Quais as características principais do resumo do texto científico?

Perguntado por: Tatiana Mia Pinho  |  Última atualização: 9. November 2024
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

Resumo sobre artigo científico Artigo científico é um gênero textual que comunica métodos, resultados e interpretações de uma pesquisa científica. Suas características são: rigor metodológico, objetividade, originalidade e relevância científica, citações e referências, e revisão por pares.

São características dos textos científicos?

Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Quais são as principais características da escrita científica?

O texto científico é altamente estereotipado, e um artigo tem uma estrutura praticamente fixa. Deve conter as seguintes seções: Título, Resumo, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências, nessa ordem.

O que deve conter num resumo científico?

Apresentação sucinta dos pontos relevantes do artigo em um parágrafo único e espaço entre linhas 1,5. O resumo deve conter o objeto de estudo, objetivo, metodologia e resultados/conclusão.

Quais os dois tipos principais de resumo científico?

Por isso, resumo bem feito é peça essencial para promover a divulgação e a leitura do artigo. O resumo tem o objetivo principal de fornecer uma visão geral da investigação. Há dois tipos de resumo, informativo e indicativo.

8 CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO CIENTÍFICO DE EXCELÊNCIA

31 questões relacionadas encontradas

Como estruturar um resumo científico?

Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico
  1. Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. ...
  2. Defina os Objetivos. ...
  3. Especifique o Método. ...
  4. Apresente os Resultados. ...
  5. Conclusão.

Quantos caracteres tem um resumo científico?

O texto do resumo simples deverá ter no máximo 2500 caracteres, incluindo os espaços. O texto deverá ser estruturado, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusão em um parágrafo único e justificado. O texto do resumo é contínuo e subtítulos, como “introdução”, “metodologia”, não devem ser incluídos.

Qual é uma característica importante de um texto de divulgação científica?

Além de uma linguagem clara e acessível, esse formato deve ter recursos visuais. Jargões científicos e termos técnicos devem ser evitados. Um texto de divulgação científica é composto por título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Qual é a finalidade de um texto científico?

Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar, transmitir algumas observações originais. Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.

Quais tipos de texto científico?

Gêneros científicos
  1. 1 – Monografia. Monografia é um tipo de trabalho científico que aborda um único tema – conforme o prefixo grego monos, que significa “um só” – de maneira completa. ...
  2. 2 – Dissertação. ...
  3. 3 – Tese. ...
  4. 4 – Artigo Científico. ...
  5. 5 – Projeto de Pesquisa.

Qual é uma característica comum de um artigo científico?

O artigo científico tem um objetivo bem diferente do artigo comum. Apesar de ambos trazerem informações relevantes, o primeiro tem a missão de apresentar algo novo para o conhecimento das pessoas de um jeito peculiar. Em outras palavras, ele é o resultado de um vasto estudo baseado em pesquisas.

Qual característica principal diferencia textos de divulgação científica de artigos científicos?

A principal diferença entre o Texto Científico e o texto de divulgação científica é que enquanto o Texto Científico é uma produção textual que aborda algum conceito ou teoria com base no conhecimento científico através da linguagem científica, o Texto de Divulgação Científica têm como finalidade de popularizar a ...

Como deve ser a linguagem de um artigo científico?

Utilizar substantivos e verbos em vez de expressões vagas; Preferir frases curtas e diretas; Observar os tempos verbais adequados; Elaborar um plano prévio, dividindo o texto em capítulos e seções.

O que é um texto técnico científico?

O texto técnico, também conhecido como texto técnico-cientifico, é um gênero textual no qual geralmente escritos por especialistas, assumindo termos específicos e linguagem formal.

Como é a estrutura de um resumo acadêmico?

Os itens da estrutura do resumo devem estar destacados em negrito, sem entrada de parágrafo ou linhas em branco, contemplando: a) Introdução b) Objetivo c) Metodologia ou Material e métodos d) Resultados (parciais ou concluído) e) Conclusões ou considerações finais Page 2 Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do ...

São elementos do resumo de um trabalho científico exceto?

São elementos do resumo de um trabalho cientíco, exceto: Grácos.

Qual o objetivo do resumo em um artigo científico?

O resumo tem o objetivo principal de fornecer uma visão geral da investigação. 1 p. 167-77 Há dois tipos de resumo, informativo e indicativo.

Quais os tipos de resumo e quais suas características?

Resumo indicativo: apresenta de forma geral um texto, sem entrar em detalhes e indica a leitura do texto original. Resumo informativo: apresenta à pessoa leitora as informações essenciais de um texto, como sua metodologia e conclusões, de modo que seja possível dispensar a leitura do texto original.

O que deve conter um resumo de texto?

Resumo é a versão precisa, sintética e seletiva do texto do documento, destacando os elementos de maior importância. Deve evidenciar os principais objetivos, métodos empregados, resultados e conclusões, permitindo ao leitor decidir sobre a conveniência da leitura do texto na íntegra.

Como saber se um texto é um artigo científico?

Segundo a ABNT (NBR 6022, 2003, p. 2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

Que deve conter na introdução de um texto de divulgação científica?

A introdução é a parte do artigo científico em que o autor informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação. É local para precisar aspectos particulares da pesquisa, tais como a justificativa para a sua realização, a originalidade e a lógica que guiou a investigação. Algumas questões auxiliam na redação.

Como fazer análise de artigo científico?

Técnica 1: Leia fora de ordem
  1. Comece lendo a introdução, não o resumo. ...
  2. Depois de ler a introdução, pule para a conclusão. ...
  3. Dê uma olhada na introdução. ...
  4. Identifique a abordagem. ...
  5. Revise os resultados. ...
  6. Reflita se os resultados respondem às perguntas específicas. ...
  7. Agora, volte para o início do artigo e leia o resumo.

Quais são as diferenças entre os tipos de texto científico?

Os artigos científicos são decorrentes dos trabalhos realizados na graduação e pós-graduação. No primeiro caso temos os trabalhos de conclusão de curso (TCC), enquanto que os demais englobam a dissertação de mestrado, tese de doutorado ou pós-doutoramento.

O que não pode faltar em um artigo científico?

A primeira coisa que não pode faltar no artigo científico é um raciocínio lógico e relevância do assunto escolhido. Além disso, deve-se ter embasamento teórico e cuidados extremos com a metodologia adotada. A metodologia pode caracterizar seu artigo como científico ou não ( DEMO, 2002).

Artigo anterior
O que se entende por incapacidade superveniente?
Artigo seguinte
Qual a taxa de corretagem do Mercado Bitcoin?