Quais as características do espelho esférico?

Perguntado por: Flávio Jorge Maia  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (1 avaliações)

O espelho esférico, ao contrário do plano, possui uma superfície não plana, em forma de calota esférica, com uma de suas partes polidas. Se a parte refletora for interna, o espelho é côncavo, já se a superfície refletora for externa, o espelho é convexo.

Quais as características das imagens formadas nos espelhos esféricos?

Características das imagens nos espelhos esféricos

Temos dois tipos de imagem, virtual e real: Imagem virtual: é vista no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos. Imagem real: é vista em um ponto onde realmente passam os raios refletidos.

Como funciona o espelho esférico?

Espelhos esféricos são sistemas ópticos formados com base em calotas polidas e refletoras, capazes de refletir a luz em diferentes ângulos, produzindo, dessa forma, imagens que podem tanto ser reais como virtuais. Existem dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos e os espelhos convexos.

O que é espelho esférico exemplos?

Chamamos espelho esférico qualquer calota esférica que seja polida e possua alto poder de reflexão. Nos deparamos diariamente com diversas situações em que o uso de um espelho se faz necessário, seja ele usado no retrovisor do carro, quando vamos pentear os cabelos, no elevador, etc.

Quais são as características do espelho?

Espelhos planos são superfícies planas, polidas e sem curvatura, capazes de promover a reflexão regular da luz. Quando os raios de luz são refletidos por espelhos planos, o ângulo dos raios refletidos é igual ao ângulo dos raios incidentes, além disso, os raios incidentes e refletidos encontram-se no mesmo plano.

ESPELHO ESFÉRICO (I) - O QUE SÃO ESPELHOS CÔNCAVOS E CONVEXOS ? - ÓPTICA - Aula 5 - Prof. Boaro

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os elementos de um espelho?

Elementos de um espelho esférico
  • C: centro de curvatura do espelho;
  • R: raio de curvatura do espelho;
  • V: ponto mais externo da calota;
  • F: foco principal do espelho (ponto médio entre o centro de curvatura e vértice);
  • f: distancia focal (distância entre foco e vértice);

Quais são as características de um espelho convexo?

A imagem do espelho convexo é sempre formada por um objeto colocado na frente do espelho. A imagem formada será sempre virtual, menor e direita.

Onde podemos encontrar os espelhos esféricos?

Diversas vezes em nosso cotidiano nos deparamos com espelhos, seja no quarto, no banheiro, no retrovisor do carro, em lojas etc. Sendo assim, podemos dizer que os espelhos planos estão inseridos em nosso cotidiano.

Quais as principais aplicações dos espelhos esféricos?

Muito usados no dia a dia, as principais aplicações dos espelhos em formato de calota esférica côncavos são espelhos de maquiagem, refletores atrás das lâmpadas de sistemas de iluminação e projeção – como lanternas e faróis, entre outros. Já os convexos são usados por exemplo em retrovisores de veículos.

Quais são os tipos de espelhos?

Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:
  • Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.
  • Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.
  • Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.

Qual espelho que aumenta a imagem?

Comumente os espelhos convexos são utilizados para “prolongar” a visão, sendo assim podemos ver ângulos refletidos por eles que não conseguiríamos ver utilizando espelhos planos por exemplo. Com isso se costuma dizer que tais espelhos permitem ampliar o campo de visão.

Quais as leis da reflexão para os espelhos esféricos?

Reflexão da luz em espelhos esféricos

Assim como para espelhos planos, as duas leis da reflexão também são obedecidas nos espelhos esféricos, ou seja, os ângulos de incidência e reflexão são iguais, e os raios incididos, refletidos e a reta normal ao ponto incidido.

Como funciona um espelho convexo?

O espelho convexo se caracteriza por ser um espelho esférico. Dessa maneira, para ser considerada convexa, a parte reflexiva de uma calota esférica deve ser a exterior. Isto é, a parte externa de uma calota esférica deve ser capaz de refletir os raios luminosos que incidem sobre ela.

Como são formadas as imagens em espelhos esféricos e quais as suas diferenças para as imagens formadas em espelhos planos?

Além disso, a imagem formada pelo espelho plano é direita, o que quer dizer que ela está na mesma posição que o objeto espelhado. Veja a seguir um exemplo de espelho plano: Já os espelhos esféricos, por sua vez, são formados pelo mesmo material que os planos (uma fina película de prata).

Como podem ser definidas as imagens formadas nos espelhos?

Formação de imagens em espelhos planos

As imagens virtuais são sempre direitas, isto é, têm a mesma orientação vertical dos seus objetos, e não podem ser projetadas, como ocorre no caso das imagens reais. As imagens formadas pelos espelhos planos são produzidas por prolongamentos de raios de luz.

Quais são os tipos de espelhos esféricos?

Existem dois tipos de espelhos esféricos, os espelhos côncavos e os espelhos convexos. Enquanto os espelhos côncavos convergem a luz refletida, os convexos divergem-na. Tanto um quanto o outro apresentam elementos geométricos em comum — vértice, ponto focal e centro de curvatura.

Quais são os principais elementos de um espelho esférico?

Elementos dos Espelhos Esféricos
  • Eixo principal: reta que passa pelo centro de curvatura e pelo vértice do espelho.
  • C: centro de curvatura (centro da esfera que originou o espelho)
  • V: vértice do espelho (polo da calota)
  • R: raio de curvatura do espelho (raio da esfera que originou o espelho)
  • F: foco do espelho.

Qual a utilidade de um espelho?

Ao rebater a luz natural, o espelho amplia a luminosidade ambiente. Mas não é só isso: podemos usá-lo também para personalizar a iluminação, manipulando as luzes de maneira ideal para atender às nossas necessidades.

Para que serve os espelhos?

Espelho (do latim speculum) é uma superfície que reflete um raio luminoso em uma direção definida, em vez de absorvê-lo ou espalhá-lo em todas as direções.

Onde são usados os espelhos Concavos?

Os espelhos côncavos são utilizados na construção de alguns tipos de telescópios, projetores, refletores entre outros instrumentos ópticos. Outra aplicação comum, é nos consultórios odontológicos em que este tipo de espelho é utilizado para observar as características dos dentes.

Qual a diferença de um espelho côncavo e convexo?

Espelhos côncavos e convexos

Um espelho côncavo é um espelho esférico em que a superfície refletiva e o centro da curvatura ficam do mesmo lado do espelho. Já um espelho convexo é um espelho esférico no qual a superfície refletora e o centro da curvatura estão em lados opostos do espelho.

Quais as características da imagem?

a imagem é, à vez, concreta e abstracta; a imagem é passado ou presente ou futuro; a imagem é, à vez, objectiva e subjectiva.

Qual é a principal característica dos espelhos côncavos Cite um exemplo?

Este tipo de espelho está na parte interna de uma esfera refletora, o que faz com que a imagem formada dependa da posição em que o objeto é colocado, apresentando resultados melhores e mais nítidos dos objetos observados. Um bom exemplo de espelho côncavo são os retrovisores laterais dos veículos.

Quais são as características da imagem de um espelho côncavo?

Espelho Côncavo é caracterizado como sendo um espelho esférico, e pode ser encontrado em qualquer superfície interna na forma de uma calota esférica, desde que essa superfície seja capaz de refletir os raios de luz que incidirem, o espelho côncavo está contido em uma “fatia” de esfera, essa fatia é chamada de calota ...

Qual espelho inverte a imagem?

O espelho plano reflete, ponto a ponto, exatamente a imagem que está voltada para ele. A única inversão que ocorre é no plano perpendicular, num giro de 180 graus.

Artigo anterior
Quais os benefícios e melhorias a implantação dos 5S trazem para a organização e seus colaboradores?
Artigo seguinte
Como tipificar um crime tentado?