Quais as competências específicas da Matemática na BNCC?

Perguntado por: Diana Gaspar  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (3 avaliações)

Para tanto, analisou-se as competências específicas de Matemática da BNCC, relacionando-as com modos de fazer Educação Matemática nessa etapa de ensino. Como resultado, elencamos as categorias: (1) Culturas; (2) Tecnologia; (3) Interdisciplinaridade; (4) Processos de organização e registros; (5) Conteúdos atitudinais.

Quais são as competências específicas da Matemática na BNCC?

De acordo com a Base Nacional Curricular comum as competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental são: ... Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Quais são as competências específicas de Matemática?

Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.

Quais são as competências específicas de Matemática e suas Tecnologias para o Ensino Fundamental?

Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.

Quais as cinco competências específicas da Matemática e suas tecnologias?

Competências específicas de Matemática e suas tecnologias

Essas unidades fazem parte da própria área, como números, álgebra, geometria, grandes medidas, probabilidade e estatística, integrados de forma consistente.

COMPETENCIAS ESPECIFICAS De MATEMATICA Para O ENSINO FUNDAMENTAL, COMPETENCIAS Da MATEMATICA

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 campos de atuação social no ensino médio?

No ensino médio são cinco os campos de atuação social: da vida pessoal; artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; jornalístico-midiático; e de atuação na vida pública.

O que propõe a BNCC da área de Matemática e suas Tecnologias?

A BNCC da área de Matemática e suas Tecnologias propõe a con- solidação, a ampliação e o aprofundamento das aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental.

O que é competência Matemática?

7) afirma que competência Matemática é: [...] uma capacidade do indivíduo para desenvolver, empregar e interpretar a Matemática numa variedade de contextos.

Quais são os objetivos específicos da Matemática?

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Proporcionar a interação entre alunos; Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas; Propor a construção do conhecimento através da criatividade do desafio.

O que são as competências da BNCC?

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Quais são os conhecimentos matemáticos?

O conhecimento matemático é fruto de um processo de que fazem parte a imaginação, os contra-exemplos, as conjecturas, as criticas, os erros e os acertos. Mas ele é apresentado de forma descontextualizada, atemporal e geral, porque é preocupação do matemático comunicar resultados e não o processo pelo o qual o produziu.

Quais são os campos da Matemática?

Os diferentes campos da Matemática estão organizados na BNCC por unidades temáticas. São elas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística.

O que é competência específica da área?

Quanto às competências específicas de área, são as competências de cada área do conhecimento, mas que ainda assim terão uma comunicação direta com as competências gerais. Temos que trabalhar a competência específica de cada área pensando em um processo que contemple a competência geral.

Qual a habilidade ef05ma07?

Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Qual é a habilidade ef04ma03?

Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

O que significa EF01MA01?

Habilidade: EF01MA01 - Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Quais os objetivos do ensino da matemática nos anos iniciais?

Nos anos iniciais, a Matemática é de grande importância para os alunos, além de servir como suporte para as demais séries, ela desenvolve nos alunos o pensamento lógico, o olhar crítico sobre os conceitos construídos, além de envolver o que é aprendido com o dia-dia.

O que são objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em matemática?

É um conjunto de ideias que permite analisar fenômenos e situações presentes na realidade para obter informações e conclusões que não estão explícitas. Além disso, possibilita a obtenção de modelos, relações, padrões e regularidades, de forma a conhecer e analisar a realidade e obter informações para tomar decisões.

Qual é a importância da matemática?

A matemática é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças, ajuda a adquirir um raciocínio lógico, organizado e uma mente preparada para o pensamento, a crítica e a abstração.

O que é competência e habilidade exemplos?

A diferença entre habilidade e competência

Por exemplo, para cortar cabelo, a pessoa pode ter a habilidade de manter a mão firme e fazer ótimos cortes. No entanto, a competência é o que ela pode aprender no curso de cabeleireiro.

O que diz a BNCC sobre a Matemática?

Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

O que diz a BNCC sobre o ensino de Matemática?

A BNCC estabelece que, no Ensino Fundamental, a escola precisa preparar o estudante para entender como a Matemática é aplicada em diferentes situações, dentro e fora da escola. Na aula, o contexto pode ser puramente matemático, ou seja, não é necessário que a questão apresentada seja referente a um fato cotidiano.

Como trabalhar Matemática de acordo com a BNCC?

Dicas para adaptar a aula de Matemática à BNCC
  1. Faça um levantamento das diferenças entre os parâmetros antigos e os novos trazidos pela BNCC. ...
  2. Pense de que forma as unidades temáticas podem ser trabalhados nas aulas e procure, sempre que possível, utilizar mais de uma unidade ao mesmo tempo;

O que são os campos de atuação?

Os campos de atuação são as áreas de uso da linguagem, na vida cotidiana. Por exemplo: no campo de atuação artístico-literário, temos o uso da língua voltado à produção e à leitura de contos, romances, peças de teatro, poemas.

Quais são os campos de atuação da BNCC?

campo jornalístico/midiático, 2. campo de atuação na vida pública, 3. campo das práticas de estudo e pesquisa e 4. campo artístico-literário.

Artigo anterior
Qual era o animal considerado sagrado para os egípcios?
Artigo seguinte
Onde achar Cogubrilho?