Quais as classificações dos documentos pela natureza do assunto?

Perguntado por: Yara Pacheco Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
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Natureza do assunto: esta classificação informa se a natureza do assunto tratado no documento prejudica a administração ou não quando divulgado. Se sua divulgação não acarreta prejuízo se diz que o documento é “ostensivo” e quando prejudica alguém ele é “sigiloso” e tem restrições de acesso.

Quais são as 3 principais classificações dos documentos?

Como é feita a categorização e subcategorização
  1. Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. ...
  2. Espécie. É a definição a partir da disposição e da natureza das informações, por exemplo: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão e entre outras.
  3. Tipologia. ...
  4. Natureza do assunto. ...
  5. Forma. ...
  6. Formato.

Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser classificados como?

Quanto à natureza do assunto os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a institui- ção, podendo ser de domínio público.

Como se classifica um documento?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

O que é a natureza do documento?

CRIAÇÃO OU ADIÇÃO DE DOCUMENTOS

Ao adicionar um documentos deve-se escolher uma "Natureza do Documento" (OSTENSIVO, SIGILOSO ou RESTRITO), se a opção escollhida for RESTRITO ou SIGILOSO é necessário selecionar a "Hipótese Legal", e sendo SIGILOSO, deve selecionar o "Grau de sigilo".

Classificação dos Documentos: Natureza do Assunto

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Qual é a natureza do RG?

Por lei o documento não possui prazo de validade ou expiração. A cédula de identidade, carteira de identidade, identidade ou RG (registro geral) é o documento nacional de identificação civil no Brasil.

Quais as naturezas dos documentos e como podem ser organizados?

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

O que é classificar um documento?

A classificação arquivística é a atividade que elabora, a partir de uma concepção intelectual, a articulação e identificação dos documentos entre si e estuda a forma como estes foram produzidos, para que sua existência seja determinada e, a partir daí, se materializar no instrumento Plano de Classificação, que espelha ...

Quais são os métodos de classificação?

Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...

Como classificar os documentos na contabilidade?

Classificar os documentos conforme o assunto e por ordem alfabética. Todos os documentos devem ser identificados e separados de acordo com sua natureza (contábil, fiscal ou trabalhista/previdenciária) e, em seguida, organizados alfabeticamente.

Por que classificar documentos?

O objetivo da classificação é dar visibilidade às funções e às atividades vinculadas aos documentos produzidos ou recebidos, atribuindo-lhes códigos específicos conforme o Plano de Classificação das atividades-meio ou fim, colocando-os efetivamente no contexto orgânico em que eles foram gerados.

Quais são os tipos de documentos que existem?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Como classificar documentos pessoais?

Estes são os 4 padrões mais utilizados para classificar documentos:
  1. Espécie. Este padrão consiste na classificação do tipo de documento com base na origem das informações e na finalidade de uso. ...
  2. Gênero/formato. Representação do documento no formato impresso ou digital. ...
  3. Assunto. ...
  4. Relevância. ...
  5. Você também vai gostar de ler:

Quais as três fases da gestão de documentos?

A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.

Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?

Quais são os 10 principais documentos empresariais exigidos na fiscalização?
  • Contrato social. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licença sanitária. ...
  • Licença ambiental. ...
  • Contrato com profissional de contabilidade. ...
  • Notas fiscais. ...
  • Registros de contabilidade. ...
  • Comprovantes de RH.

Quais são os tipos de documentos administrativos?

Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

Quais os métodos de classificação dos arquivos?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico. ...
  6. Método temático.

O que é classificação exemplos?

Significado de Classificação

Colocação de algo seguindo uma ordem: organização alfabética dos livros. [Popular] Avaliação de um conteúdo que determina seu público ou a faixa etária para qual ele é sugerido: programa de classificação livre.

O que é classificar exemplos?

Significado de Classificar

Pôr em ordem (papéis, documentos etc.); arrumar: classificar livros na prateleira. Fazer a seleção de alguma coisa, tendo em conta uma ou várias de suas características:. classificar roupa pelo preço.

Qual a primeira classificação de documentos?

Refere-se a uma classificação quanto à frequência de uso do documento: 1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade.

Quais são os principais sistemas de classificação?

Actualmente, podemos identificar dois principais grupos de classificação: fenética e filogenética. A classificação fenética preocupa-se com uma rápida identificação de um ser vivo, sem se preocupar com as relações evolutivas entre esse organismo e os outros.

O que é plano de classificação em Arquivologia?

Plano de Classificação de Documentos

é o instrumento utilizado para classificar todo e qualquer documento de arquivo, indicando o código de classificação e relacionando todos os documentos de arquivo produzidos e recebidos por uma Instituição.

O que é organização de documentos?

A Organização de Documentos ou Arquivos é um serviço que visa acondicionar e catalogar seu acervo documental através de um conjunto de instrumentos que promovem o eficiente gerenciamento destes documentos e arquivos como: tipificação dos arquivos e documentos, catalogação, tabela de temporalidade, organização em ordem ...

O que é ordenar um documento?

A ordenação de documentos é atividade que permite a proposição de um arranjo para a coleção, pertinente aos objetivos institucionais, às características dos documentos e às atividades do público-alvo.

Como organizar um arquivo de documentos?

4 dicas para organizar os documentos na empresa
  1. Estabeleça um local específico para guardar os documentos.
  2. Organize e armazene seus documentos.
  3. Tenha uma ferramenta para auxiliar nesta tarefa.
  4. A importância da segurança no armazenamento de arquivos.

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