do próprio candidato ou dos seus antepassados) será o documento usado para essa checagem. Nela, deverá constar a informação de que o indivíduo em questão é negro ou pardo - sempre segundo os critérios do IBGE - para que a autodeclaração seja válida.

Quem escolhe a cor na certidão de nascimento?

Ao pesquisar sobre este tema, verificou-se que a Portaria n°344 de 1° de fevereiro de 2017 no artigo 2° diz que fica a cargo do pai ou responsável informar na Declaração de Nascido Vivo (DNV) a cor do seu filho (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020).

O que significa Pardo na certidão de nascimento?

O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.

Tudo sobre Certidão de nascimento

28 questões relacionadas encontradas

Como provar que eu sou pardo?

Assim, o meio mais óbvio de comprovar sua inclusão nas cotas raciais é apresentando uma foto, se for evidente que você é preto ou pardo. Ou, ainda, se apresentando pessoalmente se uma foto não for suficiente. Contudo, a questão da raça pode ser mais subjetiva para algumas pessoas.

Como posso saber se sou pardo?

Se você se pergunta o que é uma pessoa parda para o IBGE, saiba que pode estar na categoria qualquer pessoa que tenha na origem mistura de raças.
...
São alguns tipos de pardo:
  1. Aqueles que são os descendentes de pessoa branca e negro;
  2. Os que são filhos de brancos com índios;
  3. Os filhos de negros e indígenas.

O que é considerado uma pessoa parda?

O que é Pardo:

Pardo é o mesmo que mulato, cafuzo ou caboclo, ou seja, uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas.

Como mudar a raça na certidão de nascimento?

Há duas maneiras de se fazer a retificação de certidão: através da via judicial e pela via administrativa (extrajudicial), sendo a última a forma mais fácil e rápida. Em setembro de 2017 foi sancionada a lei nº 13.484 , que alterou o artigo 110 da Lei de Registros Públicos.

Como mudar minha raça?

Vc poderá ajuizar uma ação de retificação de registro civil. Para tanto, deverá reunir meios de prova (acredito até que pericial) para consubstanciar o seu pedido.

Tem raça na certidão de nascimento?

É POSSÍVEL COLOCAR O POVO/ETNIA NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO? Sim. Conforme a Resolução Conjunta nº 3, na certidão poderá constar a declaração do registrando como indígena e o respectivo povo/etnia.

O que é pardo para concurso público?

É preciso admitir que preto ou pardo, além de serem cores de pele, são expressões de raça e, portanto, podem ser determinadas de várias formas em uma pessoa. No entanto, a lei determina que o critério para concorrer às vagas destinadas às cotas raciais é a simples autodeclaração.

O que é uma pessoa parda para o Sisu?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pardos são os brasileiros que se consideram “morenos” ou “mulatos”. Nas regiões Sul e Sudeste, a população parda geralmente tem origem africana. Na região Norte, por sua vez, grande parte dos pardos é descendentes de indígenas.

Como saber qual a sua etnia?

Atualmente, o método oficial, o qual recomendamos, é o mesmo empregado pelo IBGE. Qual é o Método de Identificação utilizado pelo IBGE? É o método da AUTOCLASSIFICAÇÃO ou AUTODECLARA- ÇÃO, isto é, o(a) usuário(a) é quem indica a sua “cor ou raça/ etnia” entre as cinco categorias possíveis.

Como fazer uma declaração de cor parda?

Autodeclaração: Eu ______________________________________________________________________________, declaro-me de cor preta ou parda, da raça etnia negra e definidas como tais, conforme classificação adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como justificar minha autodeclaração?

JUSTIFICATIVA: HISTÓRICO SOCIAL E CULTURAL

As informações prestadas são de minha inteira responsabilidade. Estou ciente de que a validação de minha autodeclaração étnico-racial tomará por referência meu fenótipo (características físicas, predominantemente, a cor da pele, a textura do cabelo e o formato do rosto, etc.)

Como saber minha cor declarada no IBGE?

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor de acordo com as seguintes opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela.

O que são aspectos fenotípicos?

O conceito de fenótipo está relacionado com as características externas, morfológicas, fisiológicas dos indivíduos, ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo).

Como funciona o sistema de cotas em concursos públicos?

Sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três, haverá a cota racial. No caso de 20% das vagas resultar em um número fracionado, será arredondado para cima sempre que a fração for igual ou maior que 0,5, e para baixo quando for menor que 0,5. (Art. 1º, §§ 1 e 2).

Como funcionam as cotas para negros nos concursos?

A lei 12.990/2014, que reserva 20% de vagas para negros nos concursos públicos federais, por sua vez, não adota nenhum critério econômico, mas meramente o racial.

Como saber se minha cor é amarela?

As caraterísticas físicas dos amarelos são — de uma forma relativa — as seguintes: crânio largo, pigmentação clara da pele entre branca e amarelada, cabelos lisos e negros, olhos rasgados e oblíquos, pómulos salientes, nariz reto, lábios delgados, tórax curto e largo, escassa pilosidade corporal.

Artigo anterior
Qual o poder de Loki na mitologia nórdica?
Artigo seguinte
Como saber se é contração de parto?