O que é ser usufrutuário?

Perguntado por: Sofia Bianca Barros Teixeira  |  Última atualização: 18. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (33 avaliações)

Usufruto é o direito real sobre coisas alheias, conferindo ao usufrutuário (pessoa para quem foi constituído o usufruto) a capacidade de usar as utilidades e os frutos (rendas) do bem, ainda que não seja o proprietário. O usufrutuário tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos (rendas).

O que significa usufrutuário de imóvel?

Usufruto é o direito conferido a alguém, em um tempo pré-determinado, para usar um bem cuja propriedade é de outra pessoa. Ou seja, o usufruto pode ser um direito que está ligado a um imóvel, como casas, apartamentos, terrenos e mansões.

Quem pode ser usufrutuário?

É muito comum a instituição de usufruto por intermédio de doação (de pai e mãe para filhos, por exemplo), mas também pode ser feita por testamento. ... A existência do usufruto não impede por si só, porém, a venda do bem pelo nu-proprietário.

Quanto vale o usufruto?

Quando a transação é de compra e venda, a taxa é de 4% do valor do imóvel. Mas se for doação com reserva de usufruto, o percentual é de 2%. Quando o usufrutuário morre, quem recebeu a doação vai apresentar o atestado de óbito e dar baixa no usufruto para passar o imóvel definitivamente para seu nome.

Como se dá o usufruto?

O usufruto é feito em um cartório ou pode ser detalhado em um testamento. A pessoa que receber a doação é denominada “nu-proprietário”. O beneficiado não pode vender nem alugar, ele só terá direito sobre o imóvel após a morte do doador.

Saiba como funciona o usufruto e quais as suas vantagens

33 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma declaração de usufruto?

Existem duas formas para a realização do usufruto, a primeira é a doação ainda em vida que pode ser feita em cartório, através de uma escritura de doação que pode determinar que o usufruto comece de uma data pré-determinada ou que se encerre também numa data prevista neste documento.

Como constituir usufruto vitalício?

Faz-se necessário primeiramente a renúncia do usufrutuário, para que o proprietário pleno possa instituir originariamente o usufruto ou, a transmissão da propriedade plena a uma das esferas jurídicas alheias a qual, por sua vez, procederá à instituição originária do usufruto, positiva ou negativamente.

Como vender um imóvel em usufruto?

O usufruto não pode ser vendido, mas, como já foi dito, pode ser alugado ou “emprestado” (tecnicamente, fala-se em comodato). Além disso, o usufrutuário que tiver dívida pode ter penhorado o exercício de seu usufruto, caso dele seja possível extrair algum proveito econômico.

Qual a vantagem do usufruto?

Usufruto é o direito de poder usufruir dos benefícios que o bem pode trazer (moradia, aluguel, lazer, etc). Ele pode ter prazo determinado ou, o mais comum: pode ser vitalício. Enquanto viverem os usufrutuários, deles é o direito de usufruir do bem.

Como proceder na venda de um imóvel com usufruto?

O imóvel com cláusula de usufruto não pode ser alienado ou vendido. Para realizar a venda de imóvel doado com usufruto, é necessária a extinção dele.
...
Ele pode se constituir por:
  1. Determinação legal.
  2. Por ato de vontade da parte.
  3. Por usucapião.

Pode usufrutuário despejar proprietário?

Não. O proprietário pode concedê-lo a quem ele quiser. Se o usufrutuário tiver uma súbita melhora em seu padrão de vida e não precisar mais do imóvel, o usufruto pode ser extinto? Não, a menos que o usufrutuário concorde em renunciar ao imóvel.

Pode ser penhorado imóvel usufruto?

Responde Carvalho Santos: “o direito de usufruto não pode ser objeto de penhora, como conseqüência da sua inalienabilidade. O exercício desse direito, porém, pode ser penhorado, consoante doutrina geralmente admitida e sancionada por pacífica jurisprudência”.

Quando acaba o usufruto?

Ocorre a extinção do usufruto por morte do usufrutuário, pois é um caráter personalíssimo. Deve-se entender que a morte do nu-proprietário não constitui a extinção do usufruto, segue-se o direito de propriedade, com o usufruto aos seus sucessores.

Qual a diferença entre uso e usufruto?

O uso é o direito que o sujeito tem de usar de uma coisa e dela retirar o que for necessário para o seu sustento e de sua família. O usufruto, por sua vez, é onde o sujeito tem o direito de desfrutar de um bem alheio, por tempo determinado, sem ser o seu proprietário e sem retirar sua substancia.

Qual a vantagem da doação em vida?

A vantagem da doação de bens em vida, neste quesito, é que a transmissão de bens se torna mais otimizada. Afinal, pode ser feita aos poucos, de forma controlada e planejada.

Qual a diferença entre doação e usufruto?

Quem recebe a doação é o dono “parcial” e não pode vender ou alugar sem o consentimento do usufrutuário. E é este quem tem o direito de receber o dinheiro do aluguel. A doação com usufruto é feita justamente para garantir renda ou moradia a alguém. A reserva de usufruto pode ser feita em um período determinado.

É possível transmitir o usufruto?

“o usufruto só se pode transferir, por alienação, ao proprietário da coisa, mas o seu exercício pode ceder-se por título gratuito ou oneroso.” ... “Não se pode transferir o usufruto por alienação; mas o seu exercício pode ceder-se por título gratuito ou oneroso”.

O que é instituidor do usufruto?

É como se houvesse a doação de toda a propriedade ao donatário (propriedade plena) e esse, após recebimento, transferisse o direito de usufruto do bem para o doador. Com isso fica caracterizada que o instituidor do usufruto é o nu-proprietário.

Quais as formas de extinção do usufruto?

O usufruto extingue-se, cancelando-se o registro no Cartório de Registro de Imóveis, morte do usufrutuário. Constituído o usufruto em favor de duas ou mais pessoas, extinguir-se-á a parte em relação a cada uma das que falecerem, salvo se, por estipulação expressa, o quinhão desses couber ao sobrevivente.

O que é declaração de usufruto?

O usufruto pode ser conceituado como o direito de usar, explorar e receber rendimentos de bem de propriedade de outra pessoa. ... A pessoa que não é proprietária do bem, mas passa a usufruir da sua posse, é chamada de “usufrutuário”.

Como e quanto custa para fazer um documento de usufruto?

Quais são as taxas a pagar? Tem o mesmo custo de uma escritura, com pagamento de certidões e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Quando a transação é de compra e venda, a taxa é de 4% do valor do imóvel. Mas se for doação com reserva de usufruto, o percentual é de 2%.

O que acontece com a morte do usufrutuário?

Em caso de morte do nu-proprietário Se o nu-proprietário morrer, o herdeiro direto dele receberá o direito à doação e deverá respeitar o usufruto.

É possível cancelar usufruto vitalício?

Enquanto for vivo, o usufrutuário pode renunciar ao seu direito de usufruto. ... Sendo o usufruto vitalício e falecido o usufrutuário, basta apresentar um requerimento e a certidão de óbito original (ou cópia autenticada) no Cartório de Registro de Imóveis para que o usufruto seja cancelado na matrícula do imóvel.

O que é uma renúncia de usufruto?

É uma escritura declaratória unilateral, através da qual o usufrutuário de um determinado bem renuncia ao usufruto de que detém sobre o mesmo.

Como penhorar usufruto?

Pois bem, sabendo que o objeto do usufruto, a propriedade não pode ser penhorada, devemos explicar o porquê disso. De uma forma simplificada, pelo fato de o usufrutuário não ser o proprietário, não há qualquer possibilidade da disposição dela. Somente cabe ao nu-proprietário alienar o bem, seja móvel ou imóvel.

Artigo anterior
Qual o signo que é mais bravo?
Artigo seguinte
Por que os Estados Unidos invadiu o Iraque?