Quais as competências do coordenador pedagógico?
Perguntado por: Joana Azevedo | Última atualização: 23. April 2022Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)
- Garantir a formação continuada dos docentes. ...
- Verificar a conexão entre teoria e prática. ...
- Incentivar o trabalho em grupo. ...
- Ouvir e guiar os professores. ...
- Garantir a boa comunicação. ...
- Inserir novas formas de pensar às práticas escolares. ...
- Ser líder.
Quais as competências de um coordenador pedagógico?
- Liderança. ...
- Boa comunicação. ...
- Visão geral. ...
- Senso de coletividade. ...
- Humanidade.
Quais são os três princípios de um coordenador pedagógico?
Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.
Qual é o perfil do coordenador pedagógico?
O coordenador atua como articulador do projeto pedagógico da escola, por isso coordena outros professores e os instruiu em prática na sala de aula. Além disso, ele é responsável por elaborar planos de formação, organizar reuniões de equipe, elaborar pautas e relatórios sobre a aprendizagem dos alunos.
O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), as atribuições do coordenador estão aliadas à autonomia para organizar e orientar o trabalho pedagógico dentro da instituição de ensino, além de garantir nos variados setores que se faça uma gestão participativa e democrática.
Competências do Coordenador Pedagógico
O que diz o artigo 64 da LDB?
64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.
Qual lei foi um marco na criação do cargo de coordenador pedagógico e atribuição de funções?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 4.024 determinava a função dos demais especialistas de educação como orientadores de educação, com os seguintes requisitos de formação, de acordo com a lei: Art.
Qual é o perfil de um coordenador?
O coordenador é um ser humano dinâmico e deve se adaptar ao ambiente onde ele está inserido. Ele é quem começa a ter uma visão global da empresa, tornando capaz de assumir cargos de maiores relevâncias na empresa.
O que é necessário para ser um bom coordenador pedagógico?
- 1) Registre suas atividades em listas. ...
- 2) Priorize suas atividades. ...
- 3) Faça pausas ao longo do dia. ...
- 4) Organize seu local de trabalho. ...
- 5) Termine seus afazeres.
O que é preciso para ser um coordenador pedagógico?
A profissão de coordenador pedagógico geralmente requer experiência de sala de aula e/ou de administração de atividades pedagógicas. Por isso, para se tornar um profissional do ramo, é necessário realizar o curso de Pedagogia, ou uma Licenciatura de qualquer área, e buscar experiência em instituições de ensino.
O que não é função do coordenador pedagógico?
Como evitar O coordenador deve orientar a organização de eventos quando esses tiverem relação com os projetos didáticos desenvolvidos pelos professores. Mas veja bem: orientar não é executar. Ele não precisa bancar o relações-públicas ou o promoter.
Quais são os princípios da prática pedagógica?
As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...
O que é necessário para ser um bom coordenador?
- Trabalhe sua liderança. Ser um líder é mais do que apenas ter um cargo superior ao de outros funcionários. ...
- Tenha ética. ...
- Evolua constantemente. ...
- Seja multitarefa. ...
- Seja imparcial.
O que é competência pedagógica?
É a competência que permite ao sujeito aprendente enfrentar e regular adequada- mente um conjunto de tarefas e de situações educativas. Neste sentido, competência será um constructo teó- rico que se supõe como uma construção pessoal, singular, específica de cada um.
O que se espera de um coordenador?
As Exigências do Trabalho de Coordenador
Lidar com pessoas, ensinar, orientar, corrigir, dar feedbacks, motivar os profissionais, delegar e acompanhar as tarefas: são alguns das atribuições do gestor que coordena um grupo de funcionários.
Como fazer um bom trabalho de coordenação pedagógica?
- Preparar as reuniões de Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC)
- Desenvolver as reuniões de formação.
- Estudar para realizar as formações.
- Observar as aulas dos professores.
O que o coordenador deve fazer no primeiro dia de aula?
Nos primeiros dias, também é preciso reservar momentos para ler os diversos documentos ligados ao fazer pedagógico, como os planejamentos do ano anterior e os registros das formações.
O que é preciso para coordenar uma equipe?
- Conheça os seus funcionários. ...
- Segmente o trabalho. ...
- Defina objetivos. ...
- Dê feedbacks para a equipe. ...
- Valorize o clima organizacional. ...
- Promova o desenvolvimento. ...
- Ofereça recompensas por resultados.
Quais os tipos de coordenador?
- MAIORIA DE RESPOSTAS A. AJUDANTE. Ainda lhe falta clareza sobre suas atribuições. ...
- MAIORIA DE RESPOSTAS B. TEÓRICO. ...
- MAIORIA DE RESPOSTAS C. BOMBEIRO. ...
- MAIORIA DE RESPOSTAS D. AMIGO. ...
- MAIORIA DE RESPOSTAS E. PARCEIRO.
Quando surgiu a coordenação pedagógica no Brasil?
Resumo: A história da coordenação pedagógica é relativamente recente, iniciada a partir dos anos 1980, em substituição à supervisão pedagógica, que tinha o papel fiscalizador de professores, totalmente ligada que era ao curso de pedagogia e a Lei de Diretrizes e Bases no.
Qual é a função do coordenador pedagógico na escola?
Ele é o responsável pela qualidade do trabalho dos professores dentro da sala de aula e também pela relação sadia entre os docentes e alunos. É esse profissional que vai ajudar os educadores a transmitirem o conhecimento de forma prática, direta e de fácil compreensão.
Qual a função do coordenador pedagógico na unidade escolar?
O papel do coordenador pedagógico na realidade escolar é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos da instituição de ensino, tanto individual quanto coletivamente. É esse profissional que tem a função de avaliar o rendimento escolar dos estudantes e buscar a causa de possíveis problemas.
O que diz a LDB sobre a formação de professores?
Segundo o artigo 62 da LDB: “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras ...
O que diz a LDB sobre a formação continuada de professores?
Art. 13. A Formação Continuada em Serviço deve oferecer aos docentes a oportunidade de aprender, junto com seus colegas de trabalho, com suporte de um formador experiente (mentoria ou tutoria), compartilhando aprendizagens já desenvolvidas, atendendo ao disposto no Parágrafo único do artigo 61 da LDB.
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