Quais as contas do passivo não circulante?
Perguntado por: Telmo Ramos Batista | Última atualização: 20. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)
O que é considerado passivo não circulante São eles: Empréstimos obtidos para construção de imóveis. Financiamentos de veículos. Dívidas tributárias.
Quais são os passivos não circulante?
Exemplos de passivos não circulantes
Empréstimos bancários de longo prazo; Aportes financeiros de acionistas, sócios e/ou investidores com tempo de quitação superior a um ano; Debêntures, que são títulos de créditos de um empréstimo; Compras parceladas com período de pagamento superior a 12 meses.
Quais as contas que compõem o ativo não circulante?
Existem algumas categorias de ativos não circulante que são lançadas em um balanço patrimonial, sendo elas: Realizável a Longo Prazo. Ativo Imobilizado. Investimento.
Quais são as contas que pertence ao passivo circulante?
Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências.
São exemplos de contas que compõem o ativo não circulante?
- imóveis;
- mobília;
- veículos;
- equipamentos;
- investimentos de longo prazo;
- maquinário;
- patentes;
- valor da marca.
ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL CONTABILIDADE
Quais os 4 grupos que fazem parte do ativo não circulante?
Os ativos não circulantes podem ser de quatro tipos: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizável e intangível.
Como saber se é circulante ou não circulante?
Com características bem distintas entre si, os ativos circulantes são todos aqueles bens patrimoniais que podem ser negociáveis, ou seja, convertidos monetariamente em recursos em curto prazo. Já os ativos não circulantes somente podem ser negociados por um prazo acima de 12 meses.
O que é passivo circulante e não circulante?
A principal diferença entre os dois é o tempo.
Enquanto o passivo circulante deve ser liquidado dentro do próximo ano fiscal, o passivo não-circulante tem um horizonte de tempo mais longo para liquidação.
Quais são os tipos de passivos?
- Passivos circulantes.
- Passivos não circulantes.
- Ambientais.
- Passivos a descoberto.
- Passivos permanentes.
- Operacionais.
- Passivos flutuantes.
O que é um ativo não circulante?
Investimentos. Os ativos não circulantes incluem os investimentos, que são bens ou direitos adquiridos pela empresa com o objetivo de gerar rendimentos no futuro.
Quais as contas de ativo circulante?
- Estoques;
- Matéria-prima;
- Produtos inacabados;
- Mercadorias prontas para a revenda;
- Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
- Depósitos bancários;
- Reservas de caixa;
- Dinheiro em caixa;
Porque o capital social fica no passivo?
Contudo, o capital social na contabilidade é como se fosse uma obrigação da empresa para com seus sócios e acionistas. Desse modo, no balanço patrimonial ele entra na parte de passivos.
O que é outros passivos circulantes?
Alguns passivos circulantes, tais como transferências governamentais a pagar e algumas obrigações de curto prazo não amparadas por títulos de crédito, apropriadas por competência, relativas a gastos com empregados e outras despesas operacionais são parte do capital circulante usado no ciclo operacional normal da ...
Qual das contas não faz parte do passivo financeiro?
💡 1 Resposta. A conta que não faz parte do passivo financeiro é a letra E) Depósitos.
O que são passivos não contratuais?
Passivos não contratuais são aqueles que apresentam maior complexidade para fins de mensuração contábil pelo uso de informações com base no valor presente.
O que compõe o passivo?
Parte do Balanço Patrimonial de uma empresa, o passivo contempla todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras de um negócio. Dividido em circulante e não circulante, saber o que é passivo é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio.
Como achar a diferença entre ativo e passivo?
Passivos = Dívidas de curto prazo + dívidas de longo prazo. Ativos = Bens, valores, créditos ou patrimônios.
O que significa não circulante na contabilidade?
O Ativo Não Circulante representa os direitos e obrigações de longo prazo de uma empresa, sendo uma categoria de ativo presente no balanço patrimonial.
Como as contas contabeis se dividem?
As contas patrimoniais são classificadas como Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. As contas ativas abrigam os bens e os direitos, já nas contas passivas são registradas as obrigações com terceiros e o capital pertencente aos sócios e acionistas são alocados no Patrimônio Líquido.
Onde fica o dinheiro do capital social?
O Capital Social fica no grupo Passivo + Patrimônio Líquido do balanço patrimonial. Apesar de muitos acharem que o Capital Social é um ativo porque é o dinheiro que os sócios colocam na empresa, as definições contábeis contam uma história diferente.
Que tipo de conta é o capital social?
O Capital Social da SLU não conta com valor mínimo e é definido de acordo com a investido por cada um. Esse aporte, pode ser tanto em dinheiro quanto em ativos, jamais em serviços prestados, e é também o montante que define a cota participativa de cada sócio.
Qual o primeiro grupo importante do ativo circulante?
Caixa. O caixa se refere ao dinheiro que a empresa possui em espécie e pode ser usado a qualquer momento. Essa é a conta com maior liquidez dentro do ativo circulante.
O que é o imobilizado?
Bens imobilizados são aqueles itens necessários para a manutenção da atividade da empresa – para uma transportadora, um caminhão e a garagem onde ele é guardado estão entre esses itens.
Qual é a primeira conta contábil classificada no ativo circulante?
As contas a receber classificadas como ativos circulantes operacionais são os estoques e duplicatas a receber, principalmente.
Qual foi o primeiro químico do mundo?
Quais foram os erros do Titanic?