Quais as características do discurso direto?
Perguntado por: Alícia Almeida | Última atualização: 29. Januar 2022Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)
As principais características do discurso direto são: É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);
Quais são as características do discurso direto?
O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.
Quais as características do discurso direto e indireto?
O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: ... Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos.
Qual é o discurso direto?
O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.
O que é um discurso direto exemplos?
No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos: O aluno afirmou: ... No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.
TIPOS DE DISCURSO: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre || Letícia Góes
Como fazer um discurso direto?
- é introduzido por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos e mudança de linha para um novo parágrafo;
- é iniciado por um travessão, que indica a mudança da voz do narrador para a voz da personagem;
- é feito na 1. ª pessoa do discurso (eu ou nós).
Como fazer o discurso direto?
Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.
São características do discurso direto exceto?
As principais características do discurso direto são: É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);
O que é discurso e suas características?
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
O que é discurso indireto para que é usado?
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. ... Neste tipo de discurso narrativo o narrador interfere na fala da personagem. Este conta aos leitores o que a personagem disse, no entanto o faz na 3ª pessoa.
São características do discurso indireto exceto?
Questão 3. Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. ... As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem.
Como reconhecer o discurso indireto?
- É a reprodução da essência das falas das personagens feita pelas palavras do narrador;
- A narração é sempre feita na 3. ...
- Ocorre com a intervenção do narrador como intermediário entre as personagens e o leitor;
O que é discurso indireto livre e exemplos?
No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço.
Quais são os tipos de discurso?
Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em uma só narrativa, pode haver mais de um tipo de discurso. Ou seja, esses discursos podem estar interligados, dando mais entendimento ao conteúdo ou mesmo gerando mais emoção e expressividade.
Quais são os tipos de discursos na narrativa?
Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto.
Quando transformamos um discurso direto?
Quando transformamos um discurso direto (direct speech) que está no tempo verbal simple present para discurso indireto (indirect speech), o tempo verbal a ser utilizado deve ser o simple past, como no exemplo a seguir: Mary said, I study every day. (simple presente) Mary said she studied every day.
Qual a finalidade de um discurso?
Trata-se do ato verbal e oral de se dirigir a um público, com o objetivo de comunicar ou expor algo, mas também de persuadir. Para a linguística e as ciências sociais, o discurso é uma forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).
O que é discurso em um texto?
Texto: unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que possui um sentido e apresenta uma intenção comunicativa. ... Discurso: atividade comunicativa, constituída de texto e com texto discursivo (interlocutores, finalidade, contexto, etc.).
O que é discurso textual?
Discurso é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma prática social. A análise de um discurso deve, portanto, considerar o contexto em que se encontra, assim como as personagens e as condições de produção do texto.
Como se chama esse recurso narrativo que confunde discurso direto e indireto em uma narrativa?
Discurso indireto livre
O narrador, mais do que dizer, ele próprio, o que outra pessoa ou personagem disse, assume o o lugar da outra pessoa em seus sentimentos, desejos, receios, pensamentos, enquanto coloca sua própria narrativa. Em outras palavras, é uma mistura dos discursos direto e indireto.
O que é um discurso narrativo?
O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. ... Discurso direto – menciona a fala das personagens de maneira exata, sem que o narrador tenha participação. Discurso indireto – as falas das personagens são reproduzidas pelo narrador utilizando suas próprias palavras.
O que é plano expressivo?
No plano expressivo, a força da narração em provém essencialmente de sua capacidade de atualizar o episódio, fazendo emergir da situação o personagem, tornando-o vivo para o ouvinte, à maneira de uma cena teatral, em que o narrador desempenha a mera função de indicador das falas.
O que é discurso direto no inglês de um exemplo?
Discurso direto (direct speech) – quando relatamos o que alguém disse, usando as mesmas palavras que a pessoa utilizou: She said, “I love you.” => Ela disse “eu te amo.” ...
Que recurso é usado para marcar as falas?
O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.
Que verbos de dizer o autor empregou no discurso direto o que eles marcam?
Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.
Qual Cid que dá justa causa?
O que engorda mais cerveja ou pão?