Quais as classificações dos documentos pela natureza do assunto?
Perguntado por: Yara Pacheco Silva | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (6 avaliações)
Natureza do assunto: esta classificação informa se a natureza do assunto tratado no documento prejudica a administração ou não quando divulgado. Se sua divulgação não acarreta prejuízo se diz que o documento é “ostensivo” e quando prejudica alguém ele é “sigiloso” e tem restrições de acesso.
Quais são as 3 principais classificações dos documentos?
- Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. ...
- Espécie. É a definição a partir da disposição e da natureza das informações, por exemplo: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão e entre outras.
- Tipologia. ...
- Natureza do assunto. ...
- Forma. ...
- Formato.
Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser classificados como?
Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a institui- ção, podendo ser de domínio público.
Como se classifica um documento?
Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.
O que é a natureza do documento?
CRIAÇÃO OU ADIÇÃO DE DOCUMENTOS
Ao adicionar um documentos deve-se escolher uma "Natureza do Documento" (OSTENSIVO, SIGILOSO ou RESTRITO), se a opção escollhida for RESTRITO ou SIGILOSO é necessário selecionar a "Hipótese Legal", e sendo SIGILOSO, deve selecionar o "Grau de sigilo".
Classificação dos Documentos: Natureza do Assunto
Qual é a natureza do RG?
Por lei o documento não possui prazo de validade ou expiração. A cédula de identidade, carteira de identidade, identidade ou RG (registro geral) é o documento nacional de identificação civil no Brasil.
Quais as naturezas dos documentos e como podem ser organizados?
Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...
O que é classificar um documento?
A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...
Quais são os métodos de classificação?
Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...
Como classificar os documentos na contabilidade?
Classificar os documentos conforme o assunto e por ordem alfabética. Todos os documentos devem ser identificados e separados de acordo com sua natureza (contábil, fiscal ou trabalhista/previdenciária) e, em seguida, organizados alfabeticamente.
Por que classificar documentos?
O objetivo da classificação é dar visibilidade às funções e às atividades vinculadas aos documentos produzidos ou recebidos, atribuindo-lhes códigos específicos conforme o Plano de Classificação das atividades-meio ou fim, colocando-os efetivamente no contexto orgânico em que eles foram gerados.
Quais são os tipos de documentos que existem?
- Nota Fiscal. ...
- Faturas e guias. ...
- Alvará de funcionamento. ...
- Licenças de funcionamento. ...
- Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
- Registros contábeis e fiscais. ...
- Controle de ponto. ...
- Folhas de pagamento.
Como classificar documentos pessoais?
- Espécie. Este padrão consiste na classificação do tipo de documento com base na origem das informações e na finalidade de uso. ...
- Gênero/formato. Representação do documento no formato impresso ou digital. ...
- Assunto. ...
- Relevância. ...
- Você também vai gostar de ler:
Quais as três fases da gestão de documentos?
A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.
Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?
- Contrato social. ...
- Alvará de funcionamento. ...
- Licença sanitária. ...
- Licença ambiental. ...
- Contrato com profissional de contabilidade. ...
- Notas fiscais. ...
- Registros de contabilidade. ...
- Comprovantes de RH.
Quais são os tipos de documentos administrativos?
Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.
Quais os métodos de classificação dos arquivos?
- Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
- Método alfabético. ...
- Método numérico. ...
- Método eletrônico. ...
- Método geográfico. ...
- Método temático.
O que é classificação exemplos?
Significado de Classificação
Colocação de algo seguindo uma ordem: organização alfabética dos livros. [Popular] Avaliação de um conteúdo que determina seu público ou a faixa etária para qual ele é sugerido: programa de classificação livre.
O que é classificar exemplos?
Significado de Classificar
Pôr em ordem (papéis, documentos etc.); arrumar: classificar livros na prateleira. Fazer a seleção de alguma coisa, tendo em conta uma ou várias de suas características:. classificar roupa pelo preço.
Qual a primeira classificação de documentos?
Refere-se a uma classificação quanto à frequência de uso do documento: 1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.
Quais são os principais sistemas de classificação?
Actualmente, podemos identificar dois principais grupos de classificação: fenética e filogenética. A classificação fenética preocupa-se com uma rápida identificação de um ser vivo, sem se preocupar com as relações evolutivas entre esse organismo e os outros.
O que é plano de classificação em Arquivologia?
Plano de Classificação de Documentos
é o instrumento utilizado para classificar todo e qualquer documento de arquivo, indicando o código de classificação e relacionando todos os documentos de arquivo produzidos e recebidos por uma Instituição.
O que é organização de documentos?
A Organização de Documentos ou Arquivos é um serviço que visa acondicionar e catalogar seu acervo documental através de um conjunto de instrumentos que promovem o eficiente gerenciamento destes documentos e arquivos como: tipificação dos arquivos e documentos, catalogação, tabela de temporalidade, organização em ordem ...
O que é ordenar um documento?
A ordenação de documentos é atividade que permite a proposição de um arranjo para a coleção, pertinente aos objetivos institucionais, às características dos documentos e às atividades do público-alvo.
Como organizar um arquivo de documentos?
- Estabeleça um local específico para guardar os documentos.
- Organize e armazene seus documentos.
- Tenha uma ferramenta para auxiliar nesta tarefa.
- A importância da segurança no armazenamento de arquivos.
Para que serve margin e padding?
Quem trabalha 24 horas tem direito a quantas horas de folga?