Quem é o tomador do serviço de Transporte?

Perguntado por: Gonçalo Hélder de Soares  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)

R - É o contribuinte que paga o Serviço de Transporte. Na modalidade CIF o Tomador é o remetente. Na modalidade FOB o Tomador é o destinatário.

Quem é o tomador do serviço CTe?

No Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e), o tomador representa a instituição que é responsável pelo pagamento do serviço após a sua conclusão.

Quem pode ser o tomador do frete?

Ator que paga o frete da operação de transporte. Ele pode ser o remetente, destinatário, recebedor ou outra empresa que não está presente no CTe. Além disso, a responsabilidade do frete também deve ser informada na NFe. ...

Quem deve escriturar o CTe o tomador ou o destinatário?

Quem deve escriturar os conhecimentos eletrônicos? ... A legislação brasileira determina, entre outras obrigatoriedades, que o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitido pela transportadora seja escriturado pelo tomador de serviço de transporte, ou seja, o pagador do frete.

Quem é o expedidor no transporte?

É o ator (pessoa), participante em um CT-e, responsável por entregar a carga ao transportador para efetuar o serviço de transporte, podendo ser essa entrega de transportador para transportador.

Prestadores e Tomadores de Serviços

37 questões relacionadas encontradas

Quem é o consignatário no conhecimento de transporte?

Consignatário: É utilizado quando um terceiro envolvido é quem irá ser o tomador do serviço em casos que não é nem o remetente nem o destinatário que irá efetuar o pagamento do serviço.

O que é redespacho de transporte?

O que é redespacho? Trata-se de uma contratação, realizada pela transportadora, de outra empresa para realizar parte da prestação de um serviço. Nesse contexto, o redespacho pode ser contratado para o início, a metade ou o final do transporte e precisa ser registrado por meio dos devidos documentos.

Quando devo escriturar um CTe?

ICMS - Escrituração do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). I. O Contribuinte deve escriturar os documentos relativos às prestações de serviço de transporte na data de utilização dos serviços (art. 214 do RICMS/00).

Quando deve ser emitido o CTe?

O CTe deve ser emitido sempre que houver uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada entre municípios ou entre estados da federação. Sua emissão é necessária e obrigatória para serviços de transporte em qualquer um dos modais: rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário.

O que é escrituração de CTe?

Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário ...

Quem paga o frete o tomador?

R - É o contribuinte que paga o Serviço de Transporte. Na modalidade CIF o Tomador é o remetente. Na modalidade FOB o Tomador é o destinatário.

Quem é o tomador de serviço na nota fiscal?

O tomador de serviço é quem contrata o serviço, ou seja, a quem se destina o que foi adquirido. Quando você deixa seu carro na oficina, por exemplo, você se torna o tomador do serviço que será prestado.

Quem é o emitente e quem é o destinatário?

O que é o remetente e o destinatário no envelope:

O remetente é quem manda a encomenda ou carta, enquanto que o destinatário é quem a recebe.

O que é o tomador do serviço?

O tomador de serviço é a pessoa jurídica que contrata o serviço permanentemente em suas dependências, ou seja, o serviço é contratado para ser prestado diariamente, todos os dias do mês, uma terceirização da atividade junto a contratante, nesse caso, o ISS é devido no local da prestação do serviço.

Quais são os tipos de CTe?

Tipos de CTe
  • CTe Normal. Este CTe é aplicado em operações normais e possui uma Nota Fiscal Impressa ou Nota Fiscal Eletrônica. ...
  • CTe Complemento. ...
  • CTe Complemento de Valores. ...
  • CTe Anulação de Valores. ...
  • CTe Substituto.

Como saber se posso emitir CTe?

O que é preciso para emitir o CTe?
  1. Estar credenciado à SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do Estado onde o emitente encontra-se estabelecido;
  2. Ter certificado digital a partir de uma Autoridade Certificadora que esteja credenciada ao ICP-Brasil;
  3. Possuir acesso à internet;
  4. Obter um sistema emissor de CTe;

Qual a diferença entre remetente e expedidor no CTe?

É a pessoa, participante em um CT-e, responsável por promover a saída inicial da carga. Expedidor: É a pessoa, participante em um CT-e, responsável por entregar a carga ao transportador para efetuar o serviço de transporte, podendo ser essa entrega de transportador para transportador.

Como lançar conhecimento de transporte no SPED Fiscal?

Acesse o movimento de notas em Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal; Lance a nota com o modelo de Conhecimento de Transporte (modelos 07,08,57...) na aba Geral. Se a nota lançada for de entrada, habilitará a aba SPED onde deverão ser preenchidas as informações do frete.

O que deve constar no CT-e?

O que precisa informar no CTe?
  1. Dados do remetente. Nesta área devem ser adicionadas todas as informações sobre quem emite o documento fiscal. ...
  2. Dados do Destinatário. ...
  3. Dados da nota fiscal. ...
  4. Dados do veículo e condutor. ...
  5. Dados sobre o valor total do serviço.

Quando emitir CT-e ou nota fiscal de serviço?

A empresa está obrigada a emissão de CTe quando o transporte for intermunicipal, quando o transporte for municipal irá emitir a NFSe.

Como fazer um redespacho?

O redespacho acontece quando mais de uma transportadora realiza o transporte de uma carga. Ou seja, a transportadora contratada para fazer o serviço percorre apenas uma parte do trajeto e contrata uma transportadora parceira para realizar o restante, seja no início, no meio ou no final do percurso.

O que é redespacho no CTE?

Quando uma transportadora contrata outra para realizar parte da prestação do serviço, estamos diante de uma operação de redespacho. Não importa se a segunda transportadora contratada faz o trajeto inicial, intermediário ou final. Esta será denominada redespachada.

O que significa Redespachado pelos Correios Total Express?

Quando há alguma situação que dificulte a entrega em sua região a Transportadora Total Express pode reenviar a mercadoria pelos Correios. E o custo já está incluído no frete pago no fechamento do pedido e você não terá que arcar com nenhuma diferença de valores.

O que é consignatário?

Consignatário é a instituição ou pessoa física para quem é destinado o valor descontado do pagamento. E consignado é o próprio beneficiado.

O que significa a palavra consignatário?

1. Credor, em favor do qual se consigna rendimento. 2. Pessoa a quem é dirigida uma consignação.

Artigo anterior
Qual é a importância de uma boa comunicação?
Artigo seguinte
O que é avaliação da aprendizagem escolar?