Quais as consequências das conquistas militares dos romanos?

Perguntado por: Ivo Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

As Consequências das Conquistas Militares - As conquistas militares acabaram levando à Roma a riqueza dos países dominados. O estilo de vida romano, antes simples e modesto, evoluiu em direção ao luxuoso, ao requintado, ao exótico.

Quais foram as consequências da civilização romana?

As regiões anexadas a Roma eram obrigadas a pagar- lhe altos impostos. Populações escravizadas substituíram a mão de obra livre, gerando uma massa de desempregados nos campos e nas cidades. Pequenos proprietários arruinados abandonavam suas terras em direção às cidades, contribuindo para o aumento das tensões sociais.

Quais foram as consequências da profissionalização do exército romano?

Como consequência, o serviço militar passou às classes mais baixas da sociedade romana, para as quais o pagamento do Estado se tornava um bom incentivo.

Quais as consequências da conquista romana para os pequenos proprietários de terras?

Apesar de gerar uma incrível produção de riquezas, essa nova realidade prejudicou imensamente os pequenos proprietários, que não conseguiam competir com o preço dos alimentos oferecidos pelos patrícios. Por outro lado, vários plebeus perderam oportunidade de emprego com o uso dos escravos.

Qual foi uma das principais consequências do expansionismo Romano?

Conseqüências do expansionismo

Aumento da escravidão: povos conquistados viravam escravos. Aumento do número de latifúndios: os grandes proprietários aumentavam suas posses, apropriando-se das terras conquistadas.

6º ano - Aulanet 32 - As consequências das conquistas romanas

17 questões relacionadas encontradas

Quais as consequências do expansionismo da República?

Entretanto, o expansionismo ocasionaria algumas conseqüências imprevistas e menos lisonjeiras: a emergência de uma nova classe social que intensificou os conflitos políticos em Roma, classe dos “Homens Bons”, ou Cavaleiros; uma crise dos pequenos proprietários rurais diante do crescimento dos latifúndios; o surgimento ...

Quais foram as consequências da expansão territorial romana durante a República?

As conseqüências da expansão romana

Houve um enorme aumento da escravidão, já que os prisioneiros de guerra eram transformados em escravos. 2. O surgimento dos latifúndios e a falência dos pequenos proprietários.

Quais foram as consequências da vitória romana nas guerras púnicas?

Os romanos derrotaram os cartaginenses no final da Terceira Guerra Púnica, destruíram a cidade cartaginense e conquistaram o norte africano, ampliando seus domínios sobre o Mar Mediterrâneo.

Como a política romana desse período afetou os plebeus?

O fortalecimento do Senado e o exercício do poder executivo pelos magistrados reproduziram a exclusão dos plebeus da vida política romana. Essa exclusão política e a exploração econômica resultaram em inúmeros conflitos sociais em Roma, opondo patrícios e plebeus.

Quais as mudanças provocadas pelas conquistas na Roma antiga?

Essas conquistas resultavam ainda no aumento da quantidade de terras que pertenciam aos latifundiários, que precisavam de um número cada vez maior de escravos para nelas trabalhar, pois além do aumento de suas dimensões, o número de pessoas livres disponível para o trabalho diminuía, já que eram recrutadas para o ...

Quais foram as principais causas da crise do Império Romano?

Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.

Como o exército romano foi representado?

O exército romano era constituído por legiões, formadas por efetivos de cerca de 5 a 6 mil homens. Havia ainda uma cavalaria de cerca de 120 cavaleiros e uma forte artilharia composta de balistas, bestas e onagros, armas de guerra que serviam para arremessar pedras, flechas e dardos.

O que prejudicava os reinos de Roma?

Religião: a expansão do cristianismo, que não admitia outros deuses, está entre as justificativas para a crise no império; Escassez de escravos: a redução das batalhas por conquistas de novos territórios prejudicou o sistema de renovação de escravos.

Quais foram os resultados econômicos das conquistas romanas?

As conquistas foram responsáveis por importantes mudanças sócio-econômicas -- alias bastante exploradas nos vestibulares -- formou-se o modo de produção escravista e desenvolveu-se uma classe formada pelos homens novos enriquecidos pelo comércio.

Quais foram as principais conquistas dos plebeus durante a República romana?

No processo de lutas sociais, os plebeus obtiveram outras conquistas importantes na República romana tais como a abolição da escravidão por dívidas, a criação do cargo de Tribuno da Plebe — magistrado que defenderia os plebeus com o poder de vetar medidas governamentais que prejudicassem a plebe —, reconhecimento e ...

Qual era a grande inspiração dos plebeus em relação à política?

Diferentemente dos patrícios, que seriam os descendentes dos fundadores lendários de Roma, os plebeus eram os descendentes das populações imigrantes de outras regiões da Península Itálica. Assim sendo, não tinham direitos políticos, e eles não poderiam participar do governo ou mesmo se casar com patrícios.

Quais direitos os plebeus conquistaram na República romana?

Os plebeus conquistaram o direito de eleger os tribunos da plebe nas assembleias, de forma que esta representação política dos plebeus durou cerca de quinhentos anos, aumentando os seus direitos ao longo desse tempo, quando chegaram a ocupar importantes cargos romanos no período republicano.

Quais foram as causas das Guerras Púnicas?

As Guerras Púnicas foram conflitos entre Cartago e Roma, que disputavam os domínios dobre o Mar Mediterrâneo, ou seja, disputavam a hegemonia sobre a economia e a política. Os conflitos duraram de 264 a.C. a 146 a.C., quando Cartago foi destruída pelos romanos.

Qual foi o resultado das Guerras Púnicas?

Guerras Púnicas foram conflitos armados entre Roma e Cartago, entre 264 e 146 a.C., sendo vencidas pelos romanos, que consolidaram seu poder no mar Mediterrâneo. Cartago foi destruída pelos romanos logo após a Terceira Guerra Púnica.

Qual foi a importância das Guerras Púnicas para os romanos?

Durante o processo de expansão territorial de seu poder pela região do Mar Mediterrâneo, Roma teve que enfrentar em três guerras a cidade de Cartago, localizada no golfo da Tunísia, norte da África. As Guerras Púnicas foram extremamente importantes para que Roma dominasse completamente o Mar Mediterrâneo.

Como a expansão territorial afetou a cidade de Roma?

Sendo assim, as conquistas não foram nada limitadas: Roma conquistou o Egito, a Macedônia e a própria ilha que está localizada hoje a Grécia. Além disso, toda a parte ocidental do continente europeu, assim como o Oriente Médio, a península ibérica e a Gália, que também tiveram seus territórios dominados pelos romanos.

Que problemas começaram a surgir com expansão romana?

produção das grandes propriedades rurais (Latifúndios), trabalhados por escravos; Page 2 • Aumento da escravidão; • Êxodo rural, gerando o empobrecimento da plebe; • Surgimento de novas classes sociais: Mesmo abolindo-se a escravidão por dívida a utilização de mão-de-obra escrava se ampliou o que trouxe problemas ao ...

Quais foram as consequências da expansão territorial estadunidense no século XIX?

1 - Compra de territórios - foi por este formato de expansão territorial que se deu os primeiros importantes avanços na linha fronteiriça norte-americana, com a compra da Luisiana à França de Napoleão Bonaparte em 1804 e a compra da Flórida em 1819 aos espanhóis.

Qual foi a crise da República Romana?

As crises da República Romana referem-se a um extenso período de instabilidade política e agitação social que culminou com o fim da República Romana e o advento do Império Romano, entre 134 a.C. e 27 a.C. As exatas datas das crises não são claras porque, "Roma oscilava entre a normalidade e a crise" por muitas décadas.

Por que se diz que uma das consequências da expansão romana foi o aumento de mendigos em Roma?

Dessa maneira, em razão da falta de banheiros em grande parte das habitações na cidade de Roma, os moradores jogavam todo tipo de dejeto pelas janelas nas ruas. Esse fato ocasionou em Roma brigas entre a população, mau cheiro nas vias públicas e graves problemas de saúde nos citadinos (habitantes de cidades).

Artigo anterior
O que é o ISS fixo?
Artigo seguinte
São requisitos para decretação da interceptação telefônica?