Quais as consequências negativas da globalização para os países subdesenvolvidos?

Perguntado por: Matilde Vanessa Leal  |  Última atualização: 1. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

Para os países em desenvolvimento ou os subdesenvolvidos, a globalização significa maior endividamento, perda do controle sobre seus recursos naturais e o poder de barganha no competitivo mercado internacional.

Quais são as consequências de um país subdesenvolvido?

Além da fragilidade social e da vulnerabilidade econômica em que se encontram, os países subdesenvolvidos apresentam também uma grande vulnerabilidade ambiental, o que pode ser compreendido por meio de diferentes prismas, como o das áreas muito populosas que contrastam com a escassez de terras agricultáveis, a ...

Quais as consequências da globalização para os países desenvolvidos?

A globalização contribuiu bastante para o desenvolvimento econômico. Houve uma aceleração das trocas que levou a um forte crescimento econômico global e a um rápido desenvolvimento industrial, com a criação acelerada de novas tecnologias.

Quais são as consequências negativas do processo de globalização?

Do lado negativo do processo de globalização estão, principalmente, a uniformidade cultural e a desigualdade económica. É paradoxal que se promova o mesmo estilo de vida global quando as diferenças na qualidade de vida são tão grandes, não só entre os países, mas dentro de cada um deles.

Quais são os pontos negativos e negativos da globalização?

Pontos negativos
  • Maior propagação de crises financeiras e econômicas;
  • Alguns setores da economia podem não se adequar à competição, elevando o desemprego;
  • Em países em desenvolvimento, pode ser difícil o investimento em novas indústrias que já existam em países desenvolvidos com custos reduzidos e com melhor tecnologia;

Globalização: Aspectos Positivos e Negativos - Geobrasil {Prof. Rodrigo Rodrigues}

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os três pontos negativos da globalização?

Os principais aspectos negativos da globalização são: desemprego, crises mundiais, especulação financeira e problemas cambiais. 1. Um dos principais aspectos negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância.

Quais os lados positivos e negativos da globalização para os países subdesenvolvidos?

A propagação de informações de maneira rápida e o maior contato com diferentes povos e culturas são vantagens da globalização. A padronização do consumo e o aprofundamento das desigualdades socioespaciais são algumas de suas desvantagens.

Quais são os aspectos negativos da globalização econômica?

Os principais aspectos negativos da globalização são: desemprego, crises mundiais, especulação financeira e problemas cambiais.

O que é a globalização e suas consequências?

A globalização é um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial. Esse desenvolvimento possibilitou o aumento dos diversos fluxos no planeta, resultando assim em um processo de integração mundial, tendo como base o sistema capitalista de produção.

Qual é o principal problema da globalização?

Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

Quais as consequências da globalização para os países desenvolvidos e para os países menos desenvolvidos?

As consequências da globalização para os países desenvolvidos consistiram no aumento das medidas protecionistas durantes os últimos anos e o aumento dos mercados e para os países subdesenvolvidos compreendeu a abertura da economia para as atividades de importação.

Como a globalização afeta os países?

Entre outros impactos da globalização, estão: maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.

Como está a situação dos países subdesenvolvidos após a globalização?

Os países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos estão cada vez mais endividados e dependentes, as populações pobres do Terceiro Mundo estão cada vez mais miseráveis, o meio ambiente deteriora-se e o capitalismo internacionaliza a mais valia, o consumo e a produção.

Quais são os problemas sociais de um país subdesenvolvido?

Já nos países subdesenvolvidos as taxas de natalidade e mortalidade são elevadas, considerando que os programas voltados à saúde e à educação são pouco eficientes. Esses países enfrentam inúmeros problemas sociais, como altos índices de violência e altas taxas de analfabetismo.

Qual é o país mais subdesenvolvido do mundo?

Acompanhe o artigo e conheça os 10 países menos desenvolvidos do mundo.
  • Burkina Faso (IDH 0,449) ...
  • Burundi (IDH 0,426) ...
  • República Centro-Africana (IDH 0,404) ...
  • Níger (IDH 0,400) ...
  • Chade (IDH 0,394) ...
  • Sudão do Sul (IDH 0,385) ...
  • Características dos países subdesenvolvidos. ...
  • Países subdesenvolvidos na América.

Quais são os 4 tipos de globalização?

Quais são os 4 tipos de globalização?
  • 1 – Globalização Econômica.
  • 2 – Globalização Cultural.
  • 3 – Globalização da Informação.
  • Vantagens da globalização: intercâmbio cultural.
  • Desvantagens da globalização: Desigualdade social.

O que ganhamos o que perdemos com a globalização?

Vantagens da globalização

Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades. Outra vantagem consiste na redução de custos, o custo médio dos produtos baixa e a produção pode ser descentralizada.

Por que a globalização traz desigualdade e pobreza?

Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.

Quais os efeitos negativos da globalização no mercado de trabalho?

O impacto negativo da globalização no emprego

A globalização traz consigo uma maior concorrência entre as empresas, o que pode resultar em encerramentos e perdas de postos de trabalho.

Quais os impactos da globalização na sociedade?

A globalização também leva a fusões e reestruturações de empresas, mudanças de capital e de unidades de produção para outros países onde a mão-de-obra é mais barata, em geral mantendo o controle administrativo, a distribuição e o marketing nos seus países de origem.

Quais são as 5 características da globalização?

As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização ...

Qual é o lado negativo da globalização?

Pontos negativos da globalização:
  • Criação de zonas de exploração;
  • Aumento de processos de exclusão;
  • Aumento do capital especulativo;
  • Monopólio das grandes empresas;
  • Redução de salários;
  • Aumento do desemprego;
  • Crises econômicas globais.

Quem se favorece mais com a globalização países ricos ou pobres?

A globalização vai deixar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres? Em seu relatório deste ano sobre o desenvolvimento humano, a ONU comprova que a globalização está concentrando renda: os países ricos ficam mais ricos, e os pobres, mais pobres.

Quais são os 3 tipos de globalização?

Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.

Artigo anterior
Qual é o Buscopan que não tem dipirona?
Artigo seguinte
Para que serve assembleia de condomínio?