Quais as consequências sociais e ambientais o processo de modernização da agricultura pode ocasionar?

Perguntado por: Ariana Miriam Anjos Ferreira Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (62 avaliações)

Os problemas ambientais mais freqüentes, provocados pelo padrão produtivo monocultor foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação dos recursos naturais e dos alimentos.

Quais são as consequências sociais e ambientais desse tipo de agricultura?

Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.

Quais são os impactos ambientais causados pela agricultura?

A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

Quais as consequências da agricultura?

Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.

Qual foi a consequência do surgimento da agricultura?

A agricultura seria a grande responsável pelo desmatamento, a superpopulação, os conflitos militares e a constituição das diferenças sociais. Para muitos, é quase impossível imaginar a viabilidade da vida humana sem a utilização das técnicas agrícolas.

ENEM DIGITAL 2020 GEOGRAFIA – QUESTÃO 61 PROVA AZUL

31 questões relacionadas encontradas

Qual a principal consequência da descoberta da agricultura?

Essa descoberta deu origem a Revolução Neolítica (ou Revolução Agrícola), pois com a agricultura o homem deixou de ser nômade, e consequentemente pôde criar animais para o consumo. ... Além disso, a produção agrícola gerava excedentes, que proporcionou o desenvolvimento do artesanato e o manuseio com o barro e argila.

Quais os maiores impactos ambientais causados pelo agronegócio?

Os principais problemas trazidos pelo agronegócio são o uso de agrotóxicos, a conversão de florestas para desmatamento, e avanços sobre área de reserva legal", avalia o diretor do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, Tasso de Azevedo.

Quais são os principais problemas ambientais que afetam o espaço rural?

poluição da água, do solo e do ar; desmatamento e queimadas; erosão e compactação do solo; esgotamento dos recursos naturais.

Quais são os impactos ambientais?

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Quais os impactos sociais ambientais e econômicos causados pela agricultura moderna?

Dentre os malefícios à natureza estão o empobrecimento do solo, a erosão, a poluição e a perda da biodiversidade. Outro fenômeno ocorrido após o início da implantação da agricultura moderna foi a evasão humana.

Quais foram as consequências sociais econômicas e ambientais da agricultura convencional no Brasil e no Nordeste?

Estes sistemas, aliados aos constantes efeitos negativos do clima, como as secas, dificultam sua manutenção e desenvolvimento, levando à deterioração do solo e da água, bem como à diminuição da biodiversidade de espécies e, como consequência ao meio ambiente, ao início do processo de desertificação.

Quais são os problemas enfrentados com a agricultura brasileira considerar problemas sociais econômicos e ambientais )?

Segundo os pesquisadores da Embrapa Eliseu Alves, Geraldo da Silva e Souza e Renner Marra, os três problemas da agricultura são a concentração da renda bruta, o excedente exportável e o consumo interno de alimentos.

O que são os impactos ambientais?

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

O que é o impacto ambiental?

Segundo a resolução Conama Nº001 de janeiro de 1986, o impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o ...

Quais são os impactos ambientais positivos?

Dentre os exemplos de impactos positivos, podemos citar a recuperação de áreas degradadas, a criação de áreas de preservação ambiental e o plantio de mudas de espécies que anteriormente existiam em uma área. Entretanto, não podemos nos esquecer de que normalmente a ação do homem provoca danos ao meio ambiente.

Quais são os problemas ambientais sofridos no campo?

Campo: queimadas irregulares, poluição do solo. Cidade: inversão térmica, população, ilhas de calor, nebulosidade. Campo: queimadas irregulares, poluição do solo.

Quais os maiores impactos sociais causados pelo agronegócio?

O agronegócio e conflitos pela terra. Mas a devastação ecológica, a perda de terra arável e de recursos hídricos e a contaminação por agrotóxicos estão longe de ser os únicos males sociais causados pelo agronegócio no país.

Quais são os principais problemas do agronegócio brasileiro?

Quais são os 5 principais desafios do agronegócio no Brasil?
  • Carga tributária. ...
  • Desperdício na produção. ...
  • Impacto ambiental. ...
  • Logística de transporte. ...
  • Crédito para o crescimento.

Quais os impactos ambientais gerados pela agropecuária brasileira?

Os impactos ambientais causados pela atividade agropecuária decorrem principalmente de dois fatores: da mudança do uso do solo, resultante do desmatamento e da conversão de ecossistemas naturais em áreas cultivadas, e da degradação das áreas cultivadas, causada por práticas de manejo inadequadas.

O que aconteceu com a descoberta da agricultura?

A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Mas surgiu pela primeira vez – ou é o que os registros arqueológicos sustentam – em uma região apelidada de Crescente Fértil, uma área banhada por rios no Oriente Médio.

Qual a principal consequência do desenvolvimento da agricultura durante a Revolução Neolítica?

A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional. A arte neolítica se baseou nos desenhos feitos nos objetos de cerâmica e argila bem como nas pedras usadas na construção das primeiras casas e em cerimônias religiosas.

Quais são as consequências da descoberta da agricultura e da domesticação de animais?

O sedentarismo, a agricultura e a domesticação de animais possibilitaram o armazenamento, prática até então impensável nos grupos nômades. Ao fixarem-se em um só local precisaram planejar o consumo e cuidar do plantio. Traçavam também relações com outros grupos, efetuando trocas culturais e comerciais.

Quais são as principais causas dos problemas ambientais?

As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.

Quais são os impactos ambientais positivos e negativos?

Vale destacar que todas as ações do homem geram impactos de variados graus e tipos: o negativo, bastante conhecido, diz respeito à emissão de poluentes, despejo de resíduos nocivos e outras modificações prejudiciais ao meio ambiente. Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação.

O que são impactos socioambientais exemplos?

Impactos socioambientais são alterações sofridas pelo meio ambiente e que foram provocadas por determinadas ações ou atividades, impactando sobre a qualidade de vida, a saúde humana, a economia urbana e modificar ainda mais o meio ambiente e os ambientes construídos.

Artigo anterior
Pode esfoliar a virilha com açúcar?
Artigo seguinte
Como fazer mediação de conflitos na escola?