Quais as características químicas mais importantes que um fármaco deve apresentar?
Perguntado por: Rafael Mateus Leal Rodrigues Pinho | Última atualização: 1. April 2022Pontuação: 5/5 (57 avaliações)
Entre as propriedades físico-químicas mais importantes para o estabelecimento da atividade biológica de fármacos citam-se a distribuição eletrônica, a hidrofobicidade e a estereoquímica da molécula.
Que características físico-químicas favorecem a absorção de um fármaco?
Solubilidade: capacidade da substância de se dissolver em outro meio. Peso molecular: quanto menores forem as moléculas das substâncias que compõem o medicamento, mais rápida será a absorção. ... pH local: conforme o pH local, o fármaco pode ser ionizado, processo que dificulta a sua absorção.
Quais as características físico-químicas de um fármaco que interferem diretamente em seu comportamento no organismo explique 3 delas?
Características físico-químicas, como a solubilidade e pH de um fármaco interferem diretamente em seu comportamento no organismo. Fármacos com característica lipossolúvel tendem a sofrer melhor absorção, enquanto que os hidrossolúveis são facilmente excretados.
Quais os principais fatores que influenciam na absorção de fármacos?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Qual propriedade físico-química inerente a molécula de um fármaco é necessária para que este atinja e demonstre sua ação terapêutica no sistema nervoso central?
Qual propriedade físico-química inerente à molécula de um fármaco é necessária para que este tenha ação no sistema nervoso central? Molécula polar.
Química Farmacêutica - Tipos de Pró-fármaco
Qual propriedade Físico-química inerente a molécula de um fármaco é necessária para que esta consiga passar pela membrana plasmática por difusão passiva?
Lipossolubilidade: solubilidade da droga na bicamada lipídica das membranas biológicas, permitindo fácil travessia por mecanismo de difusão passiva.
Quais são as principais propriedades físico-químicas envolvidas na atividade biológica de fármacos?
Entre as propriedades físico-químicas mais importantes para o estabelecimento da atividade biológica de fármacos citam-se a distribuição eletrônica, a hidrofobicidade e a estereoquímica da molécula.
Como se dá a absorção dos fármacos?
A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.
Quais são os fatores que podem influência na dosagem de medicamento?
- Composição genética. ...
- Idade.
- Tamanho do corpo.
- O uso de outras substâncias e suplementos alimentares (como ervas medicinais. ...
- Consumo de alimentos (incluindo bebidas)
- Presença de doenças (como doença renal ou hepática)
O que é o processo de absorção de um fármaco?
A absorção de medicamentos consiste em sua passagem para a corrente sanguínea após administração. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética. A farmacocinética descreve como o corpo lida com um medicamento e responde aos processos de absorção, distribuição... leia mais .)
Como as propriedades físico-químicas afetam a atividade farmacológica?
As propriedades físico-químicas da molécula de um fármaco são determinantes no que diz respeito à sua capacidade de induzir um efeito biológico particular. Isto implica que existe uma relação entre as propriedades físico-químicas do fármaco e sua atividade biológica.
Quais são os fatores físico-químicos que influenciam na farmacodinâmica?
Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A depender das características físico-químicas de cada fármaco e da forma como interage com estruturas corpóreas este trajeto será facilitado ou dificultado.
Como agem os medicamentos no organismo?
Os medicamentos quando estão em nosso organismo sofrem quatro formas de ação: absorção, distribuição, metabolização e excreção. ... O metabolismo acontece para que a substância seja eliminada posteriormente pelo organismo. Excreção: Esse processo ocorre quando o fármaco já está pronto para ser expelido do organismo.
São características químicas de um princípio ativo bem absorvível?
Características químicas de uma droga bem absorvível: a. Lipossolúvel, baixo peso molecular, ionizada, apolar b. ... Hidrossolúvel, alto peso molecular, ionizada, polar d. Lipossolúvel, baixo peso molecular, não ionizada, apolar e.
Quais propriedades físico-químicas determinam o grau de movimento Deum fármaco entre os compartimentos do corpo?
O grau de distribuição de um fármaco nos tecidos depende do grau de ligação às proteínas plasmáticas e aos tecidos. ... Das muitas proteínas plasmáticas que podem interagir com os fármacos, as mais importantes são a albumina, a alfa-1-glicoproteína ácida e as lipoproteínas.
Quais fatores podem influenciar na velocidade de absorção?
Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.
Quais são os fatores que determinam a escolha de um medicamento?
A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...
Como é a absorção distribuição e excreção?
A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.
Quais os órgãos envolvidos na absorção de medicamentos?
Por essas razões, a maioria dos fármacos é absorvida, principalmente, no intestino delgado, e os ácidos, apesar da capacidade de atravessar membranas prontamente por serem fármacos não ionizados, são absorvidos mais rapidamente no intestino que no estômago.
Qual forma farmacêutica age mais rápido?
Sabemos, por exemplo, que uma injeção é sempre incômoda e muitas vezes dolorosa. No entanto, seu efeito é mais rápido.
Qual propriedade físico-química tem maior influência na absorção e distribuição de um fármaco?
Difusibilidade: coeficiente de difusão.
Qual a importância das propriedades físico-químicas na área da farmácia?
A disciplina Físico-Química aplicada à Farmácia faz parte do eixo do medicamento, tendo em vista que estes conhecimentos influenciam diretamente em disciplinas específicas como o controle de qualidade de medicamentos, farmacotécnica, farmacodinâmica e outras do âmbito profissional.
Como a propriedade físico-química do fármaco pode alterar a biodisponibilidade do medicamento cite 1 exemplo?
O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco. A solubilidade pode ser melhorada com o processo de micronização (FANGUEIRO et al 2012).
Quais as propriedades que uma molécula deve possuir para atravessar uma membrana explique as?
Difusão Facilitada: semelhante à difusão simples, porém, para atravessar a membrana, as moléculas necessitam do auxílio de proteínas de transporte. As proteínas “facilitam” o transporte dessas substâncias pela membrana.
O que é a difusão passiva?
Na biologia, a difusão é o transporte passivo dos solutos das moléculas (como oxigênio, glicose e outros), através da membrana plasmática. Nesse processo de difusão celular, uma substância tende a se mover de uma área mais concentrada (hipertônica) para uma menos concentrada (hipotônica).
O que é Contra-argumento exemplos?
Como regular a temperatura do aquecedor de piscina?