Quais as causas que levam a perder o auxílio-doença?

Perguntado por: Jéssica Madalena Neto Faria Brito  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

Especialistas listaram 10 erros que podem ter ocorrido e que levaram ao corte ou suspensão do auxílio-doença, pago ao segurado incapaz de trabalhar.
  • 1 - Pente-fino. ...
  • 2 - Falha na documentação. ...
  • 3 - Laudo médico recusado. ...
  • 4 - Alta programada sem pedido de renovação. ...
  • 5 - Perito considera que o segurado está apto para o trabalho.

O que faz perder o Auxílio-doença?

Desta forma, 85.191 segurados podem ficar sem receber o dinheiro se não agendar a perícia médica no prazo determinado. ... Quem não fizer a perícia o benefício por incapacidade será suspenso.

Quais os motivos para um benefício ser cessado?

Por que meu benefício foi cessado? Esses benefícios são cessados, na maioria dos casos, porque algumas pessoas podem estar recebendo indevidamente, tendo sua capacidade laborativa já restabelecida. A revisão tem como objetivo destinar os recursos da previdência para aqueles que realmente precisam.

Quando o Auxílio-doença pode ser cortado?

Na maioria das vezes, o perito médico do INSS vai fixar uma data específica para o término de benefícios temporários, como o auxílio-doença. E quando essa data não é estipulada, a lei diz que o benefício será cessado 120 dias após a data de concessão do benefício.

O que faz perder o benefício do INSS?

De tempos em tempos, o INSS faz levantamentos das informações dos seus beneficiários. Quando existe alguma suspeita de fraude, o segurado pode ter o benefício suspenso. Nesses casos, um processo de apuração de fraude ou de inconsistência de dados é iniciado, enquanto isso o benefício pode ficar suspenso.

Auxílio doença negado: como recorrer?

15 questões relacionadas encontradas

O que pode cortar aposentadoria?

Não comparecer às perícias médicas periódicas dos benefícios por incapacidade; Deixar de realizar a prova de vida; Não cadastrar a declaração de cárcere durante o recebimento do auxílio-reclusão; Após ser notificando no pente-fino, não apresentar a defesa prévia em até 30 dias.

Quando pode ser considerado motivo de cancelamento do benefício previdenciário?

Podemos mencionar algumas hipóteses em que o INSS pode proceder ao cancelamento de benefício previdenciário: o retorno ao trabalho em atividade nociva à saúde ou à integridade física do segurado que percebe aposentadoria especial (art. 57, § 8º, da Lei n. ... o retorno ao trabalho do segurado aposentado por invalidez (art.

Quem vai ser cortado do INSS?

Alguns segurados estão isentos do pente-fino do INSS em 2021. ... Aposentados por invalidez ou segurados do auxílio-doença que recebem o benefício há mais de 15 anos e que tenham acima de 55 anos de idade; Portadores do vírus HIV; Beneficiários com mais de 10 anos de recebimento dos seguros.

Quem recebe auxílio-doença pode ter outra renda?

Quem recebe auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária), via de regra, não pode exercer atividade remunerada, visto que um dos requisitos para a concessão é justamente a pessoa restar incapacitada para o labor.

O que fazer depois que o benefício do INSS é concedido?

Ao receber a carta de benefício concedido, verifique no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.

Qual a diferença entre indeferido e cessado?

Quando se obtém resultado negativo dessa análise realizada pelo INSS, fala-se que está o benefício indeferido, por exemplo, ante a ausência do preenchimento dos requisitos previstos em lei. ... Por fim, o benefício cessado é aquele que foi deferido, mas que depois de determinado tempo deixou de ser devido ao beneficiário.

Não é possível requerer benefício existe benefício cessado há menos de 30 dias?

Na pratica, tendo o benefício cessado, seja por qualquer razão, ou ter o pedido de auxílio doença negado, o INSS impede que seja feito novo pedido de auxílio-doença em menos de 30 dias. ... Assim, mesmo estando incapacitado para o trabalho, o segurado tem o benefício cessado.

E caso de cancelamento do benefício previdenciário exceto?

É caso de cancelamento do benefício previdenciário, EXCETO: a) A continuidade do exercício de trabalho ou atividade que sujeite o segurado beneficiário de aposentadoria especial a condições nocivas à saúde ou à integridade física.

Como fica o auxílio-doença com as novas regras?

O auxílio-doença não sofreu alteração apenas no nome. O agora auxílio por incapacidade temporária tem uma nova regra de cálculo para se chegar ao valor que o trabalhador irá receber. ... O valor desta conta é a Renda Mensal Inicial, ou RMI (o valor inicial do auxílio-doença) que o trabalhador irá receber.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar no auxílio-doença?

O trabalhador precisa saber que quem vai determinar a duração do benefício é a Previdência Social. Geralmente é fixado pelo INSS 120 dias para o trabalhador se recuperar e voltar ao trabalho. Se o prazo dado pelo Instituto terminar e você ainda não estiver recuperado poderá solicitar uma prorrogação do benefício.

Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?

Em geral de 1 a 6 meses para que o segurado receba benefício e depois volte ao trabalho. Mas, normalmente esse prazo não passa de 2 meses.

Quem tem auxílio a doença pode trabalhar?

E agora o benefício que é o rei das dúvidas das pessoas: retornar ao trabalho e receber Pensão por Morte… isso pode? Na verdade pode sim! Não há nenhuma restrição quanto ao exercício de alguma atividade remunerada e o recebimento de uma pensão.

Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença?

O valor do benefício vai corresponder a 91% do salário de benefício através da média aritmética simples das 80% maiores contribuições de julho de 1994 até o mês anterior à data do afastamento. Este valor não pode ser maior que a média dos 12 últimos salários de contribuição do trabalhador.

Quem está isento do pente fino do INSS 2022?

Também fica a salvo o aposentado por invalidez com mais de 60 anos. – Mas o segurado com 60 anos de idade, ou mais, que ganha auxílio-doença pode ser chamado para o pente-fino e ter o benefício cessado. Isso porque o auxílio tem um caráter temporário.

Quem está fora do pente fino do INSS 2022?

Os grupos que estão de fora da análise do INSS são os pensionistas em condição de invalidez e que tenham mais de 60 anos, aposentados por invalidez com idade maior de 60 anos, portadores de HIV e beneficiados em condição de incapacidade que recebem o valor por mais de 15 anos.

Vai ter pente fino do INSS em 2022?

Haverá ainda o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade, que também tem duração até o fim de 2020, podendo ser prorrogado até 2022. O foco do programa são os benefícios por incapacidade pagos sem realização de perícia há mais de 6 meses.

O que significa situação do requerimento cancelado?

O cancelamento (ou cessação) do benefício é algo que nenhum segurado quer, pois você perde direito àquela prestação mensal que vinha recebendo. Ou seja, o benefício não é mais pago.

Quando o benefício LOAS pode ser cancelado?

Conclusão sobre o BPC LOAS ser cancelado

A situação mais comum para a suspensão do benefício é a falta de atualização do CadÚnico a cada 2 anos ou quando tiver alterações nas informações. ... Você deve receber notificações sobre as irregularidades, seja no caixa quando for receber o benefício ou por carta do Correios.

Pode bloquear aposentadoria por dívida?

Pode bloquear aposentadoria para pagamento de dívida. A penhora de parte da aposentadoria também pode ser realizada para pagamento de dívida não-alimentar.

Quem não vai passar pelo pente-fino?

Estão fora do pente-fino os aposentados por invalidez e os pensionistas com mais de 60 anos, assim como os que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade, além dos portadores de HIV.

Artigo anterior
Como fazer para se aposentar por idade sem ter contribuído?
Artigo seguinte
Quanto tempo deixar a babosa na ferida?