Quais as concepções de infância?

Perguntado por: Gaspar Ferreira de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
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As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.

Quais são as concepções de infância?

De acordo com Costa (2009), a escola surge junto com a idéia de que a infância é um período da vida que precisa ser cuidada e moldada. Nas concepções atuais, elas são consideradas como ser histórico-social, condicionadas por vários fatores, seja eles sociais, econômicos, culturais, ou até mesmo político.

O que é concepção na infância?

Ampliando a discussão acerca da noção de infância, Dahlberg et al. (2003) trazem a concepção de criança como reprodutor de conhecimento, identidade e cultura. Tal concepção parte do pressuposto de que a criança consiste em um ser desprovido de conteúdos, ou seja, “uma tábula rasa”, como salientam os autores.

Qual a concepção de infância nos dias atuais?

As infâncias precisam ser compreendidas como uma etapa da vida em si, e não a preparação para algo futuro. A criança, mesmo dependente, sem o domínio completo da linguagem formal, sem uma coordenação motora aperfeiçoada, e ainda construindo seus saberes, é um sujeito completo e tem tantos direitos quanto um adulto.

Qual a concepção de infância apresentada na Bncc?

Criança é sujeito, não objeto. Se existe algo que sustenta a BNCC da Educação Infantil é a concepção de infância, ao compreender a criança como centro do processo. Trata-se de compreendê-la como capaz. Capaz de fazer, capaz de brincar, de aprender e ensinar.

Educação Infantil Concepções de Infância

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Qual a concepção curricular pensada para a Educação Infantil levando em conta a BNCC?

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Qual a concepção curricular pensada para a Educação Infantil?

O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de ...

Como era a infância antigamente e como é agora?

Na Idade Média, a infância ficou minúscula: durava o tempo da amamentação. Assim que a criança ficasse um pouco maior, já era vestida como um “miniadulto em treinamento”. Meninos e meninas recebiam deveres iguais aos adultos e a ingenuidade e imaturidade eram tratadas como defeitos a serem abolidos logo.

Qual o papel social da infância na sociedade atual?

Já no nível de relação da criança com a sociedade, a criança é considerada um ser que não é ainda social, desempenhando um papel marginal nas relações sociais, tanto em relação a bens materiais quanto em participar de decisões.

O que significa a palavra concepções?

1. Acto de conceber (sentido próprio e figurado). 2. Faculdade de conceber, de compreender, de idear.

Qual a concepção de infância ao longo da história da educação?

É no decorrer do século XVII que se da os primeiros passos para a separação do adulto e da criança, por meio da escolarização. Antes, por não haver a distinção entre idades, todos aprendiam da mesma maneira e sobre as mesmas temáticas. No fim deste século que pode-se notar as primeiras mudanças do conceito de infância.

Como surgiu a concepção de infância?

“A “descoberta” da infância teria de esperar pelos séculos XV, XVI e XVII, quando então se reconheceria que as crianças precisavam de tratamento especial, “uma espécie de quarentena”, antes que pudessem integrar o mundo dos adultos” ( HEYWOOD, 2004, p. 23).

Quais foram as principais atitudes que levaram à mudança da concepção de infância?

As grandes transformações sociais ocorridas no século XVII contribuíram decisivamente para a construção de um sentimento de infância. As mais importantes foram as reformas religiosas católicas e protestantes, que trouxeram um novo olhar sobre a criança e sua aprendizagem.

O que é ter infância em nossa sociedade?

A infância nem sempre recebeu tanta importância quanto hoje. Ser criança no século 21 significa ter uma série de direitos como educação, saúde, nutrição e o fundamental direito à vida. Compartilhar: A infância nem sempre recebeu tanta importância quanto hoje.

Como a sociedade vê a criança?

Elas passam a serem tocadas - sem desejarem serem tocadas -, elas passam a ter sua vida tornada pública e exposta, como se aquela barriga fosse um patrimônio de todas as pessoas da sociedade.

O que mudou na infância?

Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.

Como era a infância no século passado?

Percebem-se muitas mudanças, pois há muitos anos atrás a criança era vista como um “adulto em miniatura”, no qual a única diferença era o tamanho, sua estatura. Com o passar do tempo, a criança passou a ser vista como inocente e engraçadinha, e proporcionava aos seus pais e amas-de-leite divertimento e distração.

Quais os conceitos de aprendizagem para a BNCC na Educação Infantil?

A BNCC da Educação Infantilapresenta seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que asseguram as condições para que as crianças aprendam e se desenvolvam integralmente: CONVIVER; BRINCAR; PARTICIPAR; EXPLORAR; EXPRESSAR; e CONHECER-SE.

O que a BNCC propõe para a Educação Infantil?

Baseada nas leis anteriores, a BNCC propõe as interações e as brincadeiras, neles devem-se assegurar seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil, visando às condições para que as crianças aprendam a desempenhar um papel ativo para resolver problemas, além de construir significados consigo e com ...

Quais as disciplinas trabalhadas na Educação Infantil?

A grade curricular da Educação Infantil envolve 8 disciplinas. São elas:
  • Linguagem oral e Escrita.
  • Matemática.
  • Natureza e sociedade.
  • Musicalização.
  • Artes.
  • Educação Física/Movimento.
  • Teatro.
  • Psicomotricidade.

Como a Organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada?

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências.

O que é proposta curricular segundo a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Como as concepções de infância e educação infantil são vistas historicamente?

As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.

Quais são as concepções?

Concepções é o plural de concepção. O mesmo que: ideias, criações, fecundações, julgamentos, opiniões, pontos de vista.

Quando é feita a concepção?

A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

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