Qual a função do DPS?

Perguntado por: Afonso Dinis Teixeira de Sousa  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

O Dispositivo de Proteção contra Surtos, normalmente chamado pela sigla DPS, também é conhecido como Protetor de Surto ou Supressor de Surto e tem como finalidade detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Como saber se o DPS está funcionando?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

Qual é a função do DPS em uma SPDA?

Instalado no quadro responsável pela distribuição de energia, o DPS proteção contra surtos é destinado a salvaguardar equipamentos eletrônicos internos na estrutura contra sobrecargas provenientes de surtos atmosféricos externos como o raio, por exemplo.

O que é classe de DPS?

O DPS classe II é destinado a proteção contra surtos elétricos ocasionados por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, caem próximo à edificação ou as linhas de transmissão de energia ou dados. O DPS classe III é um dispositivo de proteção que deve ser utilizado próximo ao equipamento protegido.

Porque além do Para-raios devemos utilizar o DPS nas instalações?

Para que serve? Resumidamente: A função do DPS é, unicamente, tentar desviar a maior parte dos surtos para longe da rede elétrica da instalação. Os surtos podem ter várias origens, mas um dos mais conhecidos são as sobretensões produzidas por descargas atmosféricas, os raios.

O que é o DPS e Como Funciona? - Raio X do DPS

15 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando o DPS queima?

O maior problema é em casos quando o dispositivo de proteção queima e o curto entre fase e terra é permanente, por esse motivo existe a necessidade de possuir instalado no circuito um dispositivo de desconexão.

Qual DPS usar em residência?

Em geral, são utilizados os seguintes valores:
  • Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA.
  • Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA.
  • Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Os Dispositivos devem ser coordenados, de forma que primeiramente serão instalados os DPS com maior capacidade de exposição ao surtos (Classe I), depois os com capacidade média (Classe II) e finalmente os DPS mais sensíveis (Classe III).

O que é DPS classe 2?

O OVR tipo 2 foi projetado para proteger instalações elétricas e equipamentos sensíveis contra surtos indiretos, garantindo baixo nível de proteção (Up). Caracteriza-se por sua capacidade de descarregar em segurança, uma forma de onda de 8/20 µs.

Quando um DPS e Classe 1?

Classe I. Demonstração da primeira classe do DPS. Os DPS classe I são os dispositivos utilizados na proteção contra os efeitos das descargas diretas, então a sua instalação é realizada no ponto de entrada da instalação. O DPS classe I é o mais robusto em relação à capacidade de descarga.

Qual DPS usar no quadro de distribuição?

Como orientação, podemos sugerir que em quadros de distribuição de casas, fábricas ou edificações maiores poderemos utilizar um DPS com corrente nominal de descarga de 20 KA (8/20µS) e corrente máxima de 40KA (8/20µS) e em apartamentos ou salas comerciais, correntes nominais de descarga de 10KA (8/20µS) e corrente ...

Qual a diferença entre DPS 175 e 275?

Entenda qual a tensão de FASE do seu sistema. Em sistemas de 127V de fase utilizam-se DPS de 175V ou de 275V. Em sistemas de 220V de fase utiliza-se DPS de 275V. ATENÇÃO: NUNCA USA-SE DPS DE 175V EM SISTEMAS COM 220V DE FASE.

Como escolher a tensão do DPS?

Este dado não consta na plaqueta do DPS, mas é importante saber qual a tensão nominal em que o DPS será inserido para poder escolher a Tensão máxima contínua (Uc), já que Un deve ser menor que Uc. Tensão máxima contínua ou Tensão máxima de operação (Uc) : é um valor de tensão sempre maior que a tensão nominal.

Como dimensionar DPS para sistema Solar?

Dimensionamento de DPS para sistema fotovoltaico

Para a proteção completa dos equipamentos deve haver pelo menos um DPS entre o arranjo fotovoltaico e o inversor e pelo menos um DPS entre o inversor e a rede elétrica.

O que é dps em eletricidade?

O significado da sigla DPS é Dispositivo de Proteção contra Surtos, ou seja, pode ser considerado um protetor de surto.

O que é um surto de energia?

Ao atingir a rede elétrica direta ou indiretamente, os raios causam aumento súbito da tensão (voltagem). Esse fenômeno é chamado de surto elétrico, que se propaga até encontrar um ponto de passagem até a terra.

Qual amperagem do DPS?

Para o DPS classe III seria suficiente uma corrente nominal de IN = 5 kA, no máximo IN = 10 kA.

Como saber qual IDR usar?

Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?
  1. A corrente nominal deve ser maior ou igual à corrente de projeto (Ip) do circuito ou a soma das correntes de projeto (Ip) dos circuitos que está protegendo;
  2. A corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual à corrente nominal do disjuntor.

Quais são os tipos de DPS?

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.

Qual a melhor marca de DPS?

Recomendo as fontes Corsair ( pela garantia, mais cara, mas a melhor), PC Yes a linha Shocker, Electro ( o intermediário dos dois e nacional), Gamemax as novas GM 500 preta com detalhe verde em cima e azul do lado ( pelo bom preço, e se não me engano, também nacional).

O que significa UC no DPS?

O termo Uc representa a máxima tensão de operação contínua, ou seja, o valor máximo que a tensão da rede pode chegar, em regime permanente, sem que o DPS atue. Seu valor é regulamentado tanto pela NBR 5419 quanto pela NBR 5410 e, de um modo geral, deve ser no mínimo 1,1 vezes a tensão fase-terra da linha.

Onde instalar DPS Classe 1?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Qual diferença entre um DPS é um disjuntor?

Já o DPS ou dispositivo de proteção contra surtos, é destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas, traduzindo: Também tem a aparência de um disjuntor, e muita gente chama ele de para-raio.

Para que serve o disjuntor DS?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Artigo anterior
Quais são as exigências critérios para que possa ser realizado um casamento válido no estado soberano brasileiro?
Artigo seguinte
O que é um triângulo congruente?