Quais as características dos solos lateríticos?

Perguntado por: Neuza Anjos  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (75 avaliações)

Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.

Quais as principais características de um solo laterítico?

Os solos lateríticos possuem um alto índice de meteorização em suas formas e acumulam uma grande quantidade de óxidos de ferro e de alumínio, apresentando, muitas vezes, minerais umedecidos.

Quais as principais diferenças entre os solos Saprolíticos dos lateríticos?

Quanto aos perfis em cortes rodoviários, tem-se que os solos lateríticos costumam apresentar maior resistência à erosão dos que os solos saprolíticos. Na Figura 1.3a e 1.3b, pode-se perceber que os perfis de solos saprolíticos apresentam muitos sulcos de erosão devido água.

O que são solos lateríticos ou cangas explique como acontece sua formação?

A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles. Os solos formados por esse processo são chamados de lateríticos e os blocos de rochas constituídos são denominados por lateritos.

O que são depósitos lateríticos?

Primeiramente, os depósitos lateríticos são uma deposição superficial de elementos químicos no solo, provenientes do processo de intemperismo. Nas regiões tropicais, como é o caso do Brasil, sua composição se dá por óxidos hidratados de ferro e/ou alumínio e predominantemente a caulinita como argilomineral.

LATERIZAÇÃO DOS SOLOS: O QUE É?

36 questões relacionadas encontradas

O que é laterítico?

O nome laterítico é um termo usado em regiões tropicais quentes para descrever este tipo de solo que inclui latossolos e outros tipos de grupo de solos como o podzólicos. Solos avermelhados devida a concentração de hidróxido de ferro (oxisols).

O que é cascalho laterítico?

A laterita ou laterite (lateritis ou em inglês laterite, original do latim 'later' que significa 'tijolo') é um tipo de solo muito alterado com grande concentração de hidróxidos de ferro e alumínio. ... É um tipo de rocha rica em ferro e alumínio formado na presença de águas ácidas e grande flutuação do lençol freático.

Como ocorre o processo de laterização?

O processo de laterização resulta na formação de uma crosta endurecida na superfície do solo – ou pouco abaixo da superfície – constituída por minerais metálicos, como ferro e alumínio. É a laterita (ou laterito) que impede a penetração de água, intensificando ainda mais o processo de lixiviação.

Onde se encontra a terra roxa?

De coloração extremamente avermelhada, a terra roxa — também conhecida como terra vermelha — é encontrada principalmente nos estados do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul.

O que é Canga geografia?

canga. Camada superficial de componentes lateríticos (limonita principalmente) residuais endurecidos por ressecação, formando uma capa dura, quimica e fisicamente resistente aos processos intempéricos e erosivos.

O que é um solo saprolítico?

Solos saprolíticos (sapro = decomposição): camada de solo proveniente da decom- posição da rocha matriz, herdando suas feições, com presença de minerais não estáveis. Heterogêneos e suceptíveis à erosão.

Qual a importância do uso do solo arenoso fino laterítico no Brasil?

No uso de solos arenosos finos como bases de pavimentos econômicos, além da capacidade de suporte, outras características têm se mostrado decisivas para seu sucesso, pois estas camadas praticamente não são confinadas, recebendo sobre a mesma apenas uma delgada camada de revestimento.

O que são solos colapsíveis?

A estrutura do solo colapsível consiste basicamente de grãos não lixiviados, separados por espaços vazios, com as menores distâncias entre os grãos sendo normalmente preenchidas por pontes de argila floculada, que freqüentemente incluem pequenas partículas não lixiviadas (EMBRAPA, 1997).

O que é um solo aluvionar?

Aluviais: quando os solos foram formados por rochas localizadas em outros lugares. Graças à ação das águas e dos ventos, os sedimentos foram transportados para outro local.

Como é formada a parte inorgânica do solo?

Solo Inorgânico

Ao contrário do solo orgânico, o inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, os minerais os quais se formam sobretudo pela desagregação das rochas ao longo do tempo seja pela ação do vento, da chuva, e das alterações de temperatura.

Quais são os tipos de solo?

De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico). A definição de cada um deles são baseados na textura.

O que fazer em terra roxa Paraná?

Essencial em Terra Roxa
  • Teatro Municipal de Guaíra. Teatros.
  • Ponte Ayrton Sena. 159. ...
  • Museu Sete Quedas. Museus especializados.
  • Parque Nacional da Ilha Grande. Parques nacionais, Parques.
  • Igreja de Pedra. Locais históricos, Igrejas e catedrais.
  • Monumento de los 7 Saltos. Monumentos e estátuas.
  • Shopping Queen Anne. 129. ...
  • Shopping China.

Em quais regiões do Brasil são encontrados os solos de terra roxa e Massapê?

No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais. Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Onde tem terra?

A Terra é um dos oito planetas que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea.

Como evitar a Laterizacao?

Para isso é preciso promover o aumento dos teores de matéria orgânica do solo, e evitar a sua compactação, o que dificulta mesmo o enraizamento das plantas. Tanto os latossolos vermelhos quanto os amarelos (com alto teor de alumínio) podem necessitar de calagem para regulação do pH.

O que ocasiona o intemperismo?

O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.

Quais são as etapas de formação do solo?

De acordo com a sequência acima explicitada, compreendemos que o processo de formação obedece à seguinte cronologia: a) decomposição lenta da rocha mãe pelos agentes do intemperismo (água, ventos, clima, plantas e outros); b) com o tempo, acumula-se uma maior presença de material orgânico sobre o solo recém-formado; c) ...

Onde ocorre a Laterização no Brasil?

A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro. Neste caso, os minerais do solo se oxidam nos períodos de chuva e formam blocos na superfície que inviabilizam o uso do solo.

Para que serve Piçarra?

A piçarra é muito utilizada em pavimentação de estradas. O material chamado piçarra é resultado de uma mistura de fragmentos de rocha e alguns outros elementos e pode ser utilizado para diversas finalidades, entre elas, a pavimentação.

O que é a laterita e a bauxita?

Laterização - O termo laterita é empregado para solos cujos componentes principais são os hidróxidos de alumínio e de ferro, onde as águas pluviais removeram a sílica e diversos cátions. Como a rocha é rica em alumina, a laterita que dela provier terá o nome de bauxita, o principal minério de alumínio.

Artigo anterior
O que é concepção Histórico-crítica?
Artigo seguinte
Como desentupir ralos com sal grosso?