Quais as características que tornam um resíduo infectante?

Perguntado por: Sandro Castro de Nascimento  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

Qual a condição necessária para classificarmos um lixo como resíduo infectante?

Para que o lixo se classifique como infectante ou potencialmente infectante, ele deve apresentar possibilidade de estar contaminado com agentes biológicos, como: fungos, vírus, bactérias, parasitas, toxinas e linhagens celulares.

Quais características tornam os resíduos perigosos?

Resíduos Perigosos (Classe I)

De modo geral, para serem rotulados como perigosos, esses resíduos precisam apresentar ao menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e/ou patogenicidade.

São características dos resíduos sólidos de serviços de saúde?

São resíduos gerados por prestadores de assistência médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica e instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária, os quais possuindo potencial de risco, em função da presença de materiais biológicos capazes de causar infecção, ...

Quais as principais características dos resíduos químicos?

Estes resíduos contêm substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Resíduos Hospitalares e Infectantes

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os resíduos químicos?

III. Classificação dos resíduos químicos
  • Solventes clorados.
  • Solventes não clorados. Metais pesados em solução.
  • Metais pesados no estado sólido.
  • Ácidos.
  • Bases.
  • Aminas.
  • Cianetos.
  • Fenóis.

O que são exemplos de resíduos químicos?

Resíduos químicos líquidos devem passar por tratamento de efluentes. Já entre os exemplos de resíduos químicos líquidos estão produtos de limpeza, remédios descartados por serviços de saúde, resíduos com materiais de laboratórios, bem como efluentes de processadores de imagens ou de equipamentos automatizados.

Quais são os tipos de resíduos de serviços de saúde?

Podendo ser constituídos de: agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas, animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, filmes radiológicos, entre outros. Neste artigo abordaremos sobre o que a lei diz sobre os resíduos dos serviços de saúde.

Quais são os tipos de resíduos de serviço de saúde?

São resíduos constituídos, por exemplo, de agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas, sangue coagulado, luvas descartáveis, filmes radiológicos, etc.

Qual a classificação dos resíduos de serviços de saúde?

Segundo a RDC 306/04 da ANVISA e resolução 358/05 do CONpaAMA, os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em: -Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico.

Quais as características dos resíduos?

A caracterização dos resíduos consiste em determinar os principais aspectos físico-químicos, biológicos, qualitativo e/ou quantitativo das amostras. Os resultados analíticos ajudam na classificação do resíduo, onde a partir dessa classificação pode-se escolher a melhor forma de destinação para o mesmo.

Quais são as características para se considerar um resíduo como perigoso explique e dê um exemplo?

São considerados resíduos perigosos: Restos de tinta (são inflamáveis, podem ser tóxicas); ... Produtos químicos (podem ser tóxicos, podem ser reativos, isto é, reagir com alguma outra substância e causar incêndio ou serem corrosivos também);

Qual é a classificação dos resíduos perigosos?

A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.

O que é um resíduo infectante?

Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

O que é necessário para o gerenciamento do lixo?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos deve garantir o máximo reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos – que não possuem viabilidade técnica e econômica para reciclagem.

O que são substâncias infectantes?

2.6.3.1.1 Substâncias infectantes são substâncias que contenham patógenos ou estejam sob suspeita razoável de tal.

Quais são os resíduos do Grupo A?

Grupo A – Resíduos potencialmente infectantes

São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.

O que são os resíduos do serviço da saúde?

O lixo hospitalar, ou Resíduo de Serviço de Saúde – RSS, são os resíduos gerados por prestadores de assistência à saúde, seja médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica, instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária, assim como institutos de beleza e ...

Quais são os resíduos químicos orgânicos?

Conheça as 11 categorias de resíduos químicos em cartilha explicativa
  • 1 – Solventes clorados ou halogenados. ...
  • 2 – Solventes com acetonitrila ou composto cianeto. ...
  • 3 – Outros solventes. ...
  • 4 – Resíduos de pesticidas e herbicidas. ...
  • 5 – Medicamentos. ...
  • 6 – Sólidos perigosos. ...
  • 7 – Óleos especiais. ...
  • 8 – Outros.

Qual grupo pertence Os resíduos químicos?

Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente.

O que é dejetos químicos?

Os resíduos químicos são aquelas com substâncias que não podem receber tratamento convencional. Eles são resultado de atividades industriais e da indústria farmacêutica.

Quais são os tipos de resíduos que existem?

Tipos de resíduos: entenda como é feita a classificação
  • Os diferentes tipos de resíduos.
  • Resíduos urbanos.
  • Resíduos industriais.
  • Resíduos de construção civil.
  • Resíduos de serviços de saúde.
  • Resíduos agrícolas.

Onde descarte resíduos químicos?

Resíduos químicos sólidos deverão ser colocados para descarte em recipiente de material rígido, como, por exemplo, as caixas para perfurocortante. Essa caixa será devidamente lacrada e etiquetada, sendo identificada como resíduo químico. Ela ficará armazenada em local adequado até que seja feita a retirada.

O que são resíduos classe IIA e IIB?

A classificação dos resíduos sólidos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes).

Quais são os resíduos classe 1 e 2?

Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso. Logo, faz parte dos resíduos de classe I. Os resíduos de classe II, por sua vez, não apresentam periculosidade.

Artigo anterior
Qual time os árabes querem comprar?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre vício aparente e vício oculto?