Quais as características e parâmetros para definir qualidade?

Perguntado por: Íris Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (37 avaliações)

Segundo Juran, "característica de qualidade é qualquer aspecto, propriedade, atributo etc. de um produto, necessário para se conseguir a propriedade de ser adequado ao uso como, por exemplo, dimensões, acabamento, cor, dureza, acidez, durabilidade etc.".

Quais são as características de qualidade?

As características da qualidade:

São propriedades diferenciadoras inerentes a um produto ou serviço, processo ou sistema, relacionadas a requisitos. ... Assim é usual classificarmos ou separarmos em categorias, requisitos da qualidade que tenham o mesmo uso funcional.

Quais são os parâmetros de qualidade do produto?

Qualidade percebida ou Perceived quality

É uma característica subjetiva e está ligada a fatores como design, estratégias de marketing, marca e reputação do produto. Está intimamente relacionada à maneira como o cliente percebe o produto e, por isso, é bastante subjetiva.

Qual a principal característica de um produto de qualidade?

Definição focada no valor: a qualidade é uma questão de o produto ser adequado com relação ao uso e ao preço, onde podemos relacionar este aspecto à pessoas que preferem adquirir um produto de menor valor (mas que atenda suas necessidades), ao invés de um produto com um custo maior, de marca reconhecida, mas que também ...

Quais os 5 atributos da qualidade?

  • Características/especificações (Atributos dos produtos) ...
  • Desempenho (Características operacionais básicas ) ...
  • Conformidade (Grau de concordância com especificações) ...
  • Confiabilidade (Probabilidade de ocorrência de falhas) ...
  • Durabilidade (Medida da vida útil do produto) ...
  • Imagem (Percepção inicial do cliente sobre o produto)

QUALIDADE (Definições e conceitos iniciais)

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as cinco dimensões da qualidade?

Os cinco determinantes da qualidade em serviços apresentados neste trabalho são: confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade.

Quais são as 6 dimensões da qualidade?

Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética.

Quais são as características de um produto?

Características do produto (também conhecido como "atributos"), são informações complementares do produto (por exemplo "Modelo", "Fabricante", "Garantia", etc.). As características devem ser informadas no cadastro do produto (menu "Produtos" na administração da loja).

O que é um produto de boa qualidade?

Produtos de qualidade são aqueles que atendem com eficiência a necessidade do seu público-alvo.

Como definir características de um produto?

Um produto não só deve ter qualidade como deve também aparentar ter qualidade. Cores, embalagem, exposição, sem dúvida alguma influenciam na decisão de compra. A apresentação não deve apenas ser esteticamente agradável, mas deve também ser coerente com seu público-alvo.

Quais os parâmetros da qualidade de produto fatores de satisfação?

A qualidade de um produto deve apresentar oito elementos:
  • Características operacionais principais: Todo produto deve apresentar bom desempenho relacionado às suas características. ...
  • Características operacionais adicionais: Complementam o produto, tornando-o mais atrativo ou facilitando sua utilização.

Como avaliar a qualidade de um produto?

A qualidade de um produto ou serviço é medida de duas formas. A primeira é avaliando se a fabricação respeita as normas, regulamentos e especificações existentes na elaboração do projeto. A outra é medindo a quantidade de falhas que o processo registra, resultando em produtos defeituosos.

Quais são as oito dimensões da qualidade?

As oito dimensões são performance, características, Confiabilidade, Conformidade, Durabilidade, Serviço, Estética, Qualidade percebida. Desempenho (Performance): esta dimensão envolve atributos físicos ou técnicos, que podem ser medidos, característica básica operacional de um produto.

São considerados exemplos de características da qualidade?

São considerados exemplos de características da qualidade: Alternativas: • Aparência, Confiabilidade e Capacidade. Funcionalidade, Durabilidade e Contato. checkCORRETO • Aparência, Recuperação e Revenda. Funcionalidade, Confiabilidade e Capacidade.

Quais são as principais características da gestão da qualidade?

Quais os 8 pilares fundamentais para a gestão da qualidade
  1. Foco no cliente. ...
  2. Liderança proativa. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Boa relação com os fornecedores. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos. ...
  8. Conscientização de todos os colaboradores.

Quais são as classificações da qualidade?

São várias as formas de classificação das ferramentas e técnicas da qualidade. Temos aqui que elas podem ser classificadas por: afinidade, funções da empresa, tipo da indústria, região, uso das melhores práticas, uso de métodos, grau de complexidade, nível de maturidade e sistemas de gestão.

O que se entende por qualidade?

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

O que significa qualidade para você?

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim qualitate. Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado.

O que significa melhor qualidade?

As qualidades são os bons aspectos que uma pessoa possui em sua personalidade e em suas atitudes. Em oposto aos defeitos, as qualidades das pessoas são os pontos apreciados de sua personalidade, pois seguem os valores e princípios bem-vistos na sociedade e ajudam a cultivar um bom relacionamento com o próximo.

Como classificar o produto?

Classificação de Produtos
  1. A classificação de produtos consiste em analisar uma ou várias amostras do produto a fim de definir alguns itens referente à qualidade do produto como: impurezas, umidade, cor, etc.
  2. Após a coleta, é feita a análise da amostra.

O que são características e benefícios?

Benefícios vendem os produtos.

Porém, a maioria das características o cliente poderá verificar na embalagem ou mesmo pesquisando na internet. Nesse sentido, ele não precisa da ajuda do vendedor. O vendedor tem que fazer o papel de esclarecer ao cliente como ele irá se beneficiar com aquelas características.

Quais são as dimensões da qualidade total?

O termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética (LONGO, 1996).

São exemplos de dimensões da qualidade?

São exemplos de dimensões da qualidade:
  • Desempenho, Produtividade, Confiabilidade, Durabilidade, Atendimento, Estética.
  • B. Qualidade percebida, Conformidade, Durabilidade, Atendimento, Estética, Custo.
  • C. Desempenho, Valor agregado, Características, Qualidade percebida, Conformidade, Estética.
  • D. ...
  • E.

Quais os seis atributos da qualidade do cuidado?

Segundo Nogueira, em versão adaptada do artigo de Donabedian , a qualidade do cuidado em saúde pode ser definida por sete atributos: eficácia, eficiência, efetividade, otimização, aceitabilidade, legitimidade e eqüidade.

Quais são os 5 fatores que transmitem qualidade em serviços?

Fatores Determinantes da Qualidade em Serviços
  • Confiabilidade. O primeiro fator na determinação da qualidade de serviços é a confiabilidade. ...
  • Capacidade de Resposta. ...
  • Segurança. ...
  • Empatia. ...
  • Tangibilidade. ...
  • Excelência em Serviços. ...
  • Concepção Estratégica. ...
  • Comprometimento da Alta Gerência.

Artigo anterior
O que é um contrato de compra e venda com reserva de domínio?
Artigo seguinte
Quando cabe a utilização de ADI e ADC?